Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Conselheiros Federais


Conselheiros Federais - Efetivos

Isabela de Oliveira Sobrinho (AC)
Mônica Meira Leite Rodrigues (AL)
Marcos Aurélio Ferreira da Silva (AM)
Carlos André Oeiras Sena (AP)
Altamiro José dos Santos (BA)
Egberto Feitosa Filho (CE)
Gilcilene Maria dos Santos Al Chaer (DF)
Gedayas Medeiros Pedro (ES)
Ernestina Rocha de Sousa e Silva (GO)
Gizelli Santos Lourenço Coutinho (MA)
Gerson Antônio Pianetti (MG)
Márcia Regina Gutierrez Saldanha (MS)
José Ricardo Arnaut Amadio (MT)
Walter da Silva Jorge João (PA)
João Samuel de Morais Meira (PB)
José de Arimatea Rocha Filho (PE)
Itálo Sávio Mendes Rodrigues (PI)
Luiz Gustavo de Freitas Pires (PR)
Maely Peçanha Favero Retto (RJ)
Lenira da Silva Costa (RN)
Jardel Teixeira de Moura (RO)
Adonis Motta Cavalcante (RR)
Josué Schostack (RS)
Hortência Sallet Muller Tierling (SC)
Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr. (SP)
Maria de Fátima Cardoso Aragão (SE)
Marttha de Aguiar Franco Ramos (TO)

 

  Conselheiros Federais - Suplentes

Clayton Alves Pena (AC)
Fábio Pacheco Pereira da Costa (AL)
Karla Regina Lopes Elias (AM)
Márlisson Octávio Rêgo (AP)
Edimar Caetité Júnior (BA)
José Nilson Ferreira Gomes Neto (CE)
Forland Oliveira Silva (DF)
Jorge Luiz Joaquim Terrão (ES)
Poatã Souza Branco Casonato (GO)
Milca Vasconcelos Silva (MA)
Elaine Cristina Coelho Baptista (MG)
Fabiana Vicente De Paula (MS)
Edson Chigueru Taki (MT)
Flávia Garcez da Silva (PA)
Patrícia Avelar Navarro (PB)
Olavo Barbosa Bandeira (PE)
Elena Lúcia Sales Souza (PI)
Grazziela Samantha Perez (PR)
Selma Rodrigues de Castilho (RJ)
Jairo Sotero Nogueira de Souza (RN)
Eduardo Margonar Júnior (RO)
Erlandson Uchôa Lacerda (RR)
William Peres (RS)
Otto Luiz Quintino Júnior (SC)
Leoberto Costa Tavares (SP)
Genival Araujo dos Santos Júnior (SE)
Renato Antônio Campos Freire (TO)

Currículos resumidos dos Conselheiros Federais Efetivos

Isabela de Oliveira Sobrinho 
Acre

Isabela de Oliveira Sobrinho, Farmacêutica Generalista pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA) (2007); Especialista em Saúde Pública (2008), Gestão em Assistência Farmacêutica (2012), Prescrição Farmacêutica e Farmacia Clínica (2016) e Farmácia Estética (2019). Servidora Pública do Município de Rio Branco e do Estado do Acre. Atualmente vice presidente do Sindicato dos Farmacêuticos (SINDIFAC), Diretora da Região Norte da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).

Suplente: Clayton Alves Pena

Mônica Meira Leite Rodrigues
Alagoas

Graduada em Farmácia pela Universidade Regional de Nordeste, com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Docência para o Ensino Superior e em Análises Clínicas pelo CESMAC e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo. Foi proprietária de Laboratório de Análises Clínicas por vinte e cinco anos, além de ter exercido a profissão também em outros laboratórios principalmente nas áreas de Imunologia e microbiologia; docente do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) por dezesseis anos.

Atualmente, é docente efetiva da disciplina de Imunologia Clínica e coordenadora do estágio de Análises Clínicas do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); docente da residência multiprofissional da mesma Universidade; servidora pública federal do Hospital Universitário Alberto Antunes da UFAL, onde desenvolveu suas atividades no setor de Imunologia do Laboratório de Análises Clínicas, foi chefe do Laboratório e, hoje, atua como chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Participou de várias diretorias do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, nas funções de secretária-geral ou vice-presidente e de presidente (2018/2019) e hoje atua como Conselheira Federal de Farmácia com mandato 2020/2023.
 

