19/07/2013 - Ministra reconhece precariedade do sistema público de saúde

BRASÍLIA - A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reconheceu nesta quinta-feira a precariedade da gestão no sistema público de saúde e as irregularidades que, segundo ela, preocupam o governo.

“Tem roubalheira no sistema de saúde brasileiro, tem desvio de recurso, tem aplicação não adequada, não eficiente dos recursos”, disse a ministra em entrevista a emissoras de rádio de todo o país, ao ser informada da existência de comissões parlamentares de inquérito em Campo Grande (MS) para investigar irregularidades no sistema de saúde local.

Além de problemas de gestão, o sistema público de saúde carece de recursos, disse a ministra, que lamentou a extinção, ocorrida em 2007, da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF) - tributo que previa recursos para a saúde.

“Não só temos poucos recursos, precisaríamos ter mais recursos aplicados na educação (sic), e foi uma pena, eu diria até algo quase criminoso, você ter retirado da saúde aquele recursos advindo da CPMF”, afirmou a ministra, que, à época, era uma das líderes governistas no Senado do governo Lula.

 

 

Fonte: Portal Valor Econômico
Autor: Bruno Peres

Fotos Relacionadas