Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêutico no SUS é destaque na Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia

Data: 25/03/2013

Ao dar início à 59ª Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia, no dia 20 de março, em Brasília, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, lembrou, em seu discurso, que o fortalecimento da profissão farmacêutica depende, em parte, da harmonia entre os Conselhos Regionais e o CFF. O dirigente destacou que o encaminhamento, no Congresso Nacional, de Projetos de Lei de interesse da profissão é fruto dessa união.

Minutos depois, Walter Jorge João, anunciava, em primeira mão, aos Conselheiros Federais e Diretores de Conselhos Regionais, a aprovação, do Projeto de Lei nº 4.135/12, que determina a presença do farmacêutico nas Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O PL foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados.

O PL original, de autoria da Senadora e farmacêutica Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), prevê que as Unidades de Saúde do SUS, que dispõem de farmácias, drogarias ou dispensários de medicamentos, ficam obrigadas a manter em seus quadros, profissional farmacêutico habilitado e inscrito no respectivo Conselho Regional de Farmácