Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF reage a decreto do governo do Amazonas

Data: 14/01/2021

O Conselho Federal de Farmácia encaminhou ofício ao governador do Amazonas Wilson Lima, em que apela pela revisão do decreto que instituiu o toque de recolher em Manaus e limitou o funcionamento das farmácias à modalidade delivery. O decreto proíbe o comércio e a circulação de pessoas entre 19 h e 06 h.

No documento, assinado pelo presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, a entidade se solidariza com as autoridades e o povo Amazonense diante da situação de grave emergência de saúde pública imposta pela Covid-19 e apoia todas as medidas embasadas em evidências científicas que possam ser tomadas no sentido de conter a disseminação do novo coronavírus em Manaus.

“Sendo a exceção para as atividades essenciais das áreas de saúde, segurança e para a imprensa, não se justifica ou contribui a limitação do funcionamento das farmácias à modalidade delivery”, argumenta o presidente do CFF. Ele explica que, desde 2014, com a aprovação e publicação da Lei nº 13.021, as farmácias foram reclassificadas como estabelecimentos de saúde e não podem mais ser tratadas como simples lojas ou comércio. “Devem, sim, ser vistas como aliadas das autoridades e da saúde pública nesse momento delicado.”

Walter Jorge João reitera a defesa feita pelo CFF de que, mais do que assegurar o acesso aos medicamentos, as farmácias podem fazer o rastreamento de casos suspeitos, incluindo por meio dos testes rápidos, apoiar o cuidado em saúde nos casos leves – evitando idas e vindas aos postos de saúde- e vacinar as pessoas, quando chegar a vacina.

O CFF ainda se coloca à disposição para definir estratégias que incluam, e não que excluam farmácias e farmacêuticos no combate à pandemia de Covid-19 em Manaus. “Apelamos para que a medida seja revista e que os farmacêuticos possam exercer o seu importante papel como profissionais da saúde, que de fato são, e que é tão essencial à sociedade.”

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700