Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 26

Capa da Revista
O alicerce - OPINIAO DO PRESIDENTE
Em seu artigo intitulado ?O alicerce?, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, fala do conhecimento e da qualificação como o alicerce para a construção de um profissional de carreira sólida.
Conhecimento - Eis a diferença - FARMÁCIA INDUSTRIAL
Poucas vezes, no Brasil - e nenhuma vez, dentro do CFF, se abriu, com igual abrangência, uma reflexão e um debate sobre o conhecimento e a qualificação do farmacêutico industrial brasileiro, como agora. A PHARMACIA BRASILEIRA traz ampla reportagem sobre o tema, com entrevistas "ping-pong". com os presidentes da Abifarma, Alanac e Sindusfarma, para saber o que os homens que estão à frente das indústrias farmacêuticas nacional e multinacional pensam do farmacêutico.
A informática na farmácia - ARTIGO
Já pensou no quanto o farmacêutico perde, em tempo e trabalho, realizando, manualmente, o registro de psicotrópicos e entorpecentes em livros específicos? Foi pensando nesta dificuldade que o farmacêutico Evandro Carlos Lebarch elaborou um software, que substitui o trabalho manual de registro. Ele explica a sua criação no artigo ?A informática na farmácia?.
O EXEMPLO DE BELÉM - BELÉM
Foi vibrante e exemplar a vitória imposta pelos farmacêuticos de Belém (PA), capitaneados pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará/Amapá, aos proprietários de farmácia e drogarias, representados pelo seu sindicado, o Sincofarma-PA. Resultado da vitória histórica: não há, em toda Belém, uma única farmácia e drogaria aberta, sem a presença do farmacêutico, qualquer que seja o horário de funcionamento, inclusive durante os plantões noturnos. Essa performance alça Belém à vanguarda da atenção farmacêutica, no Brasil
O exame Papanicolau e o exercício farmacêutico - ARTIGO
Farmacêuticos estão habilitados ao exercício das citologias clínica oncótica e hormonal, por disposição legal. Por atos corporativistas, o Conselho Federal de Medicina editou a Resolução 1473/97, dispondo que o exame citohistoanatomopatológico seria ato exclusivamente médico. Mas os farmacêuticos continuam tendo direito a fazê-lo. O consultor jurídico do CFF, Antônio César Cavalcanti Jr. explica o que está acontecendo, no artigo ?O exame Papanicolau e o exercício farmacêutico?.
FARMÁCIA TOTAL - RESOLUÇÃO 357/2001
Por desconhecer as resoluções do Conselho Federal de Farmácia, o farmacêutico não vinha atuando, plenamente, dentro da farmácia. Exemplo clássico é o do farmacêutico que tem farmácia alopática e acha que não pode manipular produto homeopático e mesmo alopático. Mas a Resolução 357/2001, do CFF, está trazendo o sentido da integralidade ao profissional. É o que pensa o tesoureiro do CFF, Élber Barbosa, entrevistado pela PHARMACIA BRASILEIRA.
O farmacêutico e a atenção às urgências/emergências - ARTIGO
O que você sabe sobre a atuação do farmacêutico nas as urgências e emergências, como as ambulâncias? A integrante da Comissão de Questões profissionais do CFF, Ilenir Leão Tuma, explica o fato, no artigo ?O farmacêutico e a atenção às urgências/emergência?.
VANGUARDA, HUMANIDADE, APRENDIZADO - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Dois projetos, criativos e humanitários, desenvolvidos pelo curso de Farmácia da Universidade Paranaense (Unipar), provam, mais uma vez, o quanto é possível romper as fronteiras dos campus universitários e chegar à comunidade, prestando-lhe assistência. E com a vantagem de colocar o acadêmico de Farmácia cara a cara com as realidades social e sanitária que o cercam, além de levá-lo à prática farmacêutica. Os projetos são o Assistência Farmacêutica Domiciliar e o Farmácia da Partilha.
Notas tratando do que há de mais atual, no Brasil e no mundo, em assuntos científicos no meio farmacêutico. - CIENTÍFICAS
Notas tratando do que há de mais atual, no Brasil e no mundo, em assuntos científicos no meio farmacêutico.
Prescrever e comercializar medicamentos: burla às leis e perigo à saúde - ARTIGO
A conselheira federal de Farmácia pelo Mato Grosso do Sul, Kleanthi Lidia Haralampidou, no artigo irPrescrever e comercializar medicamentos: burla às leis e perigo à saúdelm fala das unimeds. Diz que os médicos querem voltar ao tempo do doutor faz-de-tudo, inclusive vender medicamento, o que é proibido.
AGENDA DO FARMACÊUTICO - AGENDA DO FARMACÊUTICO
AGENDA DO FARMACÊUTICO
BOLETIM FARMACOTERAPÊUTICA - FARMACOTERAPÊUTICA
BOLETIM FARMACOTERAPÊUTICA
Farmacêuticos sentem-se ?desprestigiados? pelo Governo - SUSPENSÃO
Elevação, para R$ 6 mil, nos salários dos médicos e a manutenção do patamar salarial para outros profissionais de saúde deixam farmacêuticos indignados com o Governo de Rondônia. Eles revelam que estão ?desestimulados? para trabalhar
CRFs fazem 40 anos - CONSELHOS REGIONAIS
Descerramento da placa de inauguração da nova sede do CRF/PR, dia cinco de julho de 2001. Da esquerda para a direita: o deputado estadual Orlando Pessuti (PMDB-PR); o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos; a presidente do CRF-PR, Célia Fagundes da Cruz, e o deputado estadual e ex-ministro da Saúde, Jamil Haddad (PSB-RJ).
Genéricos dão novo perfil ao mercado farmacêutico brasileiro - ECONOMIA
Genéricos dão novo perfil ao mercado farmacêutico brasileiro
Desarmamento de Medicamentos - FILANTROPIA
De nome sugestivo, o projeto Desarmamento de Medicamentos, elaborado pela Associação Regional dos Farmacêuticos de Uberlândia (MG), vai ?desarmar? as casas, coletando medicamentos das farmácias domésticas para doá-los às entidades filantrópicas
Professores de Deontologia e Legislação terão Encontro Nacional; Anvisa autoriza farmácia a divulgar preços de medicamentos. - ENSINO DE FARMÁCIA
Professores de Deontologia e Legislação terão Encontro Nacional
Infarma - ARTIGOS
Informativo Profissional do Conselho Federal de Farmácia.
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553