17/03/2014 - Presidente do CFF é patrono da turma de Farmácia da UFPA

Na noite do dia 13 de março, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João foi patrono da turma de Farmácia/2014. Na oportunidade, docentes, estudantes e dirigentes de entidades da área da saúde comemoraram os 110 anos da Faculdade de Farmácia.

A Faculdade de Farmácia teve sua origem na Escola de Farmácia do Pará, fundada no ano de 1903. A denominação de Faculdade de Farmácia só foi adquirida em 1941, na condição de unidade de ensino superior particular. A autorização para funcionar só veio em 1945, e o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), em 1949. Depois de federalizada, em 1950, a Faculdade integrou-se à Universidade Federal do Pará, o que ocorreu no ano de 1957.

Por fim, já integrada à UFPA, a Faculdade transformou-se em curso de Farmácia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), a partir de 1971. Em 2002, o projeto pedagógico da Faculdade sofre uma reorientação, o que implica na necessidade de mudança do próprio nome da Faculdade – que passará de “Faculdade de Farmácia” para “Faculdade de Ciências Farmacêuticas”. Em 2006, foi fundado o Mestrado em Ciências Farmacêuticas, um dos primeiros dentro do ICS. Este ano, em mais uma ação pioneira da Faculdade, foi criado o Doutorado em Inovação Farmacêutica.

Fotos Relacionadas