Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF adere a campanha de conscientização sobre o uso de antimicrobianos

Data: 18/11/2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a semana mundial da conscientização sobre o uso de antimicrobianos. A semana acontece todo mês de novembro, entre os dias 18 e 24. O tema deste ano é Spread awareness, Stop resistance ou seja, “Espalhe consciência, pare a resistência”.


A World Antimicrobial Awareness Week (WAAW), em português “Semana Mundial de Conscientização sobre o uso de Antimicrobianos”, visa aumentar a conscientização sobre a resistência antimicrobiana global (RAM) e encorajar as melhores práticas entre o público em geral, profissionais da saúde e formuladores de políticas para evitar o surgimento e disseminação da RAM.


A OMS/Europa exorta todos os países da região a participarem da semana. A resistência antimicrobiana não conhece fronteiras e esta é uma oportunidade anual de se juntar à comunidade global na defesa do uso racional de antimicrobianos. WAAW originou-se a partir do Dia Europeu da Consciência sobre Antibióticos, uma iniciativa da União Europeia, que começou em 2008, e a qual a OMS/Europa aderiu, em 2012, estendendo-a a países não pertencentes à União Europeia. A Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos começou, em 2015, e se tornou a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana, em 2020.


Na sequência de uma reunião de consulta às partes interessadas, em maio de 2020, a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) expandiram seu foco de "antibióticos" para o termo mais abrangente e inclusivo "antimicrobianos". Isso facilitará uma resposta global mais inclusiva à resistência aos antimicrobianos e apoiará uma abordagem multissetorial de saúde única com maior envolvimento das partes interessadas.


Um plano de ação global para enfrentar o problema crescente de resistência a antibióticos e outros medicamentos antimicrobianos foi endossado na Sexagésima Oitava Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2015. Um dos principais objetivos do plano é melhorar a consciência e compreensão da resistência antimicrobiana por meio de uma comunicação eficaz, educação e capacitação.


Antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto na dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos é considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública. O uso indiscriminado dos antibióticos pode causar danos irreparáveis a saúde do paciente. Todo profissional da saúde tem papel importante na conscientização do uso correto de qualquer medicamento.


Fonte:
https://www.who.int/campaigns/world-antimicrobial-awareness-week/2021
https://www.euro.who.int/en/media-centre/events/events/2020/11/world-antimicrobial-awareness-week-2020
https://bvsms.saude.gov.br/13-a-19-11-semana-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-uso-de-antibioticos-2018/
https://www.paho.org/pt/eventos/semana-mundial-conscientizacao-sobre-uso-antibioticos-2020

 

Fonte: Coordenação Técnica e Científica do CFF

Fotos Relacionadas







TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700