Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos forma turmas pelo País

Data: 19/04/2022

 Novas turmas têm concluído as atividades do Curso de Vacinação por Farmacêuticos, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia a profissionais de todo o País. Os participantes, que já haviam realizado a parte online do curso, formaram turmas para receber treinamento prático em várias cidades, como Campina Grande (PB), Recife (PE), Florianópolis e Itajaí (SC).

A Conselheira Federal de Farmácia pelo estado de Santa Catarina, Hortência Tierling diz que foram três turmas com aulas práticas no estado: duas em Florianópolis é uma em Itajaí. “A expectativa é que mais colegas concluam a etapa teórica para que possamos ter mais turmas com aulas práticas e, quem sabe, a depender dos colegas que forem concluindo, possamos ministrar cursos no interior do estado e, principalmente, nas regiões distantes da capital, diminuindo custos com hospedagem e deslocamento dos participantes”, espera.

A conselheira relembra que foram anos de luta para aprovar a lei 13.021/2014, para possibilitar que as farmácias pudessem aplicar vacinas e que, o CFF, preocupado com a capacitação dos profissionais para execução dos serviços de vacinação, passou a exigir um curso de aplicação de vacinas com carga horária mínima de 40 horas. “No ano passado, a equipe técnica do CFF, coordenada pela Dra Josélia Frade, assessora da diretoria, iniciou o planejamento do projeto pedagógico do curso de serviços de vacinação por farmacêuticos, totalmente gratuito, e o conselheiro federal pelo DF, Forland Oliveira, ministrado em todo o País, o que veio a colaborar muito na capacitação dos colegas que têm interesse em implantar este serviço em seus estabelecimentos”.

Após participar das atividades, Hortência Tierling afirma que os colegas com quem teve a oportunidade de conversar, relataram que o nível do curso foi excelente, tanto na parte teórica quanto na parte prática, assim como os materiais audiovisuais e impressos de foram considerados de excelente qualidade.

Em Campina Grande, na Paraíba, a farmacêutica Renata Cristina foi uma das participantes. A final do curso, ela parabenizou a iniciativa do Conselho Federal de Farmácia e afirmou que o curso é uma oportunidade de agregar mais conhecimento à sua formação. Além disso, a farmacêutica elogiou a organização. “Queria agradecer ao professor Samuel Meira (tesoureiro do CFF), ao CRF-PB e à Unifacisa, por abrir as portas e nos acomodar, com tanto conforto”.

O farmacêutico Rômulo, também de Campina Grande, lembrou que, como o próprio conselho sugere que os profissionais tenham uma atualização constante, ele mesmo oferece essa oportunidade. “O CFF incentiva, através de cursos como este, que os profissionais continuem nesse processo de atualização e de capacitação. Então, a gente percebe que o curso está muito bem formatado. É um curso que possui um material bem produzido e professores que participam dessa troca de conhecimento. Acredito que todos nós estamos felizes por estar recebendo essa formação. Essa é uma capacitação inovadora e é uma forma a mais de cuidado que o farmacêutico pode trazer para a população onde ele esteja inserido”, disse.

A conselheira federal suplente pelo estado da Paraíba, Patrícia Navarro, lamenta que, dos 30 participantes das atividades online, dois não puderam comparecer nos dois dias de curso presencial. Então, apenas 28 profissionais concluíram o curso. Ela destaca alguns comentários recebidos sobre o curso:

 

“Gostaria de agradecer aos organizadores deste evento maravilhoso, de muito aprendizado. Parabéns pela dedicação e todo empenho que nos entregou um evento de excelência. Meus sinceros agradecimentos”.
“Parabéns pela qualidade do curso, da professora e sua equipe, da organização do material enfim, parabéns pela excelência q foi! A gente agradece demais!”

“Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto”.

“O Curso foi muito bem elaborado, material de qualidade e aula muito dinâmica, deixando um grande aprendizado para todos”.

 

Estes são alguns dos comentários enviados à Patrícia Navarro. “Todos elogiaram muito o material que foi entregue bem com a didática do curso e da professora Renata Aline de Andrade”, afirmou.

Participe!

As inscrições da etapa on-line do curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos já estão se encerrando, mas ainda dá tempo de participar, até 31/05! Acesse a plataforma edufarma.cff.org.br, Conselho Federal de Farmácia (CFF). A participação é gratuita.

As turmas presenciais estão em ritmo acelerado em todo o Brasil. Confira as cidades que ainda contam com vagas abertas:

  • Amapá: 06 e 07/08 - Macapá
  • Bahia: 13 e 14/05 - Salvador
  • Ceará: 06 e 07/05 – Fortaleza
  • Distrito Federal: 27 e 28/05 - Brasília
  • Espírito Santo: 16 e 17/06 - Vitória
  • Goiás: 13 e 14/05 - Goiânia
  • Maranhão: 29 e 30/04 - São Luís
  • Mato Grosso: 01 e 02/07 - Várzea Grande
  • Mato Grosso do Sul: 28 e 29/07 - Campo Grande
  • Minas Gerais: 29 e 30/04 - Juiz de Fora / 27 e 28/05 – Montes Claros / 03 e 04/06 - Governador Valadares / 29 e 30/07 - Belo Horizonte / 23 e 24/09 - Belo Horizonte
  • Paraíba: 22 e 23/04 - Cabedelo/PB
  • Paraná: 24 e 25/06 - Curitiba / 26 e 27/08 – Cascavel / 02 e 03/09 - Maringá / 30/09 e 01/10 - Curitiba
  • Rio Grande do Norte: 20 e 21/05 - Natal
  • Rio Grande do Sul: 15 e 16/07 - Porto Alegre / 06 e 07/05 - Santa Maria
  • Rondônia: 10 e 11/06 - Ji-Paraná
  • Santa Catarina: 21 e 22/10 - Chapecó
  • São Paulo: 03 e 04/06 - São Paulo

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas










TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700