15/10/2009 - Presidente do CFF participa da abertura do 2º Cracse

A solenidade de abertura do “2º Congresso Regional de Análises Clínicas do Sudeste” (Cracse) foi realizada, no Auditório Praia da Costa, no Centro de Convenções de Vila Velha (ES), nessa quarta-feira (14.10.09). À mesa, estavam os presidentes do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos; do 2º Cracse, Henrique Tomazzi; e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), Ulisses Tuma.

Em discurso, Jaldo de Souza Santos destacou as recentes conquistas da categoria farmacêutica e lembrou da luta dos farmacêuticos-bioquímicos para manter como atividade não privativa da medicina o exercício da citopatologia. “Na próxima semana, segue para votação, no Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei do Ato Médico. De acordo com o texto aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, a realização dos exames citopatológicos e seus respectivos laudos, NÃO é atividade privativa da medicina, ficando, assim, garantido o direito de farmacêuticos-bioquímicos realizarem tais exames”, disse.

Souza Santos lembrou que os farmacêuticos lutam, ainda, pela retirada da expressão diagnóstico citopatológico do inciso VIII do artigo 4º, do Projeto de Lei 7.703/06, que pode tolher a atuação do farmacêutico-bioquímico.

O 2º Cracse é promovido pela SBAC e vai até o dia 17 de outubro. A organização prevê a participação de mais de mil profissionais, entre farmacêuticos-bioquímicos, médicos patologistas e biomédicos, além de representantes de laboratórios e indústrias. Na programação, constam palestras, como “Avanços na área da microbiologia clínica”; “Atualização em marcadores tumorais e a sua importância no laboratório clínico”; “Gestão de marketing e recursos humanos no laboratório clínico”; “Interpretação clínica do hemograma em medicina tropical”; e workshops, como “Os novos rumos da profissão farmacêutica” e “Empreendedorismo e empregabilidade no mercado farmacêutico - você está preparado?”.

Mais detalhes no site www.sbac.org.br
 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Fotográfo: Yosikazu Maeda

Ulisses Tuma, Presidente da Sbac; Henrique Tomazzi, Presidente do 2º Cracse; e Jaldo de Souza Santos, do CFF.