Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Data: 02/04/2013

 O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) Walter Jorge João, participou ontem (01.04), do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente feito pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo, segundo o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é prevenir e reduzir o número de eventos adversos – incidentes que resultam em danos ao paciente, como quedas, administração incorreta de medicamentos e erros em cirurgias – nos serviços de saúde públicos e privados. A apresentação do Programa foi feita pelo Presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, no auditório da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), em Brasília. Também estiveram representando o CFF, os assessores Tarcísio Palhano, Josélia Frade, Cláudia Serafin, José Luis Maldonado, Daniel Correia e Jarbas Tomazoli.

O Ministério da Saúde pretende, com o Programa, tornar obrigatório que todos os hospitais do País montem equipes específicas – chamadas de Núcleo de Segurança do Paciente – para aplicar e fiscalizar regras sanitárias e protocolos de atendimento que previnam quanto a falhas de assistência. Este Núcleo funcionará como referência dentro de cada instituição na promoção da segurança e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes. De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os primeiros Núcleos devem entrar em funcionamento em 120 dias.

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde deve implementar seis protocolos de segurança do paciente com foco nos problemas de maior incidência; publicar, via Anvisa, uma RDC estabelecendo a obrigatoriedade da criação de núcleos de segurança nos serviços de saúde e da notificação de eventos adversos associados à assistência do paciente; e publicar um edital de chamamento público do setor produtivo da saúde para a proposição de medidas de ampliação da segurança em saúde.

Com a obrigatoriedade da notificação mensal de eventos adversos associados à assistência, a Anvisa colocará, em seu site, à disposição de todos os profissionais da saúde, a Ficha de Notificação de Eventos Adversos. A medida prevê sanções aos hospitais e, até mesmo, a suspensão do alvará de funcionamento, a serviços que não se adequarem às normas do Programa. “Assim como não existem hospitais que não podem ser assim chamados se não tiverem médicos e leitos, a partir de hoje, não poderão ser chamados de hospitais se não tiverem o Núcleo de Segurança do Paciente. Isso será compulsório”, destacou o Ministro.

Nos próximos dias será criado, pelo Ministério da Saúde, um Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP). O CFF é integrante deste Comitê que terá também representantes da outras entidades de classe, representantes do governo, da sociedade civil e universidades. O objetivo é promover e apoiar iniciativas voltadas á segurança do paciente em diferentes áreas de atenção à saúde. O Comitê será uma referência para a tomada de decisão na área e o apoio à implantação do Programa.

Para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é imprescindível a participação dos profissionais da saúde na implantação e implementação do Programa. “Os farmacêuticos, por exemplo, são fundamentais para a segurança do paciente em hospitais”, comentou.

Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, pode parecer óbvio que as unidades de saúde devam estar atentas à segurança do paciente, mas alguns procedimentos básicos quase nunca são observados. “ A higienização constante das mãos, a prevenção de quedas, entre outras, são atividades que devem ser realizadas por todos os profissionais que atuam em ambiente hospitalar. Estamos todos envolvidos em prol de uma saúde cada vez melhor”, disse Walter Jorge.

PROTOCOLOS – um estudo realizado em 2005, pela Fiocruz, detectou que de cada dez pacientes atendidos num hospital, um sofre pelo menos um evento adverso, entre eles, queda, administração incorreta de medicamentos, falhas na identificação do paciente, erros em procedimentos cirúrgicos, infecções, mau uso de dispositivos e equipamentos médicos. Para assegurar o manejo mais seguro dos pacientes, o Ministério da Saúde colocará em consulta pública seis protocolos de prevenção a eventos adversos. Os textos prévios orientam sobre a higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de quedas, identificação do paciente, prevenção de úlcera por pressão e prescrição, uso e administração de medicamentos.

CAPACITAÇÃO – Outro eixo do Programa Nacional de Segurança do Paciente é a capacitação de profissionais. Imediatamente, será aberto curso com 1.200 vagas para farmacêuticos de atuação hospitalar com parceria do Hospital Albert Einstein.O curso é ministrado pelo Centro de Simulação Realística (CSR) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE). Em 90 dias será elaborado o Plano de Capacitação e confeccionado material de apoio aos profissionais da saúde. O Ministério da Saúde, juntamente com a Anvisa e a OPAS/OMS, publicará uma série de Cadernos sobre o tema Segurança do Paciente e também publicará guias com os protocolos referentes a este assunto.

Para auxiliar na identificação de efeitos adversos o Ministério da Saúde desenvolveu um hotsite com informações sobre a Segurança do Paciente e disponibilizou o acesso a formulários eletrônicos para receber as notificações de eventos adversos associados à assistência à saúde que ocorreram durante a internação/atendimento do paciente em serviços de saúde do país. Pode ser preenchido por pacientes, familiares, acompanhantes e profissionais de saúde.
Clique aqui e acesse

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa, com informações da Anvisa e Ministério da Saúde

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700