O processo de "Garantia de Qualidade" em um serviço de saúde é a aplicação simultânea de processos para medir, avaliar, manter e melhorar a qualidade dos serviços prestados.1 Para tanto, um programa de garantia de qualidade deveria contemplar as seguintes etapas:2
- Identificar e avaliar o problema;
- Elaborar plano de ação para corrigir deficiências (soluções);
- Implementar as soluções;
- Monitorar a aplicação das soluções;
- Documentar os resultados;
- Avaliar o impacto do processo na qualidade do serviço.
Na avaliação da qualidade, as informações coletadas são comparadas com os parâmetros pré-estabelecidos, os padrões, baseados em critérios determinados.3 Os critérios, seguindo a linha donabediana, são componentes da estrutura, do processo e do resultado do serviço a ser avaliado, enquanto os padrões equivalem à expressão quantitativa.4,5
A estrutura refere-se aos instrumentos, recursos e características relativamente estáveis das organizações provedoras de saúde; o processo, ao grupo de atividades de natureza técnica e interpessoal que ocorrem entre o provedor de saúde e o usuário. O resultado está associado à mudança no estado de saúde atual e futuro do paciente, que poderia ser atribuído ao cuidado à saúde recebido por ele.3
Estes conceitos gerais de "garantia de qualidade" podem ser aplicados a um centro de informação sobre medicamentos. Para isso, é necessário a identificação de variáveis exemplificadas no Quadro 1.6