Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Mérito Farmacêutico Internacional: 8 conselheiros federais recebem diplomação no Grau de Grande Oficial

Data: 24/09/2021

Oito conselheiros federais de Farmácia receberam certificado da outorga do Mérito Farmacêutico Internacional no Grau de Grande Oficial. A entrega foi realizada durante o segundo dia da 509ª Reunião Plenária, nesta sexta-feira (24) - realizada nesta data para comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico (25/09), na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília. A diplomação foi instituída em 2008, por meio da Resolução/CFF nº 472, e é uma forma de homenagear profissionais merecedores de reconhecimento por prestação de serviços louváveis e virtudes cívicas. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João reforçou a importância desse reconhecimento. “Essa é uma justa homenagem a todos que se dedicam a representar os farmacêuticos de seus respectivos estados em nosso Plenário”.

A conselheira federal de Farmácia pelo estado de Santa Catarina, Hortência Salett Muller Tierling, foi uma das contempladas. A ex-inspetora da Anvisa e ativista das causas profissionais agradece a confiança dos colegas farmacêuticos de seu estado. “Estou muito feliz e honrada em receber esta certificação, a qual divido com os colegas farmacêuticos de Santa Catarina, os quais confiaram em mim para estar no plenário do CFF, juntamente com o meu suplente Otto Luiz Quintino Júnior, representando a classe farmacêutica catarinense, lutando para a defesa e valorização da nossa profissão em todo o nosso vasto âmbito de atuação, nos serviços público e privado”. 


Neste ano, foram condecorados com a certificação de Grande Oficial os seguintes conselheiros federais de Farmácia:

- Mônica Meira Leite Rodrigues - Alagoas

- Egberto Feitosa Filho - Ceará

- José de Arimatea Rocha Filho - Pernambuco

- Ítalo Sávio Mendes Rodrigues - Piauí

- Maely Peçanha Fávero Retto – Rio de Janeiro

- Jardel Teixeira de Moura - Rondônia

- Hortência Salett Muller Tierling – Santa Catarina

- Antonio Geraldo Ribeiro dos Santos Júnior – São Paulo

 

Mônica Meira Leite Rodrigues

Alagoas

Dra Mônica Rodrigues é docente efetiva da disciplina de Imunologia Clínica e coordenadora do estágio de Análises Clínicas do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); docente da residência multiprofissional da mesma Universidade; servidora pública federal do Hospital Universitário Alberto Antunes da UFAL, onde desenvolveu suas atividades no setor de Imunologia do Laboratório de Análises Clínicas, foi chefe do Laboratório e, hoje, atua como chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Participou de várias diretorias do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, nas funções de secretária-geral ou vice-presidente e de presidente (2018/2019) e hoje atua como Conselheira Federal de Farmácia com mandato 2020/2023.

Suplente: Fábio Pacheco Pereira da Costa

 

Egberto Feitosa Filho

Ceará

Farmacêutico, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2003. Especialista em Análises Clínicas e Hematologia Clínica, título de especialista em Análises Clínicas pela SBAC, especialização em Farmácia Clínicas e Prescrição (em curso), atuou em diversas áreas da Farmácia tanto no setor público como no setor privado. É oficial farmacêutico do Exército Brasileiro (1º Ten. OFT), trabalhou como farmacêutico hospitalar no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (AM), na Farmácia ambulatorial do 5º Batalhão de Infantaria de Selva (5º BIS) e no Hospital Militar de Área de Manaus (AM). Trabalhou no Hospital Geral do Exército em Fortaleza (HGeF) e na Empresa Diagnósticos das Américas (DASA) entre 2009 e 2010.

Atualmente, é servidor público federal no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC/EBSERH), servidor público municipal do Hospital Municipal de Maracanau (CE). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/Regional Ceará (SBAC/CE). Em 2017, foi eleito vice-presidente do CRF/CE e, em 2019, conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Ceará.

Suplente: José Nilson Ferreira Gomes Neto

 

José de Arimatea Rocha Filho

Pernambuco

Farmacêutico, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutorando em Inovação Terapêutica pela UFPE. Atuou na coordenação de Serviços de Farmácia no Hospital Ermírio Coutinho, no Hospital dos Servidores do Estado e Real Hospital Português. Nos serviços de Assistência Farmacêutica, na II Gerência Regional de Saúde do município de Olinda e Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, teve oportunidade de liderar o processo de ampliação e interiorização da rede de Farmácias de Pernambuco, favorecendo a inclusão de número significativo de novos usuários de medicamentos especializados de forma humanizada, com participação efetiva do controle social.

Atualmente, coordena o Setor de Farmácia do Hospital das Clínicas da UFPE/EBSERH onde, entre outras realizações, foi implantado o Serviço de Farmácia Clínica, ampliado o número de vagas para residentes de Farmácia e realizadas ações de capacitação para estudantes e profissionais da área. José de Arimatea Rocha Filho atua em defesa das causas farmacêuticas desde a época de estudante, tendo exercido todos os cargos de direção com zelo e dedicação, desde o Diretório Acadêmico passando pelo sindicato, associações e como conselheiro e diretor nos conselhos Regional e Federal de Farmácia, buscando sempre destacar, honrar e elevar a profissão farmacêutica.

Suplente: Olavo Barbosa Bandeira

 

Ítalo Sávio Mendes Rodrigues

Piauí

Graduado em farmácia pela Universidade Federal do Piauí (2004), formou-se especialista em Farmacologia e dispensação farmacêutica e mestre em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) - pesquisa das áreas de mutagenese e genotoxicidade. É ex-professor substituto de Bioquímica da Universidade Federal do Piauí, ex-professor efetivo de farmacologia e bioquímica da faculdade Fatepi e ex-coordenador do curso de Farmácia da faculdade de Bacabal (MA). Servidor público da Secretaria de Saúde do Piauí, Ítalo Rodrigues também já foi gerente de Assistência Farmacêutica do Piauí, gerente administrativo da Vigilância Sanitária Estadual, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (2014/2015 e 2016/2017) e vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (2018/2019). Atualmente é diretor da Fundação Estatal Piauiense de serviços Hospitalares.

Suplente: Elena Lúcia Sales Souza

 

Maely Peçanha Favero Retto

Rio de Janeiro

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), formou-se mestre em Química Biológica pela UFRJ (1999), doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ (2013), especialista em Farmácia Hospitalar (2007) e em Farmácia Clínica (2015) pela SBRAFH, com MBA Executivo pelo Instituto COPPEAD (2008). Atualmente é Tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer e farmacêutica do Hospital Municipal Miguel Couto. É docente da Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA e de cursos de pós-graduação, membro titular da COREMU do INCA e representante do Núcleo Docente Estruturante da Farmácia Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH). Tem experiência na área de metrologia biológica com ênfase no estudo de medicamentos biossimilares. Foi conselheira regional do CRF/RJ (2014 a 2018), vice-presidente do CRF/RJ (2015 e 2016) e presidente da Comissão de Ética, em 2019. Foi eleita conselheira federal efetiva pelo Rio de Janeiro para o mandato 2020/2023.

Suplente: Selma Rodrigues de Castilho

 

Jardel Teixeira de Moura

Rondônia

Graduado em Farmácia Generalista na Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA), em 2011. É Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de Rondônia, presidente da Associação dos Farmacêuticos de Rondônia (ASFARO), membro dos Agentes Voluntários do Brasil de Combate a Corrupção (AVB), membro Conselheiro do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho. Pós-graduando em Toxicologia Clínica e Forense, e pós-graduando em Fitoterapia. Atualmente, trabalha como Farmacêutico assistente em Farmácia Comunitária.

Suplente: Eduardo Margonar Júnior

 

Hortência Sallet Muller Tierling

Santa Catarina

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em saúde pública pela ENSP/Fiocruz. É farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó (SC), no Departamento de Vigilância Sanitária. Foi inspetora da Anvisa para os programas de Inspeção na Indústria Farmacêutica/Farmoquímica e nos serviços de hemoterapia de todo o Brasil e membro do Comitê Assessor da Anvisa para o Programa Farmácias Notificadoras. Foi conselheira estadual de saúde do Estado de Santa Catarina e do Conselho Municipal de Saúde de Chapecó, além de membro da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi vice-presidente e presidente do CRF/SC (2004 a 2017), contribuindo na consolidação da regionalização do CRF, dialogando com profissionais, acadêmicos e com setores estratégicos para a profissão farmacêutica, trabalhando pela ampliação da AF no setor público e privado, levando Santa Catarina a estar entre os estados com os melhores índices de AF do País.

Lutou pela aprovação da Lei Federal nº 13021/2014, que reafirmou a autoridade técnica do farmacêutico, e da Lei Estadual (SC) nº 16473/2014, pioneira no País, que autoriza a aplicação de vacinas em farmácias e a manipulação de medicamentos e produtos isentos de prescrição, mediante prescrição do farmacêutico.

Suplente: Otto Luiz Quintino Júnior

 

Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr.

São Paulo 

Farmacêutico industrial, formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Antônio Geraldo Ribeiro dos Santos Jr. é especialista em Manipulação Magistral e em Cosmetologia. Atuou como coordenador do curso de Montagem e Habilitação em Farmácia Magistral do Instituto Racine (2000 a 2011), foi diretor da Anfarmag (2005-2015), vice-presidente da mesma instituição (2012-2015), proprietário da Farmácia, diretor da Regional Seccional do Conselho Regional de Farmácia (São João da Boa Vista - SP), conselheiro regional do CRF-SP (2014-2015), secretário-geral do CRF-SP (2016-2017) e vice-presidente do CRF-SP (2018-2019). Hoje é consultor e palestrante para o setor magistral e membro da Comissão Externa de acompanhamento do SNGPC Anvisa.

Suplente: Leoberto Costa Tavares

 

Acesse o livreto com a legislação da Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional:

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas







TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700