Suplente: Fábio Pacheco Pereira da Costa

 

Marcos Aurélio Ferreira da Silva 
Amazonas

É farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) - campus de Presidente Prudente (SP), especialista em Análises Clínicas, Saúde Pública, Administração Hospitalar e Gestão de Serviços de Saúde. De 1986 a 1988, foi secretário de Saúde do Município de Benjamin Constant (AM). Atua como analista clínico, no Hospital do Câncer de Manaus (Fundação CECON) e, também, na Secretaria Municipal de Saúde da capital amazonense. Exerce, ainda, a atividade de professor de Farmacotécnica de Fármacos, Cosméticos e Fitoterápicos e de Práticas Farmacêuticas do curso de Farmácia da Universidade do Norte (Uninorte), em Manaus. DR. MARCOS é Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado do Amazonas, membro da Comissão de Tomada de Contas do Conselho Federal de Farmácia e Presidente da Comissão de Legislação e Regulamentação (COLEG).


Suplente: Karla Regina Lopes Elias

Carlos André Oeiras Sena
Amapá

Farmacêutico-Bioquímico formado pelo Centro de Ensino Superior do Pará – CESUPA (1999) e foi o primeiro presidente eleito do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amapá (CRF-AP), mandato 2010-2013. É especialista em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura pelo CEBES, polo Belém (PA), atua nas áreas de Assistência Farmacêutica e Saúde Pública. Pós-graduando em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica. Atualmente, é membro da Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Farmácia, farmacêutico do Departamento de Assistência Farmacêutica da Prefeitura Municipal de Macapá e farmacêutico do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) do Governo do Estado do Amapá.

Suplente: Márlisson Octávio Rêgo

Altamiro José dos Santos
Bahia

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado da Bahia desde 2014 e professor da Faculdade Maria Milza. Possui especialização em Assistência Farmacêutica (UFBA), Metodologia do Ensino Superior (Faculdade Cairu) e Vigilância Sanitária (Faculdade São Camilo). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia e Educação.

Suplente: Edimar Caetité Júnior

 

Egberto Feitosa Filho
Ceará

Farmacêutico, formado pela Universidade Federal do Ceará(UFC) em 2003. Especialista em Análises Clínicas e Hematologia Clínica, título de especialista em Análises Clínicas pela SBAC, especialização em Farmácia Clínicas e Prescrição (em curso), atuou em diversas áreas da Farmácia tanto no setor público como no setor privado. É oficial farmacêutico do Exército Brasileiro (1º Ten. OFT), trabalhou como farmacêutico hospitalar no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira-AM, na Farmácia ambulatorial do 5º Batalhão de Infantaria de Selva (5º BIS) e no Hospital Militar de Área de Manaus (AM). Trabalhou no Hospital Geral do Exército em Fortaleza (HGeF) como farmacêutico hospitalar e no laboratório de análises clínicas. Trabalhou como farmacêutico Responsável Técnico e Assistente Técnico em duas redes de farmácias privadas em Fortaleza (CE). Farmacêutico e Bioquímico na Empresa Diagnósticos das Américas (DASA) entre 2009 e 2010. 

Atualmente, é servidor público federal no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC/EBSERH), servidor público municipal do Hospital Municipal de Maracanau (CE), exercendo as Análises Clínicas em ambas as unidades hospitalares, e proprietário da Pharmapele/Farmácia de Manipulação em Fortaleza (CE). É, também, Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/Regional Ceará (SBAC/CE), seu mandato se encerrará em dezembro de 2020. Em 2017, foi eleito vice-presidente do CRF/CE e, em 2019, conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Ceará.

Suplente: José Nilson Ferreira Gomes Neto

Gilcilene Maria dos Santos Al Chaer (2022/2025)
Distrito Federal

Dra. Gilcilene Maria dos Santos El Chaer é farmacêutica bioquímica, formada pela UFG. É especialista em Citologia Clinica, Especialista em Análises Clínicas, Mestre em Medicina tropical e Doutora em Ciências Médicas pela UNB. Farmacêutica da SES/DF, uma das fundadoras da ESCS, foi presidente do CRF/DF 2016 a 2021. Dra. Gilcilene é membro da comissão parlamentar do CFF, diretora da Associação Brasileira de Farmácia (ABEF) e presidente da Comissão Parlamentar da Sbac.


