Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF quer discussão sobre venda de MIPs no CNS

Data: 03/12/2021

 Você sabia que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) representa a profissão farmacêutica no Conselho Nacional de Saúde (CNS) e no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas)? São seis farmacêuticos que ocupam posições estratégicas dentro das entidades, atuando em defesa dos interesses da profissão e também da sociedade, no que diz respeito ao seu direito constitucional à saúde. Para que essa atuação seja coordenada e possa proporcionar ainda melhores resultados, o grupo se reuniu nesta sexta-feira, 03/12, na sede do conselho. O objetivo da reunião é definir pautas e traçar estratégias para 2022.

Um dos primeiros assuntos que será levado pelo grupo ao CNS e ao Fentas é a ameaça da banalização da venda de medicamentos, com a liberação da comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados. O Projeto de Lei nº 1774/2019 (e apensados), tramita na Câmara dos Deputados propondo modificar a Lei nº 5.991/1973, liberando a venda de MIPs fora das farmácias.

“Esse projeto de lei caminha na contramão das orientações das maiores organizações de saúde do mundo. E apesar de essa discussão já ter sido sepultada várias vezes no Congresso Nacional, todos os esforços precisam ser envidados para que o interesse econômico não supere os interesses do cidadão”, alerta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. Ele lembra que o SUS gasta 60 bilhões de reais ao ano tratando danos causados por medicamentos. “A banalização somente vai piorar esse quadro. "O CFF conta com o CNS e o Fentas na defesa da assistência farmacêutica e da saúde pública”, conclama o presidente do CFF.

Integrantes – Os representantes do CFF no CNS são Veridiana Ribeiro da Silva, que ocupa a primeira suplência no Pleno do conselho; Francisco Júnior e José Luis Miranda Maldonado, membros das comissões intersetoriais de Recursos Humanos e Relações de Trabalho(CIRRHT) e de Orçamento e Financiamento (COFIN); Wilson Hiroshi, membro da Comissão Intersetorial de Ciências, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF); e Zilamar Costa, integrante da Câmara Técnica da CIRRHT.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi criado em 1937 com objetivo de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde nas diferentes áreas, levando as demandas da população ao poder público, realizando o controle social na saúde. É classificado como uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde.

O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da área de Saúde - FENTAS é um espaço permanente de discussões de temas relevantes com repercussão direta ou indireta na saúde da população brasileira. Dele participam entidades nacionais representativas de trabalhadores da área da saúde, nas diversas formas de organização: Associações, Confederações, Conselhos Profissionais e Federações.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas










TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700