Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Interações perigosas do alisquireno

03.05.2012 - Interações perigosas do alisquireno (Rasilez; Novartis)

 

Tradução, adaptação e edição: Alessandra Russo, Marco Sant'Anna e Rogério Hoefler
Revisão: Marco Sant' Anna e Rogério Hoefler

Em 20 de abril de 2012, a FoodDrug Administration, agência reguladora dos EUA, publicou alerta sobre possíveis riscos do uso concomitante do anti-hipertensivo alisquireno (Rasilez; Novartis) com inibidores da enzima conversora da angiotensina - IECA (ex.: captopril, enalapril, lisinopril) ou antagonistas dos receptores da angiotensina II - ARA II (ex.: losartana, valsartana, telmisartana), em pacientes com diabetes ou insuficiência renal.

O alerta tem como base resultados preliminares do ensaio clínico ALTITUDE (Aliskiren Trial in Type 2 Diabetes Using Cardio-Renal Endpoints).

No estudo ALTITUDE, os riscos de comprometimento renal, hipotensão e hiperpotassemia em um grupo de pacientes que tomavam alisquireno associado a um ARA II ou IECA foram maiores em relação a um grupo de pacientes que tomavam placebo associado a um ARA II ou IECA. Dados preliminares do referido estudo também demonstraram um pequeno excesso de eventos cardiovasculares (incluindo morte) no grupo alisquireno, contudo, a FDA ainda não chegou a uma conclusão definitiva sobre tal associação. A FDA avaliará os resultados finais deste e de outros estudos com alisquireno e publicará novo comunicado quando novas informações estiverem disponíveis.

As seguintes recomendações foram incluídas nas bulas dos medicamentos contendo alisquireno, nos EUA:

- contraindicação da associação de alisquireno com ARA II ou IECA em pacientes com diabetes em razão do risco de comprometimento renal, hipotensão e hiperpotassemia.

- advertência para se evitar o uso de alisquireno associado a ARA II ou IECA em pacientes com insuficiência renal moderada a grave (taxa de filtração glomerular < 60 mL/min).

O alerta original pode ser acessado clicando aqui.

Nota: não encontramos menção a este alerta nas páginas da Anvisa ou da Novartis (Brasil) até o dia 03 de maio de 2012.

Vídeos

Vídeo
Dúvidas sobre medicamentos não tem hora, mas têm solução.










Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700