Suplente: Forland Oliveira Silva

Gedayas Medeiros Pedro
Espírito Santo

Farmacêutico Bioquímico formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espírito Santo, mestre em Educação Médica e doutor em Ciências da Educação. É especialista em Farmácia Homeopática e Citologia Clínica. É Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo; presidente do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Espírito Santo; sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas; professor da Universidade Vila Velha nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Nutrição; professor e coordenador-geral dos cursos de bacharelado de Saúde e coordenador de estágio no curso de Farmácia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre.

Suplente: Jorge Luiz Joaquim Terrão

Ernestina Rocha de Sousa e Silva
Goiás

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás, em 1981. Como farmacêutica, foi responsável técnica pela Drogaria Chaves e Santa Mônica. Em 1986, por meio de concurso público, ingressou na Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. No setor público, atuou no Laboratório Central (Lacen) e depois na Vigilância Sanitária Estadual. Enquanto isso, buscou aperfeiçoamento cursando Inspeção em Indústria Farmacêutica e participou de inspeções em diversos estados do país por meio do PNIF - Programa Nacional de Inspeção em Indústrias Farmacêuticas e Farmoquímicas. Especializou-se em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e em Farmácia Magistral pela Universidade Oswaldo Cruz (SP). Foi coordenadora de Fiscalização de Medicamentos Sob Controle Especial da Superintendência de Vigilância em Saúde de Goiás (Suvisa-GO). No CRF-GO, foi conselheira regional, tesoureira, secretária-geral e presidente da entidade. À época em que esteve à frente do CRF-GO, defendeu a fiscalização com orientação, empunhando a bandeira da união em prol do fortalecimento da categoria. Atualmente é Conselheira Federal pelo quadriênio 2019/2022.

Suplente: Poatã Souza Branco Casonato


Gizelli Santos Lourenço Coutinho (2022/2025)
Maranhão

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (2005) com habilitação em Bioquímica pela Universidade Estadual de Goiás (2006). É especialista em Farmácia Hospitalar e Assistencial pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Manipulação Magistral Alopática pelo Instituto Racine, especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela UFSC, especialista em MBA Liderança e Coaching em gestão de pessoas. Mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Possui mais de 14 anos de experiência como Farmacêutica Hospitalar em hospitais públicos e privados, dentre eles o Sarah Kubitschek e Hospital de Saúde Mental, Eurípedes Barsanulfo, em Goiás. Atua como professora universitária desde 2008. Já trabalhou em Drogaria, foi RT na Farmácia Popular do Brasil. Uma das autoras do Programa de Qualificação do Farmacêutico no CRFMA, jovens farmaceuticos do Maranhão e idealizadora do projeto @plenas.mulheres. Atualmente é farmacêutica hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenando a Assistência Farmacêutica municipal de São Luís, professora da Faculdade Pitágoras, diretora da SBRAFH MA, conselheira Federal pelo CFF.

Suplente: Milca Vasconcelos Silva


Gerson Antônio Pianetti
Minas Gerais

É farmacêutico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre e doutor em Controle de Qualidade de Medicamentos, respectivamente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Paris XI. Tem duas especializações em Ensaios Biológicos. Iniciou sua carreira na UFMG como professor da disciplina de Controle de Qualidade Biológico na UFMG na qual se encontra até o presente momento como professor titular. Atua como convidado, no curso de mestrado em farmacologia clínica da Universidade Federal do Ceará. Publicou cerca de duas centenas de artigos científicos, resumos em periódicos nacionais e estrangeiros a apresentação de trabalhos em congressos. Coordenou Programas Públicos de Saúde na Central de Medicamentos e no Ministério da Saúde. Atuou, por quatro anos, como presidente da Comissão da Farmacopeia Brasileira. Coordenou projetos de implantação dos Centros Nacionais de Bioequivalência, da Rede Mineira de Bioensaios, de Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos à Legislação Sanitária, de Antimaláricos distribuídos nos programas sociais do governo Brasileiro, dentre outros. Atuou como Presidente da Câmara Técnica da Anfarmag, e está, atualmente, na Câmara Técnica de Medicamentos da Anvisa. Foi Diretor da Faculdade de Farmácia da UFMG na gestão 2000-2004 e voltou à direção da Unidade em 2012 para cumprir o período até 2016. Em 2002, foi agraciado pelo Conselho Federal de Farmácia com a ordem do Farmacêutico, comenda essa também lhe outorgada em 2012 pelo Conselho Regional de Farmácia. É membro eleito das Academias Francesa e Brasileira de Farmácia.

