12/01/2016 - Pesquisa com planta do Cerrado para o tratamento do vitiligo é tema da ENTREVISTA FARMACÊUTICA

A “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (13.01.16) convidou o farmacêutico e pesquisador em plantas medicinais, DR. EDEMILSON CARDOSO DA CONCEIÇÃO, para falar sobre a nova fase da pesquisa com as furanocumarinas, substâncias presentes na planta mama-cadela (Brosimum gaudichaudii), com vistas à produção de um medicamento fitoterápico para o tratamento do vitiligo. Nesta fase, estão sendo realizados testes com animais de laboratório para a avaliação da segurança do produto.

A promissora pesquisa, coordenada por DR. EDEMILSON, é desenvolvida pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e envolve, ainda, pesquisadores das faculdades de Medicina e de Agronomia da mesma instituição de ensino. Conta com uma parceria com a Emater-GO e a Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP).

Típica do Cerrado brasileiro, a mama-cadela, segundo denuncia o pesquisador, corre risco de extinção, devido à sua extração irracional e à depredação que vem sofrendo o bioma. Na entrevista desta quarta-feira, DR. EDEMILSON CARDOSO DA CONCEIÇÃO falará sobre a ação das furanocumarinas no tratamento do vitiligo e sobre a eficácia e a segurança do fitoterápico a ser produzido a partir da mama-cadela.

DR. EDEMILSON CARDOSO tem doutorado e pós-doutorado em Tecnologia Farmacêutica pela USP, é professor da Faculdade de Farmácia da UFG e coordenador de pesquisas com plantas medicinais naquela instituição.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, com início às 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista, com nova edição, será transmitida, também, por uma rede formada por 900 emissoras de rádio localizadas, em todo o País, e liderada pela “Agência Radio Web”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia", com vistas a levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

 


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas