Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira N° 58

Capa da Revista
Opinião do Presidente - ÍNDICE
"Três fatos recentes traduzem o momento positivo da profissão farmacêutica. Em Belo Horizonte, quase 4 mil bioquímicos participam do "34º Congresso Brasileiro de Análises", buscando qualificação e aprimoramento científico. Enquanto isso, 1.500 farmacêuticos hospitalares rumam para Goiânia, atrás de excelência no setor, ao participar do "VI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar". E o Ministério da Saúde acena para o CFF com uma parceria pela organização da assistência farmacêutica no SUS com a inclusão dos serviços farmacêuticos". É o que diz o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, em seu artigo.
Curso do CFF chega a Porto Alegre, Salvador e Vitória - QUALIFICAÇÃO E APRIMORAMENTO
Porto Alegre, Salvador e Vitória serão as próximas capitais a sediar o curso de aprimoramento "O Exercício Profissional Diante dos Desafios da Farmácia Comunitária", elaborado e oferecido pelo Cebrim/CFF.
Farmacêutico-bioquímico citologista. Quem é ele? - CITOLOGIA
O bioquímico que opta pela Citologia é, antes de tudo, um profissional além do seu tempo. Ele vislumbra novas áreas de atuação, algumas de ponta nas ciências da saúde. "A Citologia tem a capacidade de diagnosticar estágios pré-malignos de um câncer, permitindo o tratamento precoce e a cura da doença", realça o especialista Samuel de Morais Meira, farmacêutico, professor de Citologia Clínica da UFPB e Conselheiro Federal de Farmácia pela Paraíba.
Erros na interpretação dos laudos dos exames geram demandas jurídicas - ENTREVISTA
Em Porto Alegre, o farmacêutico-bioquímico Luiz Arno Lauer coordena a elaboração da "Cartilha Analítica", para auxiliar laboratórios vulneráveis a ações na Justiça, geradas por erros de interpretação dos laudos.
O CFF, no mundo - ENTREVISTA
A política externa do CFF deu mais um passo para a sua consolidação, com a viagem internacional do seu Presidente, Jaldo de Souza Santos, à França e Holanda, a convite de lideranças farmacêuticas mundiais. Em entrevista, Souza Santos explica como se situam o Conselho e os farmacêuticos brasileiros no contexto internacional.
SASTE/AP reúne parceiros no TAC - ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Uma articulação bem-sucedida da SASTE/AP (Serviço Auxiliar de Secretaria e Tesouraria do Estado do Amapá), órgão do CFF, junto ao Ministério Público e outros parceiros está resultando em acordos em favor da assistência farmacêutica, no Estado.
Novo ensino, novo farmacêutico - EDUCAÇÃO
Coordenadores de Cursos de Farmácia debateram as mudanças previstas pelas Diretrizes Curriculares e a qualidade do ensino. A Presidente da Comissão de Ensino do CFF e Conselheira Federal pelo Espírito Santo, Magali Demoner, analisa, em entrevista, a situação da mudança no ensino farmacêutico.
Diretrizes: as mudanças estão avançadas - ENTREVISTA
As Diretrizes Curriculares, instituídas pelo Ministé­rio da Educação, em 2002, carreiam mudanças profun­das e desejadas pelo universo acadêmico. Ainda assim, cinco anos depois de sua criação, algumas instituições de ensino ainda não as fixaram, alegando dificuldades. A Conselheira Federal de Farmácia pelo Espírito Santo e Presidente da Comissão de Ensino (Comensino) do Con­selho Federal de Farmácia, Magali Demoner Bermond, tem uma explicação para o descompasso que põe, de um lado, cursos com o processo de implantação con­solidado ou em fase de consolidação e, de outro, uma minoria de cursos que ainda não iniciaram a fixação das Diretrizes: "As mudanças têm que ser entendidas pelos cursos, para serem implantadas".
Responsabilidade e poder - AS PROFISSÕES (I)
O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, foi enfático, ao defender a organização dos serviços farmacêuticos nos setores público e privado, durante o Pautar Brasil, encontro que reuniu dirigentes de 14 Conselhos, para discutir a responsabilidade e o poder das profissões regulamentadas, no Brasil. O evento referendou a interpretação de que Conselhos Federais têm, sim, poder de polícia para fiscalizar, normatizar e restringir o exercício legal de suas respectivas profissões.
Eventos do CFF debatem emaranhado jurídico que envolve Conselhos - AS PROFISSÕES (II)
Ministros de Tribunais, Diretores de Conselhos de Profissões Regulamentadas, juristas e outros convidados debateram aspectos legais do segmento na II Conferência Nacional de Procuradores e Assessores Jurídicos dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, realizada paralelamente ao II Ciclo de Palestras dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas.
IPCF traz a visão de um novo tempo farmacêutico - QUALIFICAÇÃO, SAÚDE, MERCADO
IPCF. Os leitores devem ficar atentos a esta sigla. São as iniciais do Instituto de Pesquisas e Capacitação Farmacêutica, recém-fundado, em Goiânia, para habilitar farmacêuticos e desenvolver metodologias de trabalho.
"Usuário Feliz" - VÁRIAS
A atenção farmacêutica é o modelo ideal para responder às necessidades da população relacionadas ao uso do medicamento, segundo a OMS. Para atender aos direitos dos pacientes e deveres dos farmacêuticos, nessa área, o CFF lança o Programa Usuário Feliz. Esta e outras notas estão em VÁRIAS.
AGENDA DO FARMACÊUTICO - E MAIS
Os eventos farmacêuticos realizados, no Brasil e no exterior, estão, aqui, na "Agenda do Farmacêutico".
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL - ENCARTE
A Comfar (Comissão de Farmácia) do CFF traz, na terceira edição do seu encarte, uma abordagem sobre o planejamento empresarial.
FARMACOTERAPÊUTICA - FARMACOTERAPÊUTICA
Do factóide à evidência: busca de informações para ajudar o paciente no uso racional dos medicamentos
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - INFARMA
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E AÇÃO FARMACOLÓGICA DE POLISSACARÍDEOS SULFATADOS EXTRAÍDOS DA ALGA MARINHA AMANSLA MULTIFIDA - CARACTERIZAÇÃO
Leonardo Augusto Rego Souza; Tarciana Carvalho Gurgel Azevedo; Fernando Roberto Ferreira Silva, Maria Leila Cardoso; Caroline Addison Carvalho Xavier; Hugo Alexandre Oliveira Rocha; Celina Maria Pinto Guerra Dore; Edda Lisbo Leite
INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA SOBRE O TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS POR MODAL RODOVIÁRIO - INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA
Sonja Helena Madeira Macedo; Tatiane Ramos López García
ASSOCIAÇÃO DE ÉSTERES EMOLIENTES À AVOBENZONA - ASSOCIAÇÃO
Daniela Ferreira Ângelo; Nádia Carolina Garcia Bello; Márcio Ferrari
SUSCETIBILIDADE ANTIMICROBIANA DE ENTEROBACTÉRIAS ISOLADAS DE INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIO DE PACIENTES DE HOSPITAL DE BELÉM (PA) - SUSCETIBILIDADE
José Maria dos Santos Vieira; Ednei Charles da Cruz Amador; Felipe Pinto de Oliveira; Maria Aparecida de Abreu Netto; Antonia Benedita Rodrigues Vieira
VALIDADE DE MEDICAMENTOS.ÊNFASE EM FÁRMACOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS REUMATOLÓGICAS - VALIDADE DE MEDICAMENTOS
L. B. Leal; M. C. T. Silva; D. P. Santana
VALIDAÇÃO DA METODOLOGIA ANALÍTICA PARA HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO EM SUSPENSÃO ORAL - METODOLOGIA ANALÍTICA
João César Ferreira de Araújo; Crescencio Andrade Silva Filho; Gustavo Luiz B.Xavier Cardoso; Priscila Rodrigues
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.











Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553