Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Morre, aos 74 anos, o farmacêutico Geraldo Fenerich

Data: 03/07/2020

O farmacêutico Geraldo Fenerich morreu nesta quarta-feira, 1º de julho, em Brasília, aos 74 anos de idade, devido a complicações da Covid-19.! Ele, que lutou a vida toda pela saúde pública acabou vítima da pandemia. O Conselho Federal de Farmácia lamenta a perda e se solidariza com família e amigos nesse momento de dor e pesar. Não haverá velório. Mas, a esposa e o filho estão recebendo nesta quarta-feira (02/07), diversas homenagens de profissionais e associações do setor farmacêutico e acadêmico, devido a sua importância para a saúde país. A categoria perde um grande profissional e os farmacêuticos perdem uma grande referência.

Geraldo Fenerich foi um dos grandes responsáveis pela implantação do Programa Nacional de Inspeção Farmacêutica (PNIF) e do marco regulatório da Política de Medicamentos Genéricos no País. Farmacêutico formado em São Paulo, Ele foi membro da Farmacopeia Brasileira e gerente do setor de medicamentos genéricos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 1999 a 2006, quando se aposentou pela Anvisa.

Geraldo Fenerich pautou grande parte de sua vida profissional em indústrias farmacêuticas, atuando em todas as linhas de desenvolvimento, produção e controle de qualidade de fármacos e medicamentos. Essa cognição o fez um dos mais respeitados farmacêuticos da extinta Central de Medicamentos (CEME), atuando por vários anos na operacionalização da segurança dos medicamentos disponibilizados pelo Governo Federal. Com todo esse envolvimento na saúde pública, foi convidado a integrar a primeira equipe que fez a construção da então recém criada Anvisa, sendo o responsável pelo acompanhamento dos primeiros estudos de equivalência farmacêutica e de bioequivalência, atuando na criação e manutenção dos mais de 10 laboratórios universitários que foram os pilares do sucesso inicial do projeto de medicamentos genéricos no Brasil. Rigoroso em suas ações, foi um dos responsáveis pela organização de várias áreas farmacêuticas na estrutura da Anvisa e um grande apoiador na elaboração da quarta edição da Farmacopeia Brasileira, lutando intensamente para sua viabilidade.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas










TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700