Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Profar lança guia de prática clínica sobre azia e dispepsia

Data: 26/06/2020

Farmacêuticos de todo o País já podem acessar o Guia de Prática Clínica: sinais e sintomas do trato gastrointestinal – Azia (acidez/pirose) e Dispepsia, elaborado e disponibilizado por meio do Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde, do Conselho Federal de Farmácia (Profar/CFF). A publicação é a quarta de uma série de livros e oferece orientações detalhadas quanto aos procedimentos que deverão ser adotados no atendimento aos pacientes com estes problemas de saúde.

Assim como os demais da série, o guia sobre azia contempla método de busca da evidência; acolhimento da demanda; anamnese farmacêutica; alertas de encaminhamento; plano de cuidado; orientações ao paciente; avaliação dos resultados e algoritmo de decisão. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca a preocupação do conselho com a qualidade do material, pensado por farmacêuticos para a rotina de trabalho dos farmacêuticos. “O desenvolvimento dos livros busca oferecer um conteúdo baseado nas melhores evidências, sempre validado por meio de consultas públicas”, comenta.

A coordenadora do projeto e assessora da presidência do CFF, Josélia Frade, ressalta a preocupação em oferecer um conteúdo atualizado, alinhado com as condutas preconizadas pela comunidade científica. “Seguimos os padrões internacionais para a elaboração de guias de prática clínica”, observa, ressaltando o engajamento da equipe envolvida. “Agradeço o cuidado dos profissionais que contribuíram na produção deste livro. Esperamos que o guia contribua para amenizar os sintomas das pacientes que sofrem com esse problema”.

Os três primeiros guias trataram dos temas espirro e congestão nasal, dismenorreia e febre.  Também integram a coleção do Profar, outros manuais direcionados aos farmacêuticos e modelos de materiais educativos, como folders, que podem ser utilizados durante o atendimento e aos pacientes. O projeto, um dos marcos das gestões do CFF nos últimos seis anos, tem o apoio irrestrito do Plenário do conselho. “Trata-se de uma iniciativa que tem contribuído enormemente para sintonizar os colegas farmacêuticos com o novo momento da profissão”, salienta o conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Mato Grosso e presidente do Grupo de Trabalho sobre Farmácia Comunitária, Ricardo Amadio.

Parcerias

O material foi elaborado com o apoio e a chancela de instituições como a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Foro Farmacéutico de las Américas (FFA) e o Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP-Brasil).

Para o presidente da SBMFC, o médico Daniel Knupp, a parceria com o CFF para o desenvolvimento desses guias é um aprendizado e uma satisfação enorme. “Para nós, poder desenvolver esse tipo de trabalho colaborativo é gratificante, pois consideramos que são materiais de excelente qualidade que auxiliam tanto os farmacêuticos nas suas atividades clínicas quanto toda a equipe de atenção primária, incluindo os médicos de família e comunidade que atuam na saúde da família ou na atenção básica. Esse guia de prática clínica de azia e dispepsia trata de um tema que é fundamental e extremamente prevalente na prática em atenção primária e, de certa forma, nos auxilia e nos apoia para desenvolver práticas químicas mais embasadas para todos os profissionais de saúde que atuam na atenção primária e, com isso, engrandece e fortalece ainda mais os nossos serviços de atenção primária”.

O presidente do FFA, Eduardo Savio, acredita que o guia vem para suprir uma demanda crescente dos farmacêuticos. Sabemos que estes sintomas, sintomatologia dos transtornos gástricos, são os motivos de consulta mais frequentes nas farmácias. Poder responder do ponto de vista das necessidades clínicas e apoiar o farmacêutico nos serviços farmacêuticos na farmácia é uma necessidade inadiável. E este material vai servir como apoio ao trabalho dos colegas que estão desempenhando a nível primário de saúde e apoiando a nossa sociedade em todos os problemas relacionados com a saúde. Parabenizo toda a equipe de trabalho do CFF que elaborou este guia de forma muito amena e acessível”.

Para Socorro Gross, representante da OPAS e da OMS no Brasil, o material contribui para aperfeiçoar a qualidade das capacidades profissionais de farmacêuticos e outros profissionais de saúde. “A consolidação neste guia das principais evidências científicas sobre a prática clínica relacionada a azia e dispepsia é essencial. Vai ajudar muito no aperfeiçoamento da atenção aos pacientes, fortalecendo principalmente a assistência na atenção primária, que é o setor de saúde mais próximo das pessoas. E onde se resolve a maioria dos problemas de saúde”, afirmou.

O farmacêutico Mário Borges Rosa, presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), diz que, nesse momento de Covid 19, é muito importante que os profissionais orientem o uso seguro de medicamentos, especialmente aqueles para sintomas como azia e dispepsia. "Todos estão muito estressados com essa situação e esses sintomas exacerbam num momento como esse. Importante o farmacêutico exercer a sua atividade de informação, prescrição e de dispensação seguras dos medicamentos utilizados para esses sintomas de azia e dispepsia. Importante o lançamento desse guia pelo Conselho Federal de Farmácia, onde o ISMP participou, para que os pacientes sejam melhor informados e utilizem os medicamentos de forma segura".

Todos os guias disponíveis no site do CFF.

CLIQUE AQUI para acessar o novo guia.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700