Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Mostra resgata história do Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos

Data: 11/12/2019

 

Os autores da exposição presente na Mostra de Saúde, Cultura e Arte, do VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos (CBURM), que ocorre em Brasília, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, relatam como o movimento estudantil de Farmácia idealizou e estruturou a campanha do URM e como foi instituída a data do dia 5 de maio, há 20 anos. Antonio Bonfim e Nathalie Dewulf ressaltam a importância da data, que até hoje é lembrada pelos conselhos Federal e regionais de Farmácia, em todos os estados e pelos centros acadêmicos dos estudantes de Farmácia, todos os anos.

Antonio Bonfim explica os motivos pelos quais a mostra foi levada ao Congresso Brasileiro sobre URM. “Por estarmos comemorando 20 anos da primeira campanha pelo URM, trouxemos aqui para o Congresso, para mostrar de onde surgiu a campanha, para que todos os estudantes que estão visitando conheçam a origem e os estudantes que participam do movimento estudantil de Farmácia se vejam representados. É, também, para que outros profissionais da saúde conheçam essa história, considerando o contexto do congresso, no qual se discute a prática interprofissional”.

O farmacêutico, que foi coordenador da Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia (Enefar), de 2010 a 2011, fez uma breve retrospectiva histórica. “Naquela época, estava se discutindo muito as políticas que hoje norteiam a prática farmacêutica, tanto que em 1998 foi quando se publicou a Política Nacional de Medicamentos. Em 1999, foi o ano da criação da Anvisa. Foi nessa época, também, que estourou o escândalo da pílula de farinha, então os estudantes de Farmácia estavam preocupados e muito envolvidos nessas discussões. Foi este o contexto que gerou a campanha do URM”, relembrou Antônio.

A outra autora da exposição, Nathalie Dewulf, é uma das fundadoras da campanha nacional do uso racional de medicamentos. Ela conta que a primeira ação em nível nacional ocorreu no dia 5 de maio de 1999. Antes disso, iniciativas semelhantes eram realizadas por alguns centros acadêmicos (CAs) de faculdades de Farmácia. “A proposta de uma campanha de orientação à população surgiu, pela primeira vez, em Recife, durante a realização do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enef), em 1997, na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)”, pontuou a farmacêutica.

Naquela época, Nathalie integrava o CA da USP de Ribeirão Preto, que estava em campanha pela coordenação da Enefar e tinha a campanha pelo URM como uma de suas bandeiras. Em 1998, durante o Enef realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), o CA da USP Ribeirão Preto foi eleito para a Enefar e Nathalie foi coordenadora científica da Enefar de 1998 a 1999. “Nós estruturamos um folder, entramos em contato com o CFF, que apoiou a iniciativa. Então, o folder foi impresso e distribuído a todos os CAs e diretórios acadêmicos que fossem realizar a campanha na melhor data para aquela época, que era o dia 5 de maio”.

A executiva de estudantes distribuiu os folders que já estavam impressos no Conselho Nacional das Entidades Estudantis de Farmácia (CoNEEF), organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Campanha foi realizada em todas as regiões do país, no dia 5 de maio de 1999. “Aí, em Goiânia, dentro do Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia, em 1998, discutimos como foi importante realizar esta campanha junto à população. Então, foi definido, lá em Goiânia, que essa campanha seria realizada sempre no dia 5 de maio ou no próximo dia útil. E, hoje, todo mundo se refere a esta data como o dia do Uso Racional de Medicamentos”, relatou Nathalie.

Os autores pensam em fazer um livro sobre a história dos 20 anos da Campanha 5 de maio, pelo Uso Racional de Medicamentos. Caso você tenha algum relato sobre a história ou realização da campanha, entre em contato Antonio Bonfim (antoniojbonfim@gmail.com) e Nathalie Dewulf (nlsdewulf@ufg.br) e contribua com a organização desse registro histórico.

A mostra pode ser acessada neste link 20 anos da campanha URM

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700