Elaborado pelo Comitê Científico da Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o livro “Medicamentos Biológicos na Prática Médica” é uma obra inédita que traz relevantes informações e dados sobre como os especialistas devem utilizar os medicamentos biológicos no tratamento de seus pacientes.
Trata-se do mais completo estudo para atualização do conhecimento científico dirigido a médicos de diferentes áreas como oncologia, doenças autoimunes e inflamatórias, diabetes, insuficiência renal crônica, hepatites, hemofilia e trombolíticos e antitrombóticos.
“Embora conhecidos há muito anos, os biológicos vêm experimentando enormes avanços ultimamente.
Os remédios biológicos crescem na rotina dos médicos e dos pacientes brasileiros.
Doenças têm experimentado um novo arsenal terapêutico, com o advento de novas drogas, trazendo cada vez mais benefícios”, lembra o presidente da AMB, Florentino Cardoso.
Avanços obtidos pela ciência nas últimas décadas transformaram os medicamentos biotecnológicos em esperança para milhões de pessoas em torno do mundo.
O Brasil saiu na frente de diversos países, inclusive europeus, ao regulamentar os medicamentos biológicos e definir as regras fundamentais para o registro e comercialização dos produtos, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – (RDC 55/2010).
“A partir deste marco legal, os produtos biológicos passaram a fazer parte dos mais importantes debates sobre políticas públicas e desafios do sistema de saúde no Brasil”, diz Antônio Britto, presidente-executivo da Interfarma.
Com tiragem de 65 mil exemplares, o livro Medicamentos Biológicos na Prática Médica será um valioso instrumento de disseminação dos conceitos e dos benefícios desse tipo de medicamentos que são uma alterativa para a nova fronteira da medicina.
Para a Interfarma, no entanto, o esforço para a introdução dos medicamentos biológicos no mercado brasileiro passa pelo acesso às novas drogas, por uma política efetiva e coordenada sobre inovação.
“Além disso, é preciso estar atento à necessidade de os produtos biológicos serem pesquisados, desenvolvidos, prescritos e comercializados no Brasil com ênfase em segurança, eficácia, qualidade e, acima de tudo, com ética”, finaliza Antônio Britto.
Fonte: Portal Hospitais Brasil
Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.
SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615
Fone: (61) 3878-8700