Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 29

Capa da Revista
Atenção farmacêutica: nossa origem, identidade e futuro - OPINIÃO
Dr. Jaldo de Souza Santos diz, em seu artigo, que levar o farmacêutico para a farmácia, para que preste os seus serviços de atenção farmacêutica, será a prioridade desta sua terceira gestão como presidente do Conselho Federal de Farmácia.
Conselho Nacional de Educação aprova generalista - ENSINO FARMACÊUTUICO
Está sacramentado: a partir de agora, quem estudar Farmácia, no Brasil, irá se formar farmacêutico generalista. O Conselho Nacional de Educação (CNE), através de sua Câmara de Ensino Superior, aprovou a proposta de diretrizes curriculares que institui a mudança no ensino farmacêutico. A proposta é originária do ?I Fórum Nacional de Avaliação de Diretrizes Curriculares?, onde foi apresentada, discutida, votada e aprovada pela categoria O Fórum foi realizado pelo CFF.
RESUMIDAS - RESUMIDAS
A revista PHARMACIA BRASILEIRA faz a estréia, nesta edição, da coluna ?Resumidas?. São textos sintetizados sobre acontecimentos envolvendo a atividade farmacêutica.
Farmacêuticos elegem diretores do CFF - ELEIÇÕES
O farmacêutico Jaldo de Souza Santos (Goiás) foi eleito, pela terceira vez consecutiva, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Ele encabeçou a chapa vitoriosa ?União Farmacêutica?, integrada ainda por Élber Barbosa Bezerra de Menezes (Ceará), eleito vice-presidente; Lérida Maria dos Santos Vieira (Roraima/Acre), secretária geral, e Salim Tuma Haber (Pará/Amapá), eleito tesoureiro.
FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA: PRIORIDADE DA NOVA DIRETORIA - ENTREVISTA / JALDO DE SOUZA SANTOS
Que meios o Conselho Federal de Farmácia adotará para executar o maior dos seus projetos, nesta gestão que se inicia, que é o de levar o farmacêutico para as farmácias? Em entrevista ao jornalista Aloísio Brandão, editor desta revista, o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, responde a esta e outras perguntas, traçando o perfil da nova administração.
Atenção farmacêutica: em busca de um consenso para o Brasil - ARTIGO
?Atenção farmacêutica: em busca de um consenso para o Brasil? é o título do artigo da farmacêutica brasileira Micheline Meiners, secretária executiva do Foro Farmacêutico das Américas (em Washington - EUA), órgão da Organização Pan-americana de Saúde (Opas)/OMS. Explica Micheline que atenção farmacêutica, da expressão em inglês pharmaceutical care, surge, em meados da década de 80, nos Estados Unidos, provocando todo um repensar da filosofia e prática profissional farmacêutica.
Vigilância Sanitária: questão de cidadania - CONFERÊNCIA
O setor de saúde, em geral, e as autoridades, em especial, precisam discutir o setor farmacêutico, sob o prisma da atenção farmacêutica. O apelo foi feito pelo então vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (ele foi reeleito diretor do CFF, para o cargo de tesoureiro), Salim Tuma Haber, na palestra que fez na Conferência da Anvisa. A Conferência debateu a importância da vigilância sanitária para a construção da cidadania.
Responsabilidade técnica: uma abordagem pedagógica - ARTIGO
O professor Carlos Cecy, da PUC-PR, traz um artigo de cabeceira para os farmacêuticos, abordando a responsabilidade técnica, dentro de uma abordagem pedagógica.
FARMÁCIA HOSPITALAR - FARMÁCIA HOSPITALAR
O assunto volta nesta edição, com uma entrevista com os farmacêuticos Victor Hugo Travassos, um dos responsáveis pela introdução da moderna farmácia hospitalar, no País, e com o espanhol Alberto Herreros de Tejada, residente em Madri, uma das maiores autoridades em farmácia hospitalar da Europa. Tejada, que vem sempre ao Brasil para ministrar cursos, tem acompanhado o desenvolvimento deste segmento, no Brasil.
Contribuição para a História da Farmácia, em Sergipe - ARTIGO
O Brasil precisa conhecer a história de Marcos Ferreira de Jesus, um farmacêutico e homem nada comum. Sergipano, nascido em 1893, além de profissional dedicado e consciente, o Nordeste também o conheceu pelas sérias lutas que travou contra o desmatamento e em defesa dos direitos da mulher sertaneja e de todos os menos favorecidos. Até Lampião, o rei do cangaço, teve de respeitar aquele destemido e ilibado farmacêutico. Tudo isso e muito mais está no artigo ?Contribuição para a História da Farmácia, em Sergipe?, de Márcio Antônio da Fonseca e Silva, farmacêutico e conselheiro federal suplente por São Paulo.
Farmacêuticos de Araraquara vão construir sede científica - ASSOCIATIVISMO
Os farmacêuticos de Araraquara (SP) e região, associados da entidade Afar, estão tirando do papel um projeto, no mínimo, ousado: a construção de uma sede científica própria, com anfiteatro, salas e camarins, dois auditórios, quatro laboratórios para pesquisa, salas para aulas teóricas e práticas etc. Ali, acontecerão cursos e outros eventos técnico-científicos. A Afar vai mais longe. Quer reformar o seu belo clube campestre e atrair novos sócios.
CIENTÍFICAS - CIENTÍFICAS
Notas exclusivamente científicas tratam do que há de mais atual, no Brasil e no mundo, dentro do universo farmacêutico.
Farmacêuticos sul-americanos discutem futuro da profissão - CONGRESSO DA FEFAS
O futuro da profissão farmacêutica foi o tema que norteou o ?VII Congresso da Fefas? (Federação Farmacêutica Sul-americana). Líderes farmacêuticos das Américas estiveram presentes ao evento. O presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, declarou que a qualificação e o fortalecimento da atenção farmacêutica determinarão o futuro profissional.
VÁRIAS - VÁRIAS
Um conjunto de pequenas matérias capta os acontecimentos farmacêuticos, sob os ângulos econômico, técnico, político etc.
AGENDA DO FARMACÊUTICO - AGENDA DO FARMACÊUTICO
Todos os eventos farmacêuticos, no Brasil e fora.
BOLETIM FARAMACOTERAPÊUTICA - BOLETIM FARAMACOTERAPÊUTICA
BOLETIM FARAMACOTERAPÊUTICA
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553