Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 24

Capa da Revista
Programas de saúde sem farmacêutico são equívoco - OPNIÃO DO PRESIDENTE
Em seu artigo, o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, critica o Governo, que criou os programa de Interiorização e o de Saúde em Família (PSF), sem incluir, neles, o farmacêutico. "É um equívoco grosseiro", denuncia. Com o farmacêutico participando dos programas, os seus benefícios sanitários seriam maiores e os custos do SUS com o medicamento cairiam em cerca de 50%, acrescenta Souza Santos.
Estabilidade de medicamentos: Realidade Brasileira - ENTREVISTA - ANSELMO GOMES DE OLIVEIRA
Problemas com a conservação de medicamentos, no Brasil, ocorrem principalmente no transporte, nas farmácias e drogarias e nas mãos dos usuários. A falta de conservação desestabiliza o medicamento, podendo transformá-lo em uma bomba letal. A advertência é do professor de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, doutor Anselmo Gomes de Oliveira, uma autoridade no assunto, em entrevista à PHARMACIA BRASILEIRA. e UMA HISTÓRIA VIVA DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA Patrícia Minatovicz Ferreira Doblinski, farmacêutica, 25 anos, professora da Unipar, conta, em artigo, a sua incrível experiência à frente da farmácia do posto de saúde da pequena Tapejara, cidade situada ao norte do Paraná, com aproximadamente 13 mil habitantes. Ela fez a diferença na saúde pública do lugar, com a sua atenção farmacêutica.
RDC 33 sob fogo cruzado - MANIPULAÇÃO
O alerta é do diretor tesoureiro do CFF, Élber Barbosa. Ele entende que o controle de qualidade pela própria farmácia, exigido pela Vigilância, é excessivo, caro e fora de parâmetro. "A pequena farmácia não dá conta de cumprir essa exigência", explica. A PHARMACIA BRASILEIRA entrevistou Élber Barbosa e também o presidente da Anfarmag, Marco Perino, e o farmacêutico Ademir Silva, proprietário de uma pequena farmácia de manipulação, em São Paulo, para saber o que acham da Resolução, re-editada, em janeiro deste ano.
FHC sanciona lei que cria política nacional do sangue - SANGUE
O presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei que estabelece a política nacional de sangue para o Brasil. O farmacêutico deve conhecer essa política, pois ele, principalmente o analista clínico, ele está habilitado para atuar em estabelecimentos hemoterápicos (bancos de sangue), em todos os seus setores, inclusive na direção. A PHARMACIA BRASILEIRA entrevistou Beatriz Macdowell, gerente geral de Sangue e Hemoderivados da Anvisa.
A saúde precisa de atenção farmacêutica - ARTIGO
"A Farmácia, no Brasil, precisa ser marcada pela atenção farmacêutica", observa a conselheira federal pelo Mato Grosso do Sul, Kleanthi Lidia Haralampidou, em artigo para a PHARMACIA BRASILEIRA.
Pausa para festejar. E refletir - DIA DO FARMACÊUTICO
Mais que um ato festivo, a solenidade comemorativa do Dia do Farmacêutico, realizada pelo CFF, em Brasília, este ano, foi também uma grande oportunidade para um debate fecundo sobre a profissão, que contou com a presença do presidente da FIP (Federação Farmacêutica Internacional), o dinamarquês Peter Kielgast.
Citocinas e desordens da alimentação - CIENTÍFICAS
Notas tratando do que há de mais atual, no Brasil e no mundo, em assuntos científicos no meio farmacêutico.
Alagoas: a formação de um novo ambiente farmacêutico - CRF/AL
Em dois anos sob intervenção do CFF, Conselho de Alagoas colhe resultados positivos do trabalho que vem desenvolvendo. Presidente da Junta Diretiva, Clóvis Lorena, aponta mudanças no ambiente farmacêutico do Estado.
Voando no ninho - ENTREVISTA - ALL PHARMA JR.
Estudantes de Farmácia da Unesp de Araraquara (SP) criam, com a ajuda de professores e de profissionais especializados, empresa júnior All Pharma Consultoria Farmacêutica. Ela presta serviços, como produção e execução de projetos e consultorias, a empresas farmacêuticas, entidades etc. Sem fim lucrativo, a All Pharma Jr tem um único objetivo: fazer com que os acadêmicos aprendam o que não podem aprender, via currículo.
Dr. Jaldo paraninfa turma de formando, na Bahia - FORMATURA
Dr. Jaldo paraninfa turma de formandos, na Bahia.
Genéricos terão tarja amarela - GENÉRICO
Genéricos terão tarja amarela.
Farmácias virtuais ganharão regulamento - INTERNET
A venda de medicamentos sujeitos a controle especial continuará proibida nesses estabelecimentos.
Informações nutricionais mais completas nos rótulos de alimentos e bebidas - NUTRIÇÃO
Dentro de seis meses, os rótulos de alimentos e bebidas vão ter explicações mais completas sobre o valor nutritivo dos produtos.
País já tem banco público de cordão umbilical - TRANSPLANTE DE MEDULA
O ministro da Saúde, José Serra, inaugurou, em fevereiro, o banco de cordão umbilical do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o primeiro público a funcionar, no País.
Agenda do farmacêutico - CALENDÁRIO
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão, aqui, na Agenda do Farmacêutico.
O papel do Farmacêutico na Prevenção de Problemas Relacionados ao Uso de Medicamentos - BOLETIM FARMACOTERAPÊUTICA
O boletim Evidência Farmacoterapêutica é uma publicação bimensal elaborada pelo Conselho Federal de Farmácia e Cebrim.
Infarma - ARTIGOS
Informativo Profissional do Conselho Federal de Farmácia.
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553