Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 23

Capa da Revista
Coisa encomendada - OPNIÃO DO PRESIDENTE
Em seu artigo para a seção de Opinião, o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, trata do fato de o ministro da Saúde, José Serra, ter voltado a admitir a possibilidade de os medica- mentos virem a ser vendidos em supermercados. Souza Santos lançou um desafio: que o ministro apresente, do ponto de vista da saúde, um único motivo que justifique a sua idéia. "De minha parte, como farmacêutico e homem de saúde, posso provar que essa proposta não trará nada, além de prejuízos à saúde da população", alertou o presidente do Conselho.
Cosmética Nordeste: R$ 3 milhões em negócios, indústrias em crescimento - FEIRA
Por que o setor de cosmética cresce tanto, no Ceará? Fortaleza já possui a segunda maior feira cosmética do País e um curso de Farmácia centrado na formação de profissionais para a indústria, tanto em medicamento, quanto em cosmético. A PHARMACIA BRASILEIRA entrevistou o presidente do Sindquímica/Ceará, João Fernandes Fontenelle, e a professora doutora Vânia Matos, coordenadora do curso de Farmácia da Unifor. Com Fontenelle, a revista aborda o mercado cosmético, e, com Vânia Matos, o aspecto científico do setor, principalmente em que pese a atividade do farmacêutico. A matéria traz ainda uma visão nacional da cosmética.
Citologia: a intransigente busca pelo controle de qualidade - ANÁLISES CLÍNICAS
Se há uma obsessão entre os farmacêuticos-bioquímicos, é o zelo incondicional e a intransigência em favor do controle da qualidade na realização dos exames. É assim que pensam e agem, por exemplo, os farmacêuticos especializados em citologia esfoliativa. Eles sabem o quanto é minucioso e dificultoso certificar o resultado dos exames, devido aos padrões que lhes servem de referência e que são definidos sob aspectos bastante particulares. A PHARMACIA BRASILEIRA produziu um longo material sobre as análises clínicas, no País. São várias textos, muitas entrevistas e pesquisas.
Farmácia sem farmacêutico será punida - ACRE
Notícias divulgadas, no Acre, de que a Justiça reconhece que farmácia e drogaria podem funcionar sem farmacêutico são, além de falsas, um "terrorismo", segundo o vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Salim Tuma Haber.
Brasileiro é eleito presidente da Federação Pan-Americana - ENTREVISTA - GUSTAVO ÉBOLI
O brasileiro Gustavo Baptista Éboli, conselheiro federal de Farmácia pelo Rio Grande do Sul, é o novo presidente da Federação Pan-americana de Farmácia (Fepafar). A sua eleição, por unanimidade, quebra um jejum de 46 anos sem um brasileiro ocupando o cargo. A chapa encabeçada por Éboli reuniu ainda os brasileiros Salim Tuma Haber e Micheline Marie Meiners, ambos igualmente conselheiros federais.
Medicamentos pelos Correios é risco à saúde - PERIGO
O Governo estará prestando um desserviço à saúde da população, se vier mesmo autorizar a venda de medicamentos pelos Correios. O alerta é do presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, diante das notícias de que o Ministério da Saúde está concluindo estudos comesse objetivo.
Farmácia e demagogia - ARTIGO
O farmacêutico e ex-ministro da Cultura, Aluísio Pimenta, denuncia, em seu artigo intitulado "Farmácia e demagogia", que a Anvisa, segundo publicou a imprensa, propõe, a título de baratear os preços dos medicamentos, a compra desses produtos diretamente dos laboratórios, através dos Correios. "Lamento que uma medida tão demagógica atinja o setor de vigilância sanitária", alerta.
Salas: "Farmacêutico não é custo adicional. É valor agregado" - ENTREVISTA - RODRIGO SALAS
O costarriquenho Rodrigo Salas é eleito primeiro presidente do Fórum Farmacêutico das Américas, que acaba de ser instalado. Em entrevista à PHARMACIA BRASILEIRA,Salas diz os farmacêuticos são apresentados como custos adicionais que se paga pelo medicamento. "Acontece que o farmacêutico não é custo. O farmacêutico é um valor agregado e a sua intervenção é valorosa", explica.
Ginkgo e demência - CIENTÍFICAS
Notas tratando do que há de mais atual, no Brasil e no mundo, em assuntos científicos nomeio farmacêutico.
A farmácia perde Garibaldi - FALECIMENTO
Um infarto fulminante no miocárdio tirou a vida do conselheiro federal de Farmácia pelo Maranhão e ex-vice-presidente do CFF, Garibaldi José de Carvalho Filho, aos 55 anos.Utopista irrecuperável, poeta, intelectual, professor de Fisiologia da UFMA, o farmacêutico faleceu, dia primeiro de janeiro, em Brasília.
Farmacêutica brasileira ganha prêmio internacional - PESQUISA
A farmacêutica e pesquisadora brasileira Marcela de Freitas Lopes recebeu, no dia dois de dezembro, na Alemanha, o Prêmio Aspirina®, concedido a jovens cientistas pela Bayer S.A. O prêmio é resultado de sua pesquisa com a Aspirina, no tratamento da doença de Chagas.
Governador de Goiás sai em defesa dos genéricos - GENÉRICOS
O governador de Goiás, Marconi Perillo, denuncia, em São Paulo, que uma purplee de influência mundial foi montada, para induzir a prescrição médica pelo valor comercial acima do efeito terapêutico. Perillo faz uma denúncia veemente da política de medicamentos genéricos.
A energia da atenção farmacêutica - ENTREVISTA - GLÁUCIA REGINA
A Perine era uma farmácia comum como outra qualquer, no bairro Boa Vista, em Curitiba. E poderia, se quisesse, manter a sua vida pacata, sem grandes novidades. Mas o destino não quis assim. O destino chama-se Gláucia Regina Paula Pinto, uma farmacêutica recém formada pela UFPR. Movida apenas pela energia da atenção farmacêutica, Gláucia transformou a Farmácia Perine de estabelecimento comum em referência.
Gordura vegetal: prejuízo pode ser maior que o da gordura saturada - VÁRIAS
O que há de mais atual sobre a atividade farmacêutica está em "Várias".
Agenda do farmacêutico - CALENDÁRIO
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão, aqui, na Agenda do Farmacêutico.
Editorial - BOLETIM FARMACOTERAPÊUTICA
O boletim Farmacoterapêutica é uma publicação bimensal elaborada pelo Conselho Federal de Farmácia e Cebrim.
Infarma - ARTIGOS
Informativo Profissional do Conselho Federal de Farmácia.
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553