Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos no Bem Estar Global

Data: 17/04/2018

Pesquisa recente realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estima que os danos relacionados a medicamentos, além de extremamente prejudiciais ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas, custariam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). O mais grave é que metade dos casos avaliados no estudo seria evitada com uma supervisão mais cuidadosa e efetiva dos tratamentos. Buscando fazer sua parte frente a este cenário, a Rede Globo e o Conselho Federal de Farmácia estão juntos, desde março, no projeto Bem Estar Global, caravana da saúde promovida pelo programa Bem Estar. A próxima edição será na sexta-feira, dia 20 de abril, das 7 às 12 horas, no Espaço Alternativo, em Porto Velho (RO).

Junto com a o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO) e a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) o CFF colocará uma equipe de farmacêuticos e estudantes de Farmácia voluntários em atendimento à população para contribuir com o uso correto, seguro e racional de medicamentos. Em três tendas, os farmacêuticos vão atuar no combate às MRMs, auxiliando os usuários de medicamentos a obter o máximo benefício possível de seus tratamentos, fornecendo informações e materiais educativos que auxiliam os pacientes no processo de uso dos medicamentos. 

Nos casos em que for identificada a de necessidade de alguma alteração nas prescrições, será feito o encaminhamento do paciente, informando ao prescritor a necessidade de revisão do tratamento. A intenção é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e intervir tecnicamente no sentido de corrigi-los. A população está sendo convidada a comparecer ao local da ação levando seus medicamentos, receitas e resultados de exames laboratoriais, caso tenham.

Os farmacêuticos também vão tirar dúvidas sobre a utilização de dispositivos inalatórios muito utilizados por pessoas que tem asma, e aquelas com diabetes em uso de insulina, receberão seletores para orientar os locais corretos de aplicação desse medicamento. Também aprenderão como reciclar embalagens plásticas de parede rígida para descarte de seringa de aplicação de insulina, lancetas e tiras reagentes, evitando o descarte no lixo comum.
Serão realizados testes capilares de glicemia e colesterol e medida da capacidade respiratória pelo Peak Flow. Pacientes que apresentarem algum desses parâmetros alterados serão avaliados quando à necessidade, efetividade e segurança dos medicamentos em uso ou da necessidade de serem encaminhados ao médico para elucidação diagnóstica.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho vai disponibilizar uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no local do evento e abriu a agenda do dia na Unidade Mauricio Bustani para atender os pacientes que passarem pelas tendas da Farmácia no Bem Estar Global e que necessitarem de atendimento de emergência, diagnóstico ou ajustes na farmacoterapia. O Hospital Santa Marcelina receberá os pacientes com pé diabético e feridas. Farmácias locais da rede Pague Menos e que já dispõem de atendimento em consultório farmacêutico também

Práticas integrativas estão na pauta nas atividades dos farmacêuticos. Especialistas ministrarão oficinas sobre plantas medicinais, e farão atendimento de auriculoterapia, técnica da medicina tradicional chinesa voltada à promoção de bem-estar e melhorias na qualidade de vida.

Além de Salvador (BA), em março, e Porto Velho (RO), em abril, o projeto Bem Estar Global será promovido pela Rede Globo nas cidades de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Ribeirão Preto (SP). A caravana é realizada há quatro anos e tem oferecido atendimentos de saúde gratuitos para a população por meio da cooperação de entidades convidadas que participam voluntariamente prestando serviços à comunidade.

Farmacêuticos em Ação no Bem Estar Global

Quem: Conselho Federal de Farmácia (CFF), Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) e o Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF-RO), em parceria com o Programa Bem Estar, da Rede Globo
Data: 20 de abril
Horário: das 7 às 12 horas
Local: Espaço Alternativo

Serão oferecidos:

• Consulta farmacêutica
• Medida de pressão arterial
• Medida da capacidade pulmonar
• Dosagem da taxa de glicose e colesteral capilar
• Orientações sobre uso correto de medicamentos e dispositivos inalatórios (asma)
• Rastreamento em saúde
• Oficina de plantas medicinais
• Atendimento de auriculoterapia

Atenção!
Pessoas em uso de um ou mais medicamentos, estão convidadas a trazer as receitas ou embalagens e resultados de exames laboratoriais.

Fotos Relacionadas





TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700