Suplente: Elaine Cristina Coelho Baptista

Márcia Regina Cardeal Gutierrez Saldanha 
Mato Grosso do Sul

Farmacêutica com mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, especialista em Farmácia Hospitalar pela UnB (Universidade de Brasília), em Citologia Clínica e em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul, DRA. MÁRCIA SALDANHA atua como responsável técnica pela logística de medicamentos da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, Estado do qual é também responsável pela Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. É, ainda, apoiadora técnica do projeto QualiSUS – Rede de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Já foi suplente de Conselheira Federal de Farmácia pelo Estado do MS e integrou a Comissão de Saúde Pública do CFF.  

Suplente: Fabiana Vicente De Paula

José Ricardo Arnaut Amadio
Mato Grosso

Graduado pela Universidade de Cuiabá (UNIC), especialista em Administração dos Serviços de Saúde Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Autor do livro “Boas Práticas na Dispensação de Medicamentos” Professor da UNIC, nas disciplinas de Fisiopatologia, Toxicologia e Supervisão dos Estágios. Sócio-proprietário de uma Drogaria em Cuiabá, por isso compartilha as dificuldades e aflições deste segmento farmacêutico. No CRF-MT, esteve a frente da Comissão de Ética, Ensino, Tomada de Contas e Licitação, foi conselheiro, além de atuar como vice-presidente de (2006 a 2009) e presidente (2010 a 2013).

Condecorado com a comenda de honra ao mérito no CRF-MT pelos relevantes Serviços Prestados à Categoria. Como Conselheiro Federal busca uma categoria: técnica, política e economicamente forte. Assim como a construção de um CFF moderno, transparente e acolhedor.

Suplente: Edson Chigueru Taki

Walter da Silva Jorge João
Pará

Walter da Silva Jorge João possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestrado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), Guatemala. Foi professor, por 23 anos, na universidade em que se graduou, onde foi, também, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa.

É membro titular da Academia Nacional de Farmácia e presidente da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar). Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, foi vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação do CFF. À frente do CFF, onde ocupa a Presidência pelo quarto mandato; liderou a aprovação de importantes resoluções para a classe farmacêutica, dentre elas, as que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica, a atuação do farmacêutico na floralterapia, na estética e na perfusão sanguínea, dentre outras.

Criou o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica e promoveu o maior movimento em defesa da categoria, mudando, assim, as faces do farmacêutico e da farmácia, no Brasil, com a aprovação da Lei 13.021/14. Finalmente, em 2016, conduziu a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Farmácia, buscando alinhar a formação do profissional às exigências do século XXI.

Suplente: Flávia Garcez da Silva

João Samuel de Morais Meira
Paraíba

Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP), o Dr. JOÃO SAMUEL DE MORAIS MEIRA é um homem que reúne grande capacitação técnico-científica e habilidades políticas. É professor de Citologia Clínica e Hematologia Clínica na UFPB e Conselheiro Federal de Farmácia pela Paraíba, desde 1999. Teve uma atuação marcante na Comissão de Análises Clínicas do CFF e, hoje, preside a Comissão de Citologia, Saúde e Serviços de Alta Complexidade do mesmo órgão. O DR. SAMUEL, também, integra a Comissão de Tomadas de contas do CFF.

Suplente: Patrícia Avelar Navarro

José de Arimatea Rocha Filho
Pernambuco

Farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutorando em Inovação Terapêutica pela UFPE. Atuou na coordenação de Serviços de Farmácia no Hospital Ermírio Coutinho, no Hospital dos Servidores do Estado e Real Hospital Português. Nos serviços de Assistência Farmacêutica, na II Gerência Regional de Saúde do município de Olinda e Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, teve oportunidade de liderar o processo de ampliação e interiorização da rede de Farmácias de Pernambuco, favorecendo a inclusão de número significativo de novos usuários de medicamentos especializados de forma humanizada, com participação efetiva do controle social. Atualmente, coordena o Setor de Farmácia do Hospital das Clínicas da UFPE/EBSERH onde, entre outras realizações, foi implantado o Serviço de Farmácia Clínica, ampliado o número de vagas para residentes de Farmácia e realizadas ações de capacitação para estudantes e profissionais da área. José de Arimatea Rocha Filho atua em defesa das causas farmacêuticas desde a época de estudante, tendo exercido todos os cargos de direção com zelo e dedicação, desde o Diretório Acadêmico passando pelo sindicato, associações e como conselheiro e diretor nos conselhos Regional e Federal de Farmácia, buscando sempre destacar, honrar e elevar a profissão farmacêutica. 

