Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Em Paris, CFF participa da assembleia geral da ISDB

Data: 18/10/2019

 

Mais de 60 profissionais da saúde e formadores de opinião participaram da assembleia geral da Sociedade Internacional de Boletins sobre Medicamentos (ISDB), realizada dos dias 10 a 12 de outubro, em Paris - França. O boletim Farmacoterapêutica, publicação do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF), é membro pleno da ISDB desde 2015 e foi representado neste evento internacional, no qual foram debatidos temas relacionados ao universo dos periódicos e apresentados os novos membros plenos da sociedade.

A farmacêutica do CFF e editora-chefe do boletim Farmacoterapêutica, Dra. Carolina Maria Xaubet Olivera, representante da entidade no evento, explica que a ISDB é uma rede mundial de boletins e periódicos sobre medicamentos e terapêuticas que são financeiramente e intelectualmente independentes da indústria farmacêutica.

O Cebrim apresentou, por meio de um pôster, os resultados de uma pesquisa de opinião com os leitores do boletim Farmacoterapêutica. Também foram expostas e distribuídas as últimas edições do boletim 2019, juntamente aos demais boletins dos membros da sociedade. O participante Carlos Duran, do Equador, elogiou a segunda edição do boletim Farmacoterapêutica pelo seu conteúdo prático.

Durante o evento, o presidente da ISDB, Dick Bijl, apresentou a nova política de conflito de interesses da sociedade. Na sequência, os palestrantes trataram dos temas: Desprescrição, citando a prescrição excessiva de medicamentos e não fundamentada nas diretrizes clínicas, como por exemplo, benzodiazepínicos, antidepressivos, antibióticos, estatinas e os inibidores da bomba de prótons; Big Data, o professor Berg Antes, biomédico alemão, ressaltou sobre a importância da seleção de informação utilizada para se resguardar do marketing e priorizar a busca informação de qualidade e baseada em evidências científicas para preservar a saúde e a vida; Uso abusivo de opioides, sendo muitas vezes prescritos para a dor crônica; Ensaios Clínicos, com a necessidade de estudos robustos, com metodologia adequada, evitando a duplicidade e permitindo a replicação; Conflito de interesses, sobre a necessidade da transparência em termos da declaração; Regulamentação de medicamentos, nesse processo existe a necessidade de evidências.

Outro tema da pauta, foi a farmacovigilância pós-comercialização, no qual foi comentado o caso do Mediator® (benfluorex), que provocou a morte de pelo menos 1.300 pessoas na França. De acordo com a Dra. Carolina, afirmou-se também que, no caso de medicamentos oncológicos, existe pouca evidência sobre os benefícios clínicos pela ocasião do registro.

A representante do CFF também realizou a visita técnica à sede da revista francesa Prescrire para conhecer o processo editorial e coletar informações sobre referências utilizadas pela equipe. A Dra. Carolina explica que a Prescrire é uma organização sem fins lucrativos, totalmente financiada por seus assinantes e não aceita publicidade ou outro suporte externo. “A Prescrire e a Prescrire International são revistas de referência, fornecem informação independente para os profissionais da saúde. A organização também publica uma revista específica para enfermeiros, denominada Compétence”.

A revista Prescrire é disponibilizada no formato impresso e digital e o acesso ao conteúdo é restrito aos assinantes, porém, existe conteúdo de livre acesso nos sites da Prescrire em francês www.prescrire.org/fr e Prescrire International, em inglês https://english.prescrire.org/en/Summary.aspx
 


Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700