Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF integra Força de Trabalho do Uso Racional de Medicamentos

Data: 12/04/2013

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) vai integrar a Força de Trabalho criada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio da Portaria Nº 668, de 10 de abril de 2013, com o objetivo de propor medidas para estimular o uso racional dos medicamentos (URM), no Brasil. “O CFF vai se empenhar, ao máximo, para contribuir com o grupo instituído pela Anvisa. O órgão tem uma longa história de defesa do uso racional e vê na iniciativa da Agência uma oportunidade de o País mudar a realidade preocupante da saúde pública gerada pelos impactos negativos do uso abusivo de medicamentos”, afirmou o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João. Lembra que o CFF representa, neste esforço empreendido pela Anvisa, os 167 mil farmacêuticos brasileiros.

A Força de Trabalho vai reunir 30 membros. Eles representarão a indústria farmacêutica, as farmácias e drogarias, os conselhos profissionais, associações médicas, sindicados, universidades, entre outros. A primeira reunião do grupo deverá ocorrer, no dia 2 de maio de 2013, na sede da Anvisa, em Brasília.

A Força de Trabalho vai propor alternativas que estimulem o uso racional dos medicamentos, com foco na exigência de prescrição no ato da dispensação, a partir das manifestações recebidas pela Anvisa. Entre as inúmeras competências do grupo está a de traçar um perfil da dispensação de medicamentos sujeitos à prescrição.

ENTREVISTA – A imprensa manifestou, já, o seu reconhecimento ao significado da participação do Conselho Federal de Farmácia na Força de Trabalho constituída pela Anvisa. Nesta sexta-feira, a farmacêutica Josélia Frade, da equipe técnica do CFF, concedeu uma entrevista à “TV RBS”, afiliada da “Rede Globo” no Rio Grande do Sul, para falar do assunto.

A Dra. Josélia lembrou, na entrevista, que qualquer medicamento oferece benefícios e riscos à saúde, e que o seu uso irracional gera problemas. Ela pediu, em nome do Conselho, que a imprensa cumpra o seu papel de mostrar à população os riscos contidos no processo de uso dos fármacos. O CFF integra, também, o Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1870)

 

 

Fonte: CFF
Autor: Pelo jornalista Aloísio Brandão, Assessor de Imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700