Os farmacêuticos brasileiros que atuam, em farmácias e drogarias, acabam de ganhar uma organização voltada exclusivamente à atenção farmacêutica. No dia 03 de abril de 2009, foi fundada a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), durante o VI PharmaRS, realizado de 2 a 4 de abril, na cidade de Bento Gonçalves (RS).
Durante a assembléia de fundação da SBFC, foi eleita a diretoria provisória da Sociedade, que permanecerá no cargo por, no máximo, seis meses. Os escolhidos foram: Juliano da Rocha, Presidente (RS); Marize Girão dos Santos, Vice-Presidente (CE); Cadri Awad, Primeiro Secretário (GO); Fabiane Leffa, Segunda Secretária (RS); Djalma Sayão Lobato Filho, Primeiro Tesoureiro (RS) e Mary Jane de Oliveira, Segunda Tesoureira (MA). Durante seis meses, a diretoria provisória deve organizar a administração da Sociedade, criar, no mínimo, sete sociedades regionais e, por fim, planejar o processo eleitoral que elegerá a diretoria para a gestão de três anos.
Para o Presidente interino da SBFC, Juliano da Rocha, a criação da Sociedade é de extrema importância para a profissão, pois representará a área da Farmácia com o maior número de profissionais. “Tínhamos a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh) e a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), mas não tínhamos uma entidade para representar o farmacêutico que está na farmácia, seja pública ou privada. A partir de agora, a SBFC lutará por melhores salários, condições de trabalho e capacitação para o farmacêutico, que não é um simples funcionário, mas o responsável técnico da farmácia”, afirma.
A fundação da SBFC contou com a participação e adesão de representantes dos 11 Conselhos Regionais de Farmácia, da Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar), do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfargo) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF), representado pelo Vice-Presidente, Amilson Álvares. “Acredito que a farmácia comunitária tenha sido o local do primeiro emprego de cerca de 70% dos farmacêuticos brasileiros e o aprendizado, na prática, acontece nas farmácias. A criação da SBFC intensificará a qualificação dos profissionais que estão em contato direto com a população e levará grandes benefícios para a saúde dos brasileiros”, afirmou o Vice-Presidente do CFF.
Mais informações sobre a Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC) podem ser obtidas pelo e-mail sbfc@sinfargo.org.br