Suplente: Olavo Barbosa Bandeira

 

Ítalo Sávio Mendes Rodrigues
Piauí

Graduado em farmácia pela Universidade Federal do Piauí (2004), formou-se especialista em Farmacologia e dispensação farmacêutica e mestre em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - pesquisa das áreas de mutagenese e genotoxicidade. É ex-professor substituto de Bioquímica da Universidade Federal do Piauí, ex-professor efetivo de farmacologia e bioquímica da faculdade Fatepi e ex-coordenador do curso de Farmácia da faculdade de Bacabal (MA). Servidor público da Secretaria de Saúde do Piauí, Ítalo Rodrigues também já foi gerente de Assistência Farmacêutica do Piauí, gerente administrativo da Vigilância Sanitária Estadual, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (2014/2015 e 2016/2017) e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (2018/2019). Atualmente é diretor da Fundação Estatal Piauiense de serviços Hospitalares.

Suplente: Elena Lúcia Sales Souza

Luiz Gustavo de Freitas Pires
Paraná

Farmacêutico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde foi presidente do Diretório Central dos Estudantes e presidente do Centro Acadêmico de Farmácia. Também presidiu a Associação dos Farmacêuticos de Curitiba e Região (AFCR), foi assessor técnico parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba e assessor técnico parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná. Atuou em Farmácia comunitária e com manipulação desde 2006. Hoje é Consultor em Assuntos Regulatórios e palestrante, especialista em Legislação Farmacêutica.

Suplente: Mayara Cristiana Celestino de Oliveira

Maely Peçanha Favero Retto
Rio de Janeiro

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), formou-se mestre em Química Biológica pela UFRJ (1999), doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ (2013), especialista em Farmácia Hospitalar (2007) e em Farmácia Clínica (2015) pela SBRAFH, com MBA Executivo pelo Instituto COPPEAD (2008). Atualmente é Tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer e farmacêutica do Hospital Municipal Miguel Couto. É docente da Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA e de cursos de pós-graduação, membro titular da COREMU do INCA e representante do Núcleo Docente Estruturante da Farmácia Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH). Tem experiência na área de metrologia biológica com ênfase no estudo de medicamentos biossimilares. Foi conselheira regional do CRF/RJ (2014 a 2018), vice-presidente do CRF/RJ (2015 e 2016) e presidente da Comissão de Ética, em 2019. Foi eleita conselheira federal efetiva pelo Rio de Janeiro para o mandato 2020/2023.

Suplente: Selma Rodrigues de Castilho

Lenira da Silva Costa
Rio Grande do Norte

Farmacêutica-bioquímica do Ministério da Saúde e do estado do Rio Grande do Norte, é especialista em Análises Clínicas e em auditoria de qualidade em laboratórios clínicos, coordenadora da Comissão de Análises Clínicas do CFF, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, secretária-geral da Sessão de Biologia Clínica da Federação Internacional Farmacêutica (FIP)  e presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas do Rio Grande do Norte (SBAC/RN). Também é representante do CFF na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Confederação Nacional de Saúde (CNS) e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Suplente: Jairo Sotero Nogueira de Souza


Jardel Teixeira de Moura
Rondônia

Graduado em Farmácia Generalista pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), em 2011. É Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de Rondônia, presidente da Associação dos Farmacêuticos de Rondônia (ASFARO), membro dos Agentes Voluntários do Brasil de Combate a Corrupção (AVB), membro Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho. Pós-graduando em Toxicologia Clínica e Forense, e pós-graduando em Fitoterapia. Atualmente, trabalha como Farmacêutico assistente em Farmácia Comunitária.


Suplente: Eduardo Margonar Júnior

 

Adonis Motta Cavalcante
Roraima

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pelo Centro de Ensino Superior do Pará (2001). Atualmente é professor horista - Faculdades Cathedral de Ensino Superior e Perito Criminal do Instituto de Criminalística de Roraima. Tem experiência na área de Farmacologia, Parasitologia e Toxicologia.

