Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos realizaram 481 atendimentos no Bem Estar Global

Data: 09/11/2018

O Bem Estar Gobal aportou em Recife nessa sexta-feira, 9, em pleno mês da campanha Novembro Diabetes Azul, alusiva ao dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes. Esse foi o tema na Tenda da Farmácia, montada no Parque Santana pelo Conselho Federal de Farmácia e pelo Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE), com entidades parceiras. Entre testes de glicemia e colesterol capilar, hemoglobina glicada capilar, medida de pressão arterial e consultas, os farmacêuticos realizaram 481 atendimentos para 163 pessoas (122 mulheres e 41 homens). Também foram distribuídas mais de 200 mudas de plantas medicinais. 

E na capital que é a terceira classificada no ranking de diabetes para o público feminino, no país, segundo o Vigitel, inquérito telefônico do Ministério da Saúde para a vigilância de doenças crônicas no Brasil, um grande número de mulheres com diagnóstico da doença recorreu ao atendimento prestado pelos farmacêuticos.

“O mais preocupante é que, em boa parte, elas apresentavam um quadro de descontrole dos índices glicêmicos, claramente agravado por fatores econômicos e sociais. Essas mulheres, pela sua condição social, não conseguem acessar os serviços de saúde para cuidarem de si próprias e de suas famílias”, observou Monica Lenzi, farmacêutica especialista em diabetes e integrante do Grupo de Trabalho sobre Diabetes do CFF, que participou da equipe de atendimento.

Um caso que exemplifica muito bem é o da dona de casa Adriana Maria de Oliveira. Ela tem diabetes e, com um filho autista, que demanda atenção constante, não consegue comparecer às consultas na unidade de saúde para fazer o tratamento corretamente. Ontem estava com os níveis de glicemia muito altos e foi encaminhada a Unidade de Pronto Atendimento. Ednéia dos Santos é outra paciente, cujo estado demandou atenção especial dos farmacêuticos. “Ela estava com uma taxa de hemoglobina glicada de 12%, o dobro do aceitável, e já apresenta sequelas do diabetes”, disse o farmacêutico Hágabo Mathyell, responsável pelo atendimento de Ednéia, que foi encaminhada a uma unidade básica de saúde para continuar sendo acompanhada.

A presidente do CRF-PE, Gisêlda Castro, agradeceu ao presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, pela decisão de aliar os conselhos de Farmácia ao projeto do Bem Estar Global, ação que tem proporcionado muita visibilidade ao trabalho do farmacêutico. Ela ressaltou a escolha acertada do tema para a edição de Recife. “Encaminhamos vários casos suspeitos de mulheres com diabetes, e descontrole da doença. Então foi muito importante.” O secretário-geral, Leandro Medeiros, destacou o enfoque dado à Fitoterapia, área em que ele atua. “Temos uma tradição no uso de plantas medicinais aqui em Pernambuco”, observou. Para a vice-presidente, Sarah Christine Cavalcanti Ximenes, um ponto importante da ação foi a oportunidade que os farmacêuticos tiveram de colocar sua capacidade técnica a serviços de tantas pessoas.

Recife foi a sétima cidade a receber o Bem Estar Global em 2018. “Parabéns à equipe envolvida na organização, que conseguiu realizar um número considerável de atendimentos em um tempo recorde. Antes mesmo do horário previsto, todos os pacientes que receberam fichas haviam sido atendidos”, destacou Walter Jorge João. Conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Pará, ele lembrou que, nessa edição, a festa da saúde e da qualidade de vida foi embalada por sua conterrânea, a cantora Joelma.

A assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, agradeceu à equipe e às entidades parceiras, cujo apoio foi fundamental para os bons resultados obtidos na ação. Estiveram junto com os conselhos de Farmácia nessa edição do Bem Estar Global, a Faculdade Pernambucana da Saúde (FPS), a Prefeitura Municipal do Recife e a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC). O presidente da entidade, Tarcisio José Palhano, destacou ao final da ação que, mais uma vez, a sensação era a do dever cumprido. “Agradeço aos colegas que estiveram junto conosco nessa importante missão, de levar o cuidado farmacêutico à população do Recife.”

Rastreamento – O Bem Estar Global de Recife ocorre em um momento especial para o CFF. Com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Conselho está realizando a campanha Rastreamento de Casos Suspeitos de Diabetes Mellitus – Novembro Diabetes Azul, um esforço conjunto para rastrear o risco de incidência do diabetes em todo o país. A meta é avaliar 11,6 mil brasileiros de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO de diabetes, no período de 14 a 30 de novembro.

Mais de 400 farmácias parceiras participam voluntariamente do estudo, que inclui teste gratuito de glicemia capilar, medida de circunferência abdominal, peso e altura, além da aplicação do teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), que avalia o risco de desenvolvimento do diabetes nos próximos dez anos. Casos suspeitos serão encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica. Farmácias e farmacêuticos que desejarem, ainda podem se inscrever para participar da pesquisa, basta preencher o formulário de adesão. Acesse o formulário - (PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI).

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700