Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Curso de vacinação do CFF vai encerrar inscrições em 31 de maio

Data: 25/03/2022

O curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, oferecido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) por meio da plataforma edufarma.cff.org.br, encerrará suas inscrições no dia 31 de maio. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 24/05, durante a 67ª Reunião Geral do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Farmácia (Sistema CFF/CRFs), pela coordenadora Josélia Frade, que é também assessora da Presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O motivo é o grande número de inscritos. “Já são mais de 12 mil inscritos na etapa on-line, que ainda precisarão passar pela etapa presencial”, explicou Josélia Frade. Até o momento, 30 turmas presenciais foram formadas, das quais, 6 estão concluídas.
 
Quem tem interesse ainda pode se inscrever. Para isso é obrigatório ser farmacêutico com registro ativo no conselho regional de Farmácia. Josélia explica que o curso não é aberto para estudantes porque prepara e habilita o profissional para a prestação de serviços de vacinação. Ela destaca que esse é o grande diferencial do curso. “Nosso curso não ensina apenas aplicar vacinas, mas forma o farmacêutico para prestar o serviço de vacinação e ser responsável técnico por este serviço”, comenta. O conteúdo é extenso e diverso, contemplando aspectos como legislação e normativas sanitárias, armazenamento e transporte de vacinas e até experiências exitosas de farmacêuticos nesta área. 
 
A carga-horária total do curso é de 60 horas. O conteúdo on-line é autoinstrucional e soma 40 horas. Ao final da etapa, é necessário alcançar a nota mínima de 60% na avaliação e anexar um mapa mental para cada módulo, para conseguir se matricular na etapa presencial. “O módulo presencial soma 20 horas de total imersão, sendo realizado sempre às sextas-feiras e sábados, de 7 às 19 horas. É um momento especial, em que os alunos têm contato com facilitadores  altamente capacitados e material didático de excelente qualidade e para possibilitar um melhor aproveitamento foram preparadas por meio de metodologias ativas diversas atividades”, observa Josélia. “Tem sido muito gratificante ouvir os depoimentos dos participantes. Eles ficam extremamente satisfeitos e tivemos casos de colegas que concluíram o curso já com serviços de vacinação estruturados, prontos para iniciarem a prestação desse serviço. Fomos também informados que existem estabelecimento solicitando a conclusão no nosso curso para efetivação de contratação.”
 
Para a inscrição, é necessário que todos os dados que constam do cadastro do farmacêutico no CRF estejam atualizados, e que essas informações tenham sido encaminhadas ao CFF. A plataforma utiliza dados fornecidos pelos CRFs. Qualquer inconsistência pode inviabilizar a inscrição. Josélia Frade pediu ajuda dos diretores dos conselhos para aumentarem a frequência no envio dos dados ao CFF, para que a plataforma edufarma.cff.org.br opere com qualidade e que divulguem as informações sobre o curso, especialmente entre os alunos que se matricularam e ainda não concluíram a etapa on-line. “As turmas presenciais, sempre de 30 alunos, são formadas na medida em que há aprovados na etapa virtual em número suficiente para isso”, explica ela. Ao final manifestou gratidão a toda a grande equipe de voluntários que se dedicaram a construção do curso.
 
Ao decidir ofertar o curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca que o conselho procurou cumprir seu papel legal de zelar pela saúde pública e promover a assistência farmacêutica.  “Nessa pandemia, não poderíamos nos furtar de dar nossa contribuição à categoria farmacêutica e à sociedade, considerando que a saúde pública está tão carente de profissionais da saúde habilitados a prestação de serviços de vacinação. Somente com a garantia da pronta e adequada imunização dos cidadãos, poderemos vencer a Covid-19”, assinala Walter Jorge João, lembrando que o curso é gratuito, oferece materiais didáticos exclusivos, especialmente preparados para a capacitação de farmacêuticos.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas










TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700