Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Manipulação de produtos para uso veterinário é tema de reunião entre CFMV e CFF

Data: 25/11/2020

Na sexta-feira, 20/11, os presidentes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) Francisco Cavalcanti de Almeida, e do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, iniciaram os diálogos sobre a Resolução CFMV nº 1.318/2020, na sede do CFF, em Brasília. A norma dispõe sobre o exercício das atividades relacionadas à assistência médico-veterinária que envolvam produtos para uso em animais e dá outras providências.

 

Essa resolução detalha o papel do médico-veterinário em todo o processo de uso de medicamentos em animais, sejam eles medicamentos humanos ou veterinários. Logo após a publicação da norma, este ano, os Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs) de alguns estados iniciaram autuações em estabelecimentos veterinários. Essas ações dos CRFs foram provocadas por um ofício circular do CFF enviado aos regionais, logo após a publicação da resolução do CFMV.

 

“A reunião foi bem cordial e produtiva. Identificamos que há termos na norma do CFMV que podem levar a interpretações equivocadas, resultando na extrapolação do âmbito de atuação profissional, e procuramos o CFF para esclarecer todos os detalhes e tirar as dúvidas”, explica o presidente do CFMV. 

O encontro resultou na definição de uma agenda técnica entre os dois conselhos. “A missão dos técnicos será harmonizar o texto de forma que não haja dúvidas quanto às atividades autorizadas ao médico veterinário na assistência que envolva produtos para uso em animais”, explica o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. 

A reunião abriu espaço para a atuação conjunta dos dois conselhos também em relação a outros temas.

 

“Atuaremos sempre em parceria com o CFF para dúvidas sobre essa e outras questões que envolvam as áreas de farmácia e veterinária”, comenta Cavalcanti.

 

Também participaram da reunião pelo CFMV, o diretor do Departamento Jurídico Cyrlston Valentino e o assessor técnico-jurídico Rodrigo Montezuma. Pelo CFF, estiveram presentes, Lenira da Silva Costa, vice-presidente; João Samuel de Morais Meira, diretor tesoureiro; e Gustavo Beraldo Fabrício,

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700