Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Pergunta 7657/2012

Pergunta 7657/2012

Paciente hospitalar, 69 anos, com diagnóstico provável de colite pseudomembranosa, recebe administração, por via oral, de vancomicina em apresentação intravenosa. Esse procedimento é adequado?

Resposta

A vancomicina é um antibiótico glicopeptídico que possui atividade bactericida contra bactérias aeróbicas e anaeróbicas gram-positivas incluindo Staphylococcos multi-resistentes (BNF, 2012).

A vancomicina pode ser administrada por via oral ou por via intravenosa (Klasco, 2012 , BNF, 2012). A vancomicina quando administrada por via intravenosa é utilizada no tratamento da endocardite e outras infecções causadas por cocos gram-positivos (BNF, 2012).

Vancomicina por via oral durante 10 a 14 dias é efetiva no tratamento da infecção por Clostridium difficile; doses baixas são consideradas adequadas (embora doses maiores possam ser consideradas, caso a infecção não responda ao tratamento ou exista risco de vida). A vancomicina não deve ser administrada por via oral para infecções sistêmicas, uma vez que ela não é significantemente absorvida (BNF, 2012).

A vancomicina possui diversas apresentações no mercado brasileiro, entre elas está o cloridrato de vancomicina em cápsulas de gelatina dura para administração por via oral (I-Helps, 2012).

A vancomicina intravenosa pode ser administrada por via oral, através da diluição da formulação para administração intravenosa em 200 ml de água potável ou através de sonda nasogástrica (Klasco, 2012).

Conclusão

De acordo com o BNF, a utilização de vancomicina por via oral é efetiva para o tratamento da infecção por Clostridium difficile. O Clostridium dificile é uma bactéria anaeróbica gram-positiva que pode levar a casos de colite (Dennis L). Para eliminar eventuais dúvidas, recomenda-se o diagnóstico laboratorial da bactéria causadora da colite para que se possa identificar a melhor terapia pelo médico.

Bibliografia

1.Klasco RK (Ed): Martindale: The Complete Drug Reference. Thomson MICROMEDEX, Greenwood Village, Colorado, USA. Disponível em: http://www.thomsonhc.com/. Acesso em: 10/08/2012.

2.BRITISH MEDICAL ASSOCIATION, ROYAL PHARMACEUTICAL SOCIETY OF GREAT BRITAIN. British National Formulary. ed. London: BMJ Publishing Group, APS Publishing, 2012. Disponível em: http://www.medicinescomplete.com. Acesso em: 10.08.2012.

3.HIS-PROD Medicamentos - Histórico de Registro de Produtos e Medicamentos. São Paulo: Optionline. Disponível em http://www.ihelps.com.

4. Lee D, Marks JW.Clostridium difficile colitis. Disponível em: http://www.medicinenet.com/clostridium_difficile_colitis/index.htm. Acesso em: 10.08.2012
 

15.10.2012.

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700