Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CRF/PA comemora o Dia do Farmacêutico

Data: 26/03/2013

No sábado, 23 de março, os farmacêuticos do Pará estiveram reunidos para celebrar o Dia Nacional do Farmacêutico, ocorrido no dia 20 de janeiro. A solenidade, que contou com a presença do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselheiro Federal pelo Estado do Pará, Walter Jorge João, foi realizada na Sede Campestre da Assembleia Paraense, em Belém (PA). Na oportunidade, o Conselho de Farmácia do Estado do Pará (CRF/PA) entregou a outorga de Farmacêutico do Ano, a maior honraria da classe no Estado, a farmacêuticos que se destacaram, em 2012.

Na abertura, o Presidente do CRF/PA, Daniel Jackson lembrou as conquistas da categoria, entre elas, a implementação das seccionais de Marabá e Santarém, em 2012, e conclamou a união entre o CRF/PA, CFF, associações e sindicatos. “Busquem, cada vez mais, a diferenciação. Não podemos perder o foco na capacitação para que a sociedade nos reconheça como profissionais da saúde”, disse.

Emocionado, Daniel Jackson, lembrou o amigo Pirajaguara Pereira Ferraro, farmacêutico-bioquímico, paraense, falecido em maio de 2012. Ferraro foi Presidente do CRF/PA, ocupou vários cargos na instituição, e era Conselheiro Suplente do Conselho Federal de Farmácia, representando o Estado do Pará, ao lado do Conselheiro Efetivo e Presidente, Walter Jorge João.

O Presidente do CFF, Walter Jorge João, comentou a realização da Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia, em Brasília, nos dias 20 e 21 de março, e destacou a aprovação do Projeto de Lei nº 4.135/12, que determina a presença do farmacêutico nas Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O PL foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados. O relator do Projeto, na CSSF, Deputado Jorge Silva (PDT/ES) participou da Reunião Geral e deu detalhes do seu relato. O PL continua na Câmara e segue para a análise da Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Durante seu pronunciamento, Walter Jorge João destacou que muitas são as conquistas, mas ainda há muito a ser conquistado. “O Relatório de Gestão nos mostra as ações do CFF, em 2012 e nossas recentes conquistas nos indicam que estamos no caminho certo em busca dos anseios da categoria como a redução da jornada de trabalho; estabelecimento do piso salarial nacional; e a inserção definitiva do farmacêutico no SUS. Precisamos estar de mãos dadas na busca dos nossos objetivos e de novos momentos para a nossa profissão” completou o Presidente do CFF.

Fonte: CFF com informações do CRF/PA
Autor: Veruska Narikawa / Ascom-CRF/PA

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700