20/05/2010 - Presidente do CFF é homenageado no Dia do Medicamento Genérico

Por sua luta em favor da criação da política que instituiu os medicamentos genéricos, no Brasil, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, foi homenageado, ontem (19.05.10), em sessão especial realizada, na Câmara Municipal de Goiânia (GO). A sessão, proposta pelo Vereador Anselmo Pereira, em comemoração ao Dia Nacional do Medicamento Genérico (20.05), também, homenageou Nara Luiza de Oliveira (Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária/Goiás), e Heno Jácomo Perillo, Presidente da Halex Istar Indústria Farmacêutica, por terem “levantado” a bandeira do medicamento genérico, no Estado de Goiás. Na ocasião, também, foram homenageados os laboratórios Teuto Brasileiro, Neoquímica e Vitapam.

O Presidente do CFF agradeceu a homenagem, lembrando que, há pouco mais de dez anos, esteve com o então Ministro da Saúde, José Serra, e questionou qual seria a melhor forma para reduzir o preço dos medicamentos. O Ex-Ministro, então, explicou que já estava em votação a Lei dos Genéricos e que, em breve, o País teria medicamentos mais baratos.

Quando a Lei 9.787/99 foi publicada, o Presidente do CFF viajou por todo o País, pregando os benefícios dos medicamentos genéricos. “Incentivei o uso, informando que o resultado terapêutico não sofreria consequência alguma, e que toda sociedade teria acesso a produtos com custos reduzidos, desde que os prescritores indicassem os medicamentos genéricos. Digo que a Lei dos Genéricos não é uma conquista do CFF ou do Ministério da Saúde e, sim, uma conquista dos brasileiros”, afirmou Jaldo de Souza Santos, na Câmara Municipal de Goiânia.

Estiveram presentes à solenidade o Presidente da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), Pedro Canedo; a Diretora da Central de Medicamentos de Alto Custo, Juarez Barbosa; Lília Cileide de Queiroz, Diretores do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), e farmacêuticos convidados.

 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Yosikazu Maeda

Dr. Jaldo de Souza Santos recebe a homenagem do Vereador Anselmo Pereira


Vereador Anselmo Pereira e Heno Jácomo Perillo


Vereador Anselmo Pereira e Nara Luiza de Oliveira


Vereador Anselmo Pereira e Italo Melo, Representante do Laboratório Teuto


Representantes do CRF-GO e farrmacêuticos homenageados


Representantes do CRF-GO 2


Representantes do CRF-GO 1


Representantes do CRF-GO


Pronunciamento do Vereador Anselmo Pereira 1


Pronunciamento do Vereador Anselmo Pereira


Pronunciamento da Dra Nara Luíza de Oliveira


Magali Demoner e Zilamar Costa, representantes da Comissão de Ensino do CFF


Jaldo de Souza Santos e farmacêuticas de Goiás


Homenageados e farmacêuticos convidados


Dr. Jaldo de Souza Santos, vereadores e convidados 1


Dr. Jaldo de Souza Santos, vereadores e convidados


Dr. Jaldo de Souza Santos e o Vereador Anselmo Pereira


Dr. Jaldo de Souza Santos e estudantes de farmácia


Dr. Jaldo de Souza Santos durante seus agradecimentos


Convidados da Sessão Especial