Suplente: Erlandson Uchôa Lacerda

Josué Schostack
Rio Grande do Sul

Farmacêutico Bioquímico formado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Administração Hospitalar e Mestre em Atenção Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É especialista em Farmácia Hospitalar e Controle de Infecção Hospitalar. Foi diretor técnico normativo da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde; professor da disciplina Farmácia Hospitalar da Faculdade de Farmácia, professor de pós-graduação em Administração Hospitalar, professor da disciplina de Farmácia Hospitalar do Curso de Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar. Foi Farmacêutico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1971 a 2015); Coordenador do Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002/2013); consultor técnico da Associação dos Hospitais do Estado do Rio Grande do Sul e membro da Diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Sul. É autor das publicações: "Atenção Farmacêutica no Uso e Seguro e Racional do Medicamento" (CFF-2015) e " Farmácia Hospitalar- Coletânea de Práticas e Conceitos" (CFF-2017).

Suplente: William Peres

Hortência Salett Muller Tierling
Santa Catarina

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em saúde pública pela ENSP/Fiocruz. É farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó (SC), no Departamento de Vigilância Sanitária, tendo sido coordenadora do referido departamento em mais de uma oportunidade. Foi inspetora da Anvisa para os programas de Inspeção na Indústria Farmacêutica/Farmoquímica e nos serviços de hemoterapia de todo o Brasil.

Foi membro do Comitê Assessor da Anvisa para o Programa Farmácias Notificadoras. Foi conselheira estadual de saúde do Estado de Santa Catarina e do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, além de membro da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi vice-presidente e presidente do CRF/SC (2004 a 2017), contribuindo na consolidação da regionalização do CRF, dialogando com profissionais, acadêmicos e com setores estratégicos para a profissão farmacêutica, trabalhando pela ampliação da AF no setor público e privado, levando Santa Catarina a estar entre os estados com os melhores índices de AF do País.

Lutou pela aprovação da Lei Federal nº 13021/2014, que reafirmou a autoridade técnica do farmacêutico, e da Lei Estadual (SC) nº 16473/2014, pioneira no País, que autoriza a aplicação de vacinas em farmácias e a manipulação de medicamentos e produtos isentos de prescrição, mediante prescrição do farmacêutico.

Suplente: Otto Luiz Quintino Júnior

Maria de Fátima Cardoso Aragão
Sergipe

- Sergipana, graduada em Farmácia pela Universidade Tiradentes (UNIT) - (2000);
- Graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - (1984 a 1988);
- Professora de Português e Literatura, ensino médio - (1986 a 1988);
- Proprietária de Drogaria - (1999 a 2001);
- Área de atuação: Farmácias Comunitárias de rede com função de farmacêutica gerente - (2003 a 2009);
- Pós-graduação em Farmácia Magistral - Universidade Tiradentes (UNIT) - (2003);
- Farmacêutica Gerente da Farmácia Escola da Universidade Tiradentes (UNIT) - (2009 a 2016);
- Pós-graduação em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica (IPOG) - (2016);
- Diretora Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Sergipe - (2010 a 2014);
- Diretora Tesoureira do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Sergipe - (2014 a 2017);
- Conselheira Regional do CRF/SE - (2003 a 2017);
- Curso EMPRETEC, SEBRAE (2018);
- Conselheira Federal, mandato (2019 a 2022).
 

Suplente: Marcos Cardoso Rios


Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr.
São Paulo

Farmacêutico industrial, formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr. é especialista em Manipulação Magistral e em Cosmetologia. Atuou como coordenador do curso de Montagem e Habilitação em Farmácia Magistral do Instituto Racine (2000 a 2011), foi diretor da Anfarmag (2005 à 2015), vice-presidente da mesma instituição (2012-2015), proprietário da Farmácia, diretor da Regional Seccional do Conselho Regional de Farmácia (São João da Boa Vista - SP), conselheiro regional do CRF-SP (2014-2015), secretário-geral do CRF-SP (2016-2017) e vice-presidente do CRF-SP (2018-2019). Hoje é consultor e palestrante para o setor magistral e membro da Comissão Externa de acompanhamento do SNGPC Anvisa.

S
uplente: Leoberto Costa Tavares


Marttha de Aguiar Franco Ramos
Tocantins

Farmacêutica-bioquímica formada pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e com especialização em Farmácia Hospitalar. Atuou na Polícia Militar do Estado do Tocantins, no Laboratório Central do Estado do Tocantins (LACEN), em 1999 e 2000, no Hemocentro de Palmas, de 2012 a 2013, como presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Afaeto) e se elegeu presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Tocantins (CRF-TO), para a gestão 2014-2017. Depois, assumiu como Conselheira Federal eleita. Tem formação em Coach Integral sistêmico e é servidora pública municipal desde o ano 2000, onde atua como Inspetora de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Palmas.

Suplente: Renato Antônio Campos Freire








TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700