Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 21

Capa da Revista
Só uma política de medicamentos acabará com os improvisos - OPNIÃO DO PRESIDENTE
"O panorama da assistência farmacêutica, no Brasil, está mudando. Mas não há razão para foguetórios. O protocolo de intenções que o Governo fechou com a maioria dos laboratórios, com vistas a congelar os preços dos medicamentos, é algo louvável, mas não passa de um arranjo. Falta uma providência duradoura para resolver o problema crônico da falta de acesso da população aos medicamentos". A reflexão é do presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, em seu artigo intitulado "Só uma política de medicamentos acabará com os improvisos".
Os genéricos são da sociedade - ARTIGO
O vice-presidente do CFF, Salim Tuma Haber, em artigo, diz: "O Governo precisa estimular a população a pedir ao médico do setor privado que ofereça alternativas de prescrição, como os genéricos. Deve também investigar se há pressões da indústria sobre as distribuidoras e se as farmácias que estão se recusando a vender genérico fazem isso para não diminuir a sua margem de lucro, nem as comissões dos seus balconistas. Mais ainda, deveria buscar meios para obrigar que farmácias vendam genéricos. Afinal, tem que prevalecer o compromisso social e sanitário desses estabelecimentos".
O fortalecimento da atenção farmacêutica - ENSINO DE FARMÁCIA
I Conferência Nacional de Educação Farmacêutica, realizada pelo CFF, discutiu mudanças no ensino de Farmácia, com vistas a fortalecer a farmácia clínica, modalidade voltada para a atenção farmacêutica. A atenção purpleuz custos com assistência médica e garante mais segurança ao usuário de medicamentos. Ela é recomendada pela OMS e estimulada por governos de países do Primeiro Mundo.
Paladina da atenção farmacêutica - ENTREVISTA - REGINA PEZOA
De cada dez eventos farmacêuticos internacionais, na América do Sul, provavelmente Regina Pezoa Reyes esteja presente aos dez, como convidada. Todos querem ouvi-la falar sobre aquilo que é uma verdadeira obsessão sua: a atenção farmacêutica. Aliás, falar é uma arte dessa farmacêutica chilena. E pelo seguinte motivo: ela fala com paixão, eletricidade e conhecimento.
Vitória da atenção farmacêutica - PRÊMIO RACINE
Josélia Frade acabara de se formar e partira para realizar o grande sonho de sua vida: atuar em farmácia clínica e desenvolver um projeto de atenção farmacêutica que envolvesse a comunidade, os Poderes locais e transformasse a saúde do seu lugar. Deu certo.
Desenvolvimento econômico e saúde - VÁRIAS
Notas com as últimas notícias sobre assuntos ligados ao medicamento e à atividade farmacêutica, em geral, no Brasil e fora.
Farmacêutico terá canal direto com Anvisa - DENÚNCIA
Com o programa "Farmacêutico, comunique-se com a Vigilância", profissionais de todo o País poderão encaminhar denúncias sobre falsificações de medicamentos e outros problemas do gênero e obter várias informações do Anvisa, úteis no seu dia-a-dia. O programa é uma parceria da Anvisa com o CFF.
Na rota da integração - INTERNACIONAL
O Conselho Federal de Farmácia está encurtando as distâncias que o separam das entidades farmacêuticas internacionais de todos os Continentes. A ordem é integrar. Com base nesse princípio, o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, esteve, recentemente, em viagens pela Europa, de onde trouxe resultados positivos para os farmacêuticos brasileiros. De 26 a 31 de agosto, Souza Santos participou do 60º Congresso da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), em Viena (Áustria). Lá, ele iniciou o processo de incorporação do Conselho Federal àquele órgão maior da Farmácia mundial.
Deliberações e "deliberações" - ARTIGO
A Comissão de Legislação e Regulamentos do CFF denuncia, em artigo à PHARMACIA BRASILEIRA, intitulado "Deliberações e deliberações" que "Conselhos Regionais de Farmácia utilizam deliberações como se fossem resoluções. E, o que é mais grave, punem indevidamente quem não cumpre essas determinações. E uma arbitrariedade".
O farmacêutico de que a saúde precisa - AUDIÊNCIA COM SERRA
O presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, diz ao ministro da Saúde, José Serra, durante audiência, que "o farmacêutico está preparado para assumir a atenção farmacêutica e as transformações do mercado, em número e qualidade". A afirmação consta também de um documento que Souza Santos entregou, em mãos, a Serra.
Tudo pronto para o maior evento farmacêutico internacional, no Brasil - BRASIL 500 ANOS
Quando o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, fizer a abertura do XVII Congresso Pan-americano de Farmácia e, simultaneamente, do V Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, às 19 horas do dia 31 de outubro de 2000, no Rio, cerca de 1500 congressistas brasileiros e de todo o Continente americano, bem como de Portugal e da África portuguesa, estarão diante do maior evento farmacêutico internacional realizado, no Brasil, e um dos maiores de todas as Américas.
Erros de uso de medicamentos: uma nova abordagem preventiva para um problema frequente - BOLETIM FARMACOTERAPÊUTICA
O boletim Evidência Farmacoterapêutica é uma publicação bimensal elaborada pelo Conselho Federal de Farmácia e Cebrim.
Infarma - ARTIGOS
Informativo Profissional do Conselho Federal de Farmácia.
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553