Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 25

Capa da Revista
Transcendendo os números - OPNIÃO DO PRESIDENTE
A pesquisa e a produção são etapas caríssimas do medicamento. ?Mas o que a população mais carente deve fazer para ter acesso àquele medicamento que vai lhe garantir a vida? Vender o barraco? Roubar? Prostituir as filhas? Não, o acesso ao medicamento é sagrado, é um direito de todos?, pergunta e responde o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, no artigo intitulado "Transcendendo os números". Segundo ele, a forma para se garantir o acesso é um problema do Estado. ?Ele é que tem que ir atrás das formas para garantir esse direito?, diz.
A nova "Bíblia" do Farmacêutico - RESOLUÇÃO
A categoria farmacêutica brasileira acaba de ganhar a mais completa regulamentação sobre a sua atividade, nas farmácias e drogarias: a Resolução número 357, do CFF. Ela regulamenta as boas práticas farmacêuticas. Detalhista e profunda, a nova Resolução possui 124 artigos. Alguns deles são uma novidade, em se tratando de legislação farmacêutica, pois dispõe sobre atividades do profissional que ainda não foram regulamentadas. São os casos do capítulo que dispõe sobre a prestação da assistência farmacêutica domiciliar e do que trata da dispensação de alimento.
Farmacopéia Brasileira: O sonho de crescer - FARMACOPÉIA BRASILEIRA
A Farmacopéia Brasileira quer dar o grande salto dos seus 72 anos de vida e se tornar uma organização forte e independente. Segundo a sua Comissão Permanente de Revisão, isso somente será possível, se ela levantar o aporte financeiro para montar a estrutura de que necessita, que inclui, entre outros itens, a aquisição de um laboratório para o desenvolvimento de metodologia analítica. Entrevistamos o presidente da Comissão da Farmacopéia, farmacêutico químico Celso Figueipurpleo Bittencourt. Entrevistamos, também, o presidente da Subcomissão do Formulário, Salvador Alves Pereira. A Subcomissão está elaborando o primeiro Formulário Brasileiro de Medicamentos.
CFF a um passo de integrar a FIP - INTERNACIONAL
O Conselho Federal de Farmácia será o mais novo membro da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), se tiver a sua proposta de filiação aprovada pelo Comitê Ordinário da Federação. A filiação,segundo o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, representará uma ?atualização com a História?, à medida em que posiciona o Conselho além das linhas de fronteiras geográfica e temporal. Representará ainda uma porta de entrada para que a categoria farmacêutica brasileira aproxime-se mais das novas políticas farmacêuticas que vêm sendo adotadas, no mundo. ROMPENDO FRONTEIRAS ?O CFF não poderia mais ficar voltado para o seu próprio umbigo, mantendo-se na linha de isolamento internacional?. As palavras são do presidente do Conselho Federal, Jaldo de Souza Santos, comentando, em entrevista à PHARMACIA BRASILEIRA, a filiação, já quase assegurada, do órgão à Federação Farmacêutica Internacional (FIP). Na entrevista, ele fala das vantagens da filiação e de outras questões de primeira ordem.
Novos tempos, novas exigências - FARMÁCIA CLÍNICA
O farmacêutico ainda não está se apercebendo de que as transformações tecnológicas e científicas, que vêm promovendo mudanças profundas na atividade farmacêutica, estão exigindo que ele amplie irrestritamente a sua base de conhecimentos, inclusive universais, a ponto de ter que dominar não apenas as ciências farmacêuticas, mas múltiplas áreas do saber, como a neurolingüística, a antropologia, a administração, entre tantas outras. O alerta é do secretário-geral do Conselho Federal de Farmácia, farmacologista Arnaldo Zubioli.
Um exemplo catarinense - ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Desde 1998, a farmácia-escola da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) vem desenvolvendo um projeto de atenção farmacêutica aos pacientes portadores de hipertensão arterial, que residem nos bairros Dehon e Morrotes, em Tubarão. Conheça as atividades envolvidas no projeto.
Adeus ao Biotônico Fontoura - FORTIFICANTES
O farmacêutico Aluísio Pimenta, ex-ministro da Cultura (Governo Sarney), brinda esta edição da PHARMACIA BRASILEIRA com um saudoso artigo, falando do fim do Biotônico Fontoura (composição com álcool). ?Conheci-o, há cerca de 70 anos, na farmácia de meu pai, em São Sebastião dos Pintos, onde o vendíamos para os adultos como tônico ferruginoso, responsável pelo fornecimento de ferro necessário à reconstrução da hemoglobina devorada pelo Ancilostomus duodenali, produtor do mal da terra ou amarelão - naqueles tempos um dos grandes problemas do Brasil?, diz.
Éboli preside primeira reunião da Fepafar - INTERNACIONAL
O Conselho Diretor da Federação Pan-americana de Farmácia (Fepafar) fez a sua primeira reunião sob a presidência do brasileiro Gustavo Éboli, em Orlando, Estados Unidos. Na reunião, foi avaliado o problema envolvendo o Brasil, Estados Unidos e a Organização Mundial do Comércio (OMC), na perspectiva da produção de medicamentos patenteados no tratamento da Aids.
Socorro à África Portuguesa - ATENÇÃO FARMACÊUTICA
A atenção farmacêutica, nos países da África portuguesa, precisa sair da penúria em que sempre se encontrou e buscar um paradigma de desenvolvimento. O apelo é do vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Salim Tuma Haber, e foi manifestado, em Lisboa (Portugal). "Povo algum resiste a uma carência tão vital para a saúde", alertou Tuma Haber.
Pré-conferências de ensino - EDUCAÇÃO
Estão começando, em todas as regiões do País, as pré-conferências preparatórias para a II Conferência Nacional do Ensino Farmacêutico,que vai acontecer, em Brasília, no mês de outubro deste ano. Os eventos serão realizados pelo Conselho Federal de Farmácia, através de sua Comissão de Ensino. Eles terão como tema central a "Avaliação institucional e a capacitação profissional".
Livro sofre infecção hospitalar ganha Prêmio Jabuti - HOSPITAL
Estudo da Anvisa mostra que só 38% dos hospitais do País têm comissões de controle de infecção funcionando.
Bons negócios - PARCERIA
Negócios com a indústria norte-americana, na área de medicamentos genéricos,podem ser uma boa alternativa para farmacêuticos brasileiros. A constatação é do tesoureiro do CFF, Élber Barbosa Bezerra de Menezes. Ele integrou a Missão Comercial, organizada pelas Embaixadas dos EUA, no Brasil, que foi a Nova Jersey conhecer de perto o mercado de genéricos daquele País. O diretor do CFF voltou bastante impressionado com as oportunidades de negócios oferecidas pelas indústrias norte-americanas.
Prêmio Nobel destaca papel da Farmácia na aproximação dos povos - INTERNACIONAL
Oscar Arias Sánchez, ex-presidente da Costa Rica, encontrou-se com o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, em Orlando, na Flórida. e Aleitamento materno: Proposta Brasileira é aprovada em Genebra.
Artigos Científicos - CIENTÍFICAS
Neurotoxicidade da Metanfetamina...
São Paulo - INAUGURAÇÕES
Secretaria Auxiliar: CFF mais perto do farmacêutico paulista.
Assistência farmacêutica na Espanha: a prática faz a diferença - ARTIGO
O conselheiro suplente de Farmácia por São Paulo, Márcio Fonseca,visitou várias farmácias, na Espanha, e pôs, no papel (ele escreveu o artigo "Assistência farmacêutica na Espanha: a prática faz a diferença"),a incrível experiência que viveu, lá. "Na maioria dos países europeus,não se discute a necessidade de a atenção farmacêutica ser incluída em qualquer programa que vise à assistência à saúde, pois ela culturalmente é considerada parte integrante da mesma. O que se pode discutir é a forma como ela deve ser prestada", explica.
Agenda do Farmacêutico - CALENDÁRIO
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão, aqui, na Agenda do Farmacêutico.
Farmacovigilância - BOLETIM FARMACOTERAPÊUTICA
O boletim Evidência Farmacoterapêutica é uma publicação bimensal elaborada pelo Conselho Federal de Farmácia e Cebrim.
Infarma - ARTIGOS
Informativo Profissional do Conselho Federal de Farmácia.
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553