Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 30

Capa da Revista
A LIÇÃO DOS ABNEGADOS - OPINIÃO
Jaldo de Souza Santos, presidente do CFF, traz um artigo emocionado, falando das 22 pessoas homenageadas pelo CFF com a Comenda do Mérito Farmacêutico. ?Quanta riqueza acumularam em favor da humanidade! Riquezas intelectual e de conhecimentos, diga-se. Homenageá-los é o mínimo que o Conselho Federal de Farmácia devefazer?, explica Souza Santos.
ILHA DE QUALIDADE - ANÁLISES CLÍNICAS
Entrevistas com autoridades das análises clínicas mostram que o setor é uma ilha de qualidade. Nela, todos os farmacêuticos-bioquímicos buscam o topo da qualificação. Os laboratórios, por sua vez, submetem-se a intermináveis acompanhamentos para avaliação dos serviços que prestam, estando todos inscritos em pelo menos um programa externo de qualidade.
RDC 238/2001: supressão do Certificado de Regularidade decepciona farmacêuticos - FUNCIONAMENTO DE FARMÁCIAS E DROGRIAS
Os farmacêuticos brasileiros, principalmente os diretores de Conselhos de Farmácia, não aceitam a decisão da Anvisa, de suprimir o Artigo 7ºda RDC 238, que determinava que a autorização de funcionamento de um estabelecimento farmacêutico somente poderia ser concedida,mediante a apresentação da cópia do Certificado de Regularidade,emitido pelos CRFs. Mas um acordo diminuiu o impasse.
A Farmácia pelas lentes de Jean Parrot - ENTREVISTA
Quando fala sobre Farmácia, os olhos azuis do Dr. Jean Parrot brilham. Ele é uma das maiores autoridades farmacêuticas do mundo. Presidente da Ordem dos Farmacêuticos da França e vice-presidente da Federação Farmacêutica Internacional, Parrot veio ao Brasil, para receber a Comenda do Mérito Farmacêutico. Para ele, o farmacêutico tem que encontrar o ponto de equilíbrio entre o comércio e a saúde, presentes na farmácia. Jean Parrot é entrevistado pela PHARMACIA BRASILEIRA.
VÁRIAS - RESUMIDAS
A coluna ?Resumidas? traz textos sintetizados sobre acontecimentos envolvendo a atividade farmacêutica.
PARA FICAR NA HISTÓRIA - DIA DO FARMACÊUTICO
Afora o que teve de emoção e beleza, a solenidade de comemoração ao Dia do Farmacêutico de 2002, realizada pelo Conselho Federal de Farmácia,teve ainda de profundidade nas discussões sobre a profissão. E mais: a solenidade provou que é o mais importante evento do gênero, no Brasil. Na ocasião, o CFF concedeu a Comenda do Mérito Farmacêutico a 22 homenageados. Entre os eles, estavam o governador de Goiás, Marconi Perillo, e o presidente da Ordem dos Farmacêuticos da França, Jean Parrot.Foi uma solenidade para ficar na história.
Farmácia, uma profissão moderna - ARTIGO
Novo artigo do farmacêutico e professor Aluísio Pimenta, ex-ministro da Cultura e ex-reitor da UFMG, lembra a praga do amarelão, que provocava uma romaria à farmácia do seu pai, no interior de Minas, em busca de duas publicações clássicas: o ?Almanaque Pílulas de Vida do Dr. Ross?, e o ?Almanaque do Jeca Tatu?.
VÁRIAS - VÁRIAS
Um conjunto de pequenas matérias capta os acontecimentos farmacêuticos, sob os ângulos técnico, científico, econômico, político etc.
APhA comemora 150 anos, cobrando resgate do farmacêutico junto à sociedade - INTERNACIONAL
A Associação Farmacêutica Norte-americana (APhA), sediada em Washington (EUA), completou150 anos de fundação. O presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, e diversas outras autoridades farmacêuticas internacionais participaram das comemorações do sesquicentenário. O aniversário transformou-se em um fórum de manifestações em favor da retomada do papel do farmacêutico como elemento fundamental na saúde dos povos.
CIENTÍFICAS - CIENTÍFICAS
Notas exclusivamente científicas tratam do que há de mais atual, no Brasil e no mundo, dentro do universo farmacêutico.
Considerações sobre o dengue clássico e o hemorrágico - ARTIGO
Artigo dos farmacêuticos Abigail Ester do Amaral Costa e Levy Gomes Ferreira, da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, traz uma profunda abordagem científica sobre a temível dengue, nas versões clássica e hemorrágica. É uma leitura obrigatória a todos os profissionais de saúde,especialmente farmacêuticos.
Farmácias e drogarias só funcionarão com autorização da Anvisa - NORMAS DA ANVISA
Uma série de matérias trata das normas adotadas recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas de interesse do farmacêutico.
Genéricos: mercado em crescimento - MEDICAMENTOS
Genéricos: mercado em crescimento
Parasitologia Clínica é obra de cabeceira - LANÇAMENTO
Parasitologia Clínica é obra de cabeceira
AGENDA DO FARMACÊUTICO - AGENDA DO FARMACÊUTICO
Todos os eventos farmacêuticos, no Brasil e fora.
Cebrim: dez anos ? Breve histórico e reflexões - BOLETIM FARAMACOTERAPÊUTICA
Cebrim: dez anos ? Breve histórico e reflexões
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553