Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Três brasileiros compõem a nova diretoria da AFPLP

Data: 21/11/2019

A Farmácia brasileira ampliou o seu espaço no cenário internacional. Três farmacêuticos brasileiros foram eleitos membros da diretoria da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP) para o biênio 2020-2021. A AFPLP promove a cooperação entre países e organizações corporativas, em favor da formação profissional de qualidade e da valorização profissional nos países de língua portuguesa.

O resultado da eleição, que ocorreu no dia 30 de outubro, na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, na cidade de Porto, em Portugal, foi anunciado nesta quinta-feira (21)  durante a 488ª Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), pelo coordenador técnico-científico do conselho, José Luis Miranda Maldonado, um dos eleitos. Ele ocupará o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral da entidade. Na avaliação dele, essa maior representatividade é importante para mostrar as atividades desenvolvidas no país e estabelecer convênios com outros países de língua portuguesa. “Em questões farmacêuticas, a liderança, sem dúvida nenhuma, é brasileira. E nós precisamos mostrar isso para o mundo, estabelecer mais colaboração com os países africanos e com Portugal, para aproximar a atividade em benefício de toda a população de fala portuguesa. Esse tipo de liderança é importante no ponto de vista da atividade de cada país.”, afirmou.

Outros dois importantes cargos da Diretoria da AFPLP – os de vice-presidente do Conselho Administrativo e de presidente do Conselho Fiscal – serão ocupados, respectivamente, pelo presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, e pelo diretor secretário-geral do CFF, Erlandson Uchôa.

Durante a Assembleia Geral da AFPLP foi aprovada por aclamação a resolução “Os Farmacêuticos na Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde”, que detalha e realça a importância de incentivar os farmacêuticos a participar nas Políticas de Saúde, para que, em colaboração com outros profissionais e autoridades, possam atuar na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Também foi anunciada a data do XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa, que acontecerá de 7 a 9 de maio de 2020, em Lisboa, Portugal, simultaneamente ao Congresso ocorrerá um simpósio e a assembleia geral da AFPLP. O tema será “Abrir horizontes. Fazer acontecer”.

A Diretoria da AFPLP ficou composta da seguinte forma:

Conselho Administrativo

Presidente – Helder Mota Filipe (Portugal)

Vice-Presidentes – Boaventura Moura (Angola) e Walter da Silva Jorge João (Brasil)

Conselho Fiscal

Presidente - Erlandson Uchôa (Brasil)

Vice-presidente - Antônio Pedro Kutala Zangulo (Angola)

Assembleia Geral

Vice-presidente – José Luis Miranda Maldonado (Brasil)

Secretário-geral – Dario Bastos Martins (Portugal)

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700