Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CRF-PE comemora 60 anos com homenagens a farmacêuticos

Data: 31/08/2021

 Em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, 30/08, o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) comemorou seus 60 anos. No ato solene foram homenageados o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, o farmacêutico com o registro de número 25, um dos primeiros inscritos na entidade, Carlos Pires de Freitas, e os quatro funcionários mais antigos do órgão, Rui Gomes, Bergson do Nascimento, Acemilson Maciel da Silva e José Natalício.

Compuseram a mesa de abertura da solenidade, além do presidente do CFF, o presidente do CRF-PE, Aldo Passilongo, o conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pernambuco, José de Arimatea Rocha Filho, e o presidente do Sinfarpe, Holdack Vêloso. Walter da Silva Jorge João foi o primeiro a discursar, e traçou um paralelo entre o passado e o momento atual da profissão farmacêutica.

“Em épocas passadas era inimaginável conceber a transformação que a nossa profissão está experimentando, com suas 135 áreas de atuação, incluindo a possibilidade de atuação em consultório farmacêutico próprio. A farmácia comunitária é a primeira oportunidade de trabalho, mas certamente não é a única”, destacou o presidente do CFF, conclamando a categoria a aproveitar as oportunidades criadas pelo conselho, por meio da ampliação do âmbito de atuação. “As atribuições clínicas foram regulamentadas em 2013 e ainda hoje é um campo ainda subaproveitado pelos colegas”.

Walter Jorge João elogiou o conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Pernambuco pelo seu trabalho na representação dos farmacêuticos do estado no cenário nacional. José de Arimatea, segundo a discursar, agradeceu e devolveu o elogio. “Conheço Walter já há alguns anos. Reencontrá-lo agora, no CFF, e entender a sua capacidade de liderança, habilidade e competência foi algo que me surpreendeu. Mesmo aqueles que reclamam, no fund reconhecem o trabalho realizado. Os avanços são inquestionáveis, só não vê quem não quer!”

O presidente do CFF, Aldo Passilongo, destacou que a sociedade hoje reconhece o farmacêutico, pela importância do seu trabalho para a saúde. Mas chamou a categoria à responsabilidade. “É preciso que os colegas que estão na ponta façam por merecer esse reconhecimento.”

O presidente do Sinfarpe, Holdack Vêloso, destacou o orgulho de estar à mesa solene como presidente do sindicato, participando das comemorações de 60 anos do conselho em uma solenidade de homenagem a trabalhadores. Ele lembrou que as lutas pela valorização profissional se tornam mais fáceis de serem vencidas quando travadas com o apoio das entidades, e não de forma individualizada. “Esse é o caminho para que os farmacêuticos tenham vagas de trabalho, com salários dignos, e que os profissionais possam se manter por meio de seus salários, com honestidade, satisfação e buscando o desenvolvimento profissional para chegar cada vez mais longe”.

O CRF-PE foi criado por meio da Resolução n° 02, de 05 de julho de 1961, do Conselho Federal de Farmácia, a partir da publicação da Lei n° 3.820, de 11 de novembro de 1960. Seu primeiro presidente foi Romualdo Amorim e pelo cargo passaram outros 19 farmacêuticos.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas










TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700