Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira N° 56

Capa da Revista
. - ÍNDICE
.
Que Farmácia é esta, que cresce tanto e está, em todo lugar? - OPINIÃO DO PRESIDENTE
"O Dia do Farmacêutico é uma data para ser comemorada com alegria e com a convicção de que ela encerra um novo sentido". A afirmação é do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, em seu artigo "Que Farmácia é esta, que cresce tanto e está, em todo lugar?"
A Comenda - A Comenda
O momento alto da cerimônia do Dia do Farmacêutico foi a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico, a mais alta honraria do setor. Ela foi concedida a 30 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da Farmácia, no Brasil, entre elas autoridades do Governo, do Legislativo e do Judiciário, diretores de organizações farmacêuticas brasileiras e de outros países, empresários, jornalistas e outros convidados.
Discursos refletiram momento farmacêutico - Discursos
As responsabilidades dos farmacêuticos com vistas a garantir o acesso universal aos seus próprios serviços de qualidade e ao medicamento; as ações públicas para aproximar o cidadão do Governo de Goiás, através da Farmácia; a expansão das Análises Clínicas; e o crescimento da profissão farmacêutica. Estes foram alguns dos temas abordados nos discursos proferidos, durante a solenidade do Dia do Farmacêutico, pelo Presidente da FIP, Kamal Midha; do Governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho; do Presidente da SBAC, Ulisses Tuma; e do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos.
Prêmio Jayme Torres: um incentivo à pesquisa e à produção intelectual - Prêmio Jayme Torres
Cinco farmacêuticas conquistaram o Prêmio Jayme Torres, edição 2006: duas na categoria Farmacêutico e duas na Jovem Farmacêutico. A outra premiação foi uma menção honrosa.
Sistemas de liberação controlada - ARTIGO
"Desde as últimas décadas, uma atenção considerável esteve voltada para o desenvolvimento de novos sistemas de transporte de drogas, principalmente, porque a utilização da maioria dos compostos terapêuticos é sempre limitada pela impossibilidade de aumento de desagem". A observação é foco de artigo da professora Patrícia Santos e das formandas Juliana Sanches e Renata Falcare, da Universidade Anhembi Morumbi (SP).
CNS realiza primeira eleição de sua história. O eleito é o farmacêutico Francisco Júnior - CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE
Dia oito de novembro de 2006. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza a primeira eleição direta para a escolha de sua diretoria, nos 70 anos de criação do órgão. O nome do novo do Presidente eleito? Francisco Batista Júnior, representante do segmento dos trabalhadores da saúde. A sua profissão? Farmacêutico.
CFF quer oferecer cursos online - VÁRIAS
O CFF e a Universidade Católica de Brasília (UCB) iniciaram entendimentos para a difusão, via Internet, do curso "O Exercício Profissional Diante dos Desafios da Farmácia Comunitária: Fisiopatologia, Terapêutica e Informação sobre Medicamentos", na modalidade educação à distância. A qualificação é prioridade máxima para CFF. Esta e outras notícias estão na sessão VÁRIAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL - ENCARTE
PLANEJAR É PRECISO Para entrar 2007 com as esperanças renovadas em sua farmácia, a partir desta edição, temos um novo espaço, nesta revista, que visa a colaborar com o crescimento da sua empresa e seu aprimoramento profissional. A cada edição, um módulo trará dicas de assuntos do dia-a-dia da farmácia comunitária, abordando as melhores formas de empreender em sua empresa. Ao final do projeto, você terá em suas mãos um manual de gestão em farmácia comunitária.
AGENDA DO FARMACÊUTICO - E MAIS
Fique sabendo que eventos farmacêuticos serão realizados, no Brasil e no exterior.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - INFARMA
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
USO DE ÁLCOOL, TABACO E DROGAS ILÍCITAS POR ESTUDANTES DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - DROGAS ILÍCITAS
Daniella Silva Prado; Flaubertt Santana de Azeredo; Tiago Branquinho Oliveira; Clévia Ferreira Duarte Garrote
TRANSTORNOS ALIMENTARES: CONSIDERAÇÕES CLÍNICAS E DESAFIOS DO TRATAMENTO - TRANSTORNOS ALIMENTARES
Késia da Paixão Silva; Laura Machado Bringel Bezerra; Luciana de Melo Borges; Naiana Kelly Silva Bitencourt; Fernando Honorato; Vanessa Cristiane de Santana Amaral
TOXICIDADE AGUDA EM DOSE SIMPLES DO COMPOSTO EXPERIMENTAL CIS-TETRAAMINOXALATORUTÊNIO(III) - EXPERIMENTAL CIS-TETRAAMINOXALATORUTÊNIO(III)
Carlos Eduardo Silva Barbosa; Elisângela de Paula Silveira-lacerda;
FITOTERÁPICOS UTILIZADOS NA MEDICINA VETERINÁRIA, EM CÃES E GATOS - FITOTERÁPICOS
Andréia Tiemi Ozaki; Paula da Cunha Duarte Universidade Anhembi Morumbi - UAM
A UTILIZAÇÃO DO MESILATO DE NELFINAVIR NA TERAPIA ANTI-RETROVIRAL DE COMBATE A AIDS - UTILIZAÇÃO DO MESILATO DE NELFINAVIR
Vandessa Cristina da Silva Monteiro; José Guedes de Sena Filho; Rosali Maria Ferreira da Silva; Flávia Patrícia Morais de Medeiros; Miracy Muniz de Albuquerque; Pedro José Rolim Neto;
CUIDADOS NA PREPARAÇÃO DE MEDICAMENTOS COM EXTRATOS PADRONIZADOS DE GINKGO BILOBA - CUIDADOS NA PREPARAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Leandro Machado Rocha
CONTROLE DE QUALIDADE DE ESPÉCIES DO GÊNERO BACCHARIS L. (ASTERACEAE) POR CCD A PARTIR DE EXTRATOS RÁPIDOS - CONTROLE DE QUALIDADE DE ESPÉCIES
Ana P. Dresch; Jarbas A. Montanha; Nelson I. Matzenbacher; Lilian A. Mentz
FARMACOGENÉTICA E FARMACOGENÔMICA. EVIDÊNCIAS DE COMO A GENÉTICA PODE INFLUENCIAR A EFICÁCIA DE FÁRMACOS E A BUSCA POR NOVOS ALVOS FARMACOLÓGICOS - FARMACOGENÉTICA E FARMACOGENÔMICA.
Renata F. Pessôa; Flávio E. Nácul; François Noel
A solenidade - DIA DO FARMACÊUTICO
O otimismo expresso nos sentidos da compaixão, da responsabilidade social, do crescimento da profissão e da qualificação deu o tom da solenidade de comemoração ao Dia do Farmacêutico, realizada pelo CFF, no dia 18 de janeiro de 2007, no Memorial JK, em Brasília.
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553