Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Morre o médico e pesquisador Elisaldo Carlini

Data: 17/09/2020

É com imensa e profunda tristeza que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) vem a público externar condolências a família do professor doutor Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, que faleceu na última quarta-feira, 16 de setembro de 2020.

A medicina e a ciência brasileiras perderam o maior especialista no uso medicinal do Canabidiol. A causa da morte não foi divulgada. Ele deixa esposa, a docente da Unifesp Solange Nappo, filhas e netos.

Fundador do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Carlini tinha 90 anos e deixa um legado de mais de 50 anos dedicados ao estudo de drogas psicotrópicas no Brasil. Por meio de seu trabalho, o pesquisador colocou o Canabidiol no foco da ciência brasileira e do mundo para o tratamento de epilepsias, esclerose múltipla e dor crônica.

Graduado pela Escola Paulista de Medicina (EOPM/Unifesp) em 1956, instituição da qual é professor emérito, Carlini foi condecorado duas vezes pela Presidência da República por seu trabalho científico.

Foi secretário nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e membro do Conselho Econômico Social das Nações Unidas (ECOSOC/ONU). Teve mandatos como membro do Expert Advisory Panel on Drug DependenceAlcohol Problems, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sua obra contribuiu para a criação do PL 399/2015, que traz a possibilidade de cultivo e produção de remédio à base de Cannabis no Brasil. Por meio de abaixo-assinado, é reivindicado que a lei tenha o seu nome, em homenagem ao pioneiro nos estudos sobre a Cannabis para controle de epilepsias no Brasil.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700