Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Diretoria

 

PRESIDENTE
Walter da Silva Jorge João
 

 

Walter da Silva Jorge João possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e mestrado em Ciência dos Alimentos e Nutrição pelo Instituto de Nutrición de Centro America y Panamá (INCAP), Guatemala. Foi professor, na universidade em que se graduou, onde foi, também, Chefe de Departamento e Diretor do Centro de Ciências da Saúde, entre outros cargos na área da pesquisa.
É membro titular da Academia Nacional de Farmácia, presidente da Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar) e vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos de Países de Língua Portuguesa (AFPLP).

Presidiu o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, foi vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e membro das Comissões de Tomada de Contas e de Legislação e Regulamentação do CFF.
À frente do CFF, liderou a aprovação de importantes resoluções para a classe farmacêutica, dentre elas, as que regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico, a prescrição farmacêutica, a atuação do farmacêutico na floralterapia, na estética, na perfusão sanguínea e na vacinação. Trabalhou pela atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), ampliando as ocupações do farmacêutico de 2 para 8 e as especialidades de 19 para 117.

Criou o Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, e promoveu o maior movimento em defesa da categoria, que culminou na aprovação da Lei 13.021/14, que mudou as faces do farmacêutico e da farmácia, no Brasil. Conduziu a proposta de atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia, buscando alinhar a formação do profissional às exigências do século XXI. Ainda, atuou pela inclusão dos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), reconhecendo o consultório farmacêutico, bem como trabalhou pela vinculação da CBO na tabela de procedimentos do SUS, legitimando as atividades clínicas do farmacêutico.


Foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio FIP Fellowship, que reconhece membros individuais da Federação Internacional Farmacêutica com forte liderança internacional e que contribuem para o avanço da prática da Farmácia ou das Ciências Farmacêuticas.

 

 
VICE-PRESIDENTE
Lenira da Silva Costa


Farmacêutica-bioquímica do Ministério da Saúde e do estado do Rio Grande do Norte, é especialista em Análises Clínicas e em auditoria de qualidade em laboratórios clínicos, coordenadora da Comissão de Análises Clínicas do CFF, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, secretária-geral da Sessão de Biologia Clínica da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas do Rio Grande do Norte (SBAC/RN). Também é representante do CFF na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na Confederação Nacional de Saúde (CNS) e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 


 
SECRETÁRIO-GERAL
Erlandson Uchôa Lacerda
 

Farmacêutico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Dr. Erlandson é especialista em Farmacologia do Sistema Nervoso Central pela Universidade Federal de Lavras e doutorando em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales da Argentina. Exerceu o cargo de coordenador da assistência farmacêutica do município de Boa Vista (RR), onde presidiu a Comissão de Farmácia e Terapêutica e idealizou a inserção do farmacêutico no Programa Saúde da Família (PSF), conseguindo a aprovação de uma Lei municipal regulamentando a inclusão da assistência farmacêutica no PSF. Atualmente, é perito criminal do Governo do Estado de Roraima (RR), professor das Faculdades Cathedral de Ensino Superior ministrando as disciplinas de farmácia hospitalar e farmacologia, presidente da comissão de Legislação e Regulamentação do CFF e membro da Comissão de Tomada de Contas do CFF. 

 


 
TESOUREIRO
João Samuel de Morais Meira


Farmacêutico-bioquímico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP), João Samuel de Morais Meira é um homem que reúne capacitação técnico-científica e habilidades políticas. É professor de Citologia Clínica e Hematologia Clínica na UFPB e Conselheiro Federal de Farmácia pela Paraíba, desde 1999. Foi, por seis anos, Presidente da Comissão de Tomada de Contas do CFF. Teve uma atuação marcante na Comissão de Análises Clínicas do CFF e, hoje, Preside a Comissão de Citologia, Saúde e Serviços de Alta Complexidade do mesmo órgão.
 






TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700