Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

REVISTA

Revista Pharmacia Brasileira Nº 22

Capa da Revista
Fórum das Américas: é tempo de consolidar o ato farmacêutico - OPINIÃO
Em artigo, o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, explica a importância da instalação, no Brasil, do Fórum Farmacêutico das Américas. ?Faltava, aqui no Continente, uma entidade, com a estatura do bem-sucedido Fórum Farmacêutico Europeu, para capitalizar esforços e fazer executar as metas propostas pela OMS, nos países americanos. Pois, bem, temos, agora, o nosso Fórum Farmacêutico das Américas?, diz. A entidade será instalada, no Rio de Janeiro, no dia 31 de outubro de 2000.
Tempo de conhecimento, tempo de integração - EVENTOS
Por quatro dias (de 31 de outubro a três de novembro de 2000), o Hotel Glória, no Rio de Janeiro, se transformará num espécie de templo mundial da Farmácia, do conhecimento farmacêutico. Uma casa, como disse o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, sem fronteiras, sem línguas, sem diferenças. Toda essa movimentação acontecerá em torno do XVII Congresso Pan-americano de Farmácia e do V Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, realizados pelo CFF.
Cefaléia X analgésicos - ENTREVISTA / DR. RAFFAELLI JR.
Não se concebe a idéia de se falar em dor de cabeça, no mundo inteiro, sem que seja citado o papa no assunto: o brasileiro Edgard Raffaelli Jr. Fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cefaléia e da Sociedade Internacional de Cefaléia, o médico neurologista, do alto do seu conhecimento, adverte: ?O uso indiscriminado de analgésicos leva à cefaléia crônica diária?. Dr. Raffaelli foi entrevistado pela PHARMACIA BRASILEIRA.
O farmacêutico e o PSF: uma proposta - ARTIGO
?O farmacêutico e o PSF: uma proposta? é o título do artigo escrito por Alberto Malta Júnior e Rinalda Araújo Guerra de Oliveira, com a colaboração de Francisco José de Abreu Matos. O texto fala da busca da identidade pelo profissional farmacêutico. Segundo os autores, esta busca tem gerado várias discussões em níveis educacional e profissional, no seu âmbito. ?Entre os pontos que fazem parte deste debate, muito se tem falado sobre aquilo que seria o básico para o profissional: a assistência farmacêutica?.
Panorama e história dos CIM - LANÇAMENTOS
Vários lançamentos de livros movimentam o mercado editorial voltado para a literatura farmacêutica.
O farmacêutico e a automedicação responsável - ENSAIO
A relação do farmacêutico com a automedicação responsável é o tema de um ensaio escrito pelo diretor secretário do CFF, Arnaldo Zubioli. Ele explica que, embora o farmacêutico seja citado nessa relação, habitualmente, a maneira de saber fazer a automedicação não é enfatizada. Segundo Zubioli, algo é inquestionável: ?A automedicação é responsabilidade do farmacêutico?.
Atenção farmacêutica em xeque - ARTIGO
O diretor tesoureiro do CFF, Élber Barbosa Bezerra de Menezes, faz uma grave advertência: "Se, com toda a grandeza humana e sanitária contida na atenção farmacêutica, o farmacêutico recusar-se a ir para a farmácia prestar orientação ao usuário do medicamento, ele será responsabilizado como o vilão pelo fracasso da instalação da política de medicamentos genéricos, no Brasil". A advertência está em seu artigo "Atenção farmacêutica em xeque".
CIENTÍFICAS - CIENTÍFICAS
Notas tratando do que há de mais atual, no Brasil e no mundo, em assuntos científicos no meio farmacêutico
A tênue fronteira entre a cura e o malefício - PROBLEMAS RELACIONADOS A MEDICAMENTOS
Nem sempre o que o medicamento traz é saúde. Um simples descuido do seu usuário ou dos profissionais de saúde envolvidos em sua terapia pode gerar trans-tornos inimagináveis, que vão de um simples mal-estar passageiro a uma internação hospitalar. Pior ainda, podem resultar em morte. É que a fronteira que separa o bem do mal (o poder de curar do poder de gerar malefícios) é tênue, quando se trata de medicamento. A PHARMACIA BRASILEIRA entrevistou o farmacêutico Carlos Vidotti, da equipe do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos (Cebrim)/CFF, sobre problemas envolvendo medicamentos.
VÁRIAS - VÁRIAS
Notas variadas tratando de assuntos ligados ao medicamento e à atividade farmacêutica, em geral.
FARMACOTERAPÊUTICA - BOLETIM FARMACOTERAPÊUTICA
Farmacovigilância: cisaprida foi retirada do mercado, nos EUA e Canadá, mas continua, no Brasil.
ARTIGOS - Infarma
ARTIGOS
Outras Edições

Vídeos

Vídeo
Medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco.













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Logomarca Gedoor

Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHCGN-CR 712/713 Bloco "G" Loja 30 / Brasília - DF - Brasil - CEP: 70760-670

Fone: (61) 2106-6552 - Fax: (61) 3349-6553