Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 19

Capa da Revista
TECNOLOGIA NO CORAÇÃO DO BRASIL - INSTITUTO MELON
Coração do Brasil, o Centro-Oeste já não palpita mais apenas pelo rural, como até há pouco tempo. A tecnologia está se aninhando, na região, levando para ali o que há de mais moderno nas várias ciências. E com requinte de preservação ambiental: a inter-relação harmoniosa entre tecnologia de ponta e natureza. A pequena Silvânia, em Goiás, é exemplo disso. No Município, está a sede, já em fase final de instalação, do Instituto Melon de Estudos e Pesquisas (Imepe), um multicentro de excelência em todas as áreas do conhecimento humano, entre eles o de biofarmácia. O editor de PHARMACIA BRASILEIRA, jornalista Aloísio Brandão, visitou o Imepe.
Farmácia pode fechar, se não vender genéricos - ADVERTÊNCIA
A venda de medicamentos genéricos será condição para o funcionamento das farmácias. Afirmação, nesse sentido, foi feita pelo ministro da Saúde, José Serra, que ameaçou criar uma Portaria trazendo a restrição. O motivo das declarações de Serra é a pequena quantidade desses produtos, nas prateleiras das farmácias e drogarias, o que, aliás, levou o ministro a suspeitar de boicote por par te do estabelecimentos.
Serra pede a médicos que prescrevam genéricos - APELO
Serra pede a médicos que prescrevam genéricos.
Vigilância vai controlar propaganda de medicamento - ANÚNCIO
Já está em consulta pública a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVS), do Ministério da Saúde, para controlar a propaganda e a publicidade de medicamentos. A sociedade pôde agregar sugestões à proposta, que se transformará num regulamento oficial e deverá ser seguido pelos anunciantes, produtores e veiculadores de propaganda de remédios.
Anfarmag coordena elaboração do Manual Nacional de Equivalência - MAGISTRAL
A Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) está coordenando o grupo de trabalho para a elaboração do "Manual Nacional de Equivalência", que tem como objetivo a auto-regulamentação do setor de farmácias de manipulação. O grupo está sob a coordenação do farmacêutico magistral Ademir Silva, membro da Comissão Técnica da entidade.
A força da união farmacêutica - ARTIGO
"Tem que par tir de nós, farmacêuticos, a iniciativa de criar novas formas complementares de convivência e de sobrevivência, através do associativismo, quer seja por um sistema cooperativo ou outro qualquer". O alerta é do conselheiro federal de Farmácia pelo Maranhão, Garibaldi Carvalho. Ele tira o exemplo da força contida no associativismo na entidade que preside, a Somafarma (Sociedade Maranhense de Farmacêuticos), que reúne farmacêuticos proprietários de farmácia.
FILOSOFANDO UM POUCO SOBRE O FARMACÊUTICO - ENTREVISTA/LUÍS GAUTÉRIO GALLO
Aonde vai o farmacêutico, em um mundo tão desigual, onde coexistem a mais avançada tecnologia e as trevas do atraso e da falta de perspectiva humana? Em um mundo onde, de um lado, se toma cápsulas inteligentes e, de um outro, não se tem acesso sequer a uma simples penicilina? Que visão o farmacêutico tem ? e qual deve ter ? de si próprio e deste mundo onde ele atua? A PHARMACIA BRASILEIRA convidou o dirigente de uma das mais impor tantes entidades internacionais laborais a refletir sobre essas questões. Ele é o farmacêutico Luís Eduardo Gautério Gallo, presidednte da UMPL (União Mundial das Profissões Liberais), uma entidade que reúne as organizações de profissionais liberais (entre elas está a de farmacêutico), multiprofissionais de cada país e as entidades internacionais de cada profissão. Gallo também preside a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).
Professora Maria Apparecida Pourchet Campos - CRÔNICA DA PARTIDA
A Farmácia perde a professora Maria Apparecida Pouchet Campos.
Receita infalível - ENSINO FARMACÊUTICO
Uma boa dose de coragem, outra de criatividade. Está pronta a receita para aquecer o ensino farmacêutico. Ela é ainda indicada para implodir certos comodismos e velhas fórmulas abrigadas dentro de papurplees universitárias. A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás vem experimentando, com sucesso, essa receita. Graças a ela, conseguiu reconstruir o Laboratório Escola Rômulo Rocha de Análises Clínicas, um projeto audacioso e de alcance social.
CIENTÍFICAS - CIENTÍFICAS
As últimas notícias técnicas e científicas do mundo farmacêutico
Farmácia sul-americana em debate - CONGRESSO DA FEFAS
Farmacêuticos e autoridades do setor de toda a América do Sul participaram, de 26 a 28 de abril, em Montevidéu (Uruguai), do VI Congresso da Federação Farmacêutica Sul-americana (Fefas). Durante o evento, o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, fez um pronunciamento acerca da situação da assistência farmacêutica, no Brasil. Citou fatos que forçaram o enfraquecimento da atenção farmacêutica e os acontecimentos que, agora, estão gerando a sua recuperação.
AGENDA DO FARMACÊUTICO - AGENDA DO FARMACÊUTICO
Os eventos farmacêuticos mais importantes, no Brasil e no mundo.
FARMACOTERAPÊUTICA - Boletim Farmacoterapêutica
Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos CEBRIM Conselho Federal de Farmácia - CFF
A capa desta edição - A capa desta edição
A capa desta edição
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553