Projetos

Atualizado em 26 de setembro de 2019

O Cebrim/CFF coordena e apoia iniciativas que estejam de acordo com nossa missão, visão e valores. Eis os projetos em andamento:

Educação em Saúde em Pediatria (Cacilda, saúde e Cia)

Uma das atribuições do farmacêutico que atua no Centro de Informação sobre Medicamentos, segundo a Resolução CFF nº 671, de 25 de julho de 2019 (CFF, 2019), é promover educação em saúde voltada à população. Atualmente, as intervenções educativas em relação ao uso de medicamentos necessitam ser ampliadas e mais efetivas, e assim, exercer impacto positivo na promoção da saúde da população.
O farmacêutico, por sua vez, inserido na equipe multidisciplinar, tem um papel importante a desempenhar na educação em saúde com o objetivo de melhorar o conhecimento dos indivíduos sobre estilo de vida saudável e uso de medicamentos, refletindo positivamente na segurança e na adesão ao tratamento quando indicado.
A educação em saúde é uma das estratégias utilizadas para a promoção do uso racional de medicamentos, os farmacêuticos, como os profissionais da saúde são fundamentais na disseminação de informações relacionadas aos medicamentos à população, incluindo o público, muitas vezes esquecido, as crianças, corroborando com a promoção do uso racional por meio de informações seguras, atualizadas e baseadas em evidências.
Nessa perspectiva, portanto, as intervenções educativas significam educar com a finalidade de promoção da saúde e formação integral dos sujeitos como atores sociais críticos que compreendem e questionam as relações sociais, transformando os sujeitos em cidadãos participantes do processo de educação em saúde, colaborando para aumentar a consciência, conhecimento, e a compreensão das condições de vida e relações existentes com a saúde, em defesa da qualidade de vida.
O presente projeto de pesquisa está cadastrado com nº CAAE 31011020.8.0000.8153 na Plataforma Brasil e foi aprovado pelo Parecer nº 4.154.468 do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal no dia 14 de julho de 2020.

A primeira publicação da equipe do projeto é o livro "SOS, o corona chegou!", também publicado em inglês "SOS, the corona is here!".

As publicações e outras informações sobre o projeto estão disponíveis em: https://cffcomunicacao.wixsite.com/turmadacacilda 

Avaliação de Medicamentos Novos e com Problemas de Segurança na América Latina 

Atualmente, o Cebrim/CFF atua e lidera o projeto da RedCIMLAC para Avaliação de Medicamentos Novos e com Problemas de Segurança na América Latina.
Trata-se de um grupo de trabalho para a realização de estudos multicêntricos com o objetivo de avaliar medicamentos em nível regional, com publicação do documento: Posicionamentos Terapêuticos e Recomendação da RedCIMLAC.
O GT atualmente está finalizando o Procedimento para Avaliação de Medicamentos da RedCIMLAC, norma que guiará as avaliações do grupo. Além disso, já foram recebidas as listas de medicamentos das agências regulatórias dos países para priorização das avaliações de 2016.

 

Guia de Monitoramento de Centros de Informação sobre Medicamentos

O Cebrim, por meio de sua atuação na RedCIMLAC, criou um grupo de trabalho de representantes de CIM-membros da América Latina para construção do “Guia de Monitoreo de CIM”.
Esse trabalho está sendo concebido em quatro etapas sendo, a realização da I Oficina de Indicadores de Qualidade de CIM, o Projeto-piloto para Aplicação de Indicadores de Qualidade de CIM, a Validação de Indicadores de Qualidade de CIM e, por último, a publicação dos resultados na forma do guia de monitoramento de centros de informação sobre medicamentos.
As duas primeiras atividades foram realizadas em 2014-2015, já as últimas estão previstas para finalização em 2016 com a publicação do guia pela OPAS/OMS.

 

Parceria com a ONG BUKO Pharma-Kampagne

Comportamento empresarial: o que fazem as companhias farmacêuticas alemãs sediadas no Brasil para favorecerem acesso e disponibilidade de medicamentos essenciais. Registrado no Sistema Nacional de Ética em Pesquisa (SISNEP) sob o número: CAAE - 0353.0.013.012-11.

Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo descritivo, realizado no período de 2011 a 2012, no qual foram analisados aspectos como essencialidade, racionalidade terapêutica e acessibilidade dos medicamentos comercializados no Brasil pela Baxter, Bayer-Schering e Boehringer Ingelheim, bem como sobre estratégias empregadas por estas companhias para a promoção dos mesmos.

O objetivo geral do estudo foi analisar o comportamento empresarial de companhias farmacêuticas alemãs sediadas no Brasil, sobre o acesso e disponibilidade de medicamentos essenciais.

Os objetivos específicos foram:

Analisar a disponibilidade e a acessibilidade de medicamentos essenciais produzidos e comercializados no Brasil pelas companhias Baxter, Bayer-Schering e Boehringer Ingelheim.
Analisar a influência das práticas empresariais destas companhias sobre a prescrição e utilização de medicamentos produzidos pelas mesmas.
Analisar outros fatores que possam influenciar a disponibilidade e acessibilidade aos medicamentos essenciais das referidas companhias farmacêuticas.

O relatório final desta pesquisa está disponível em português, inglês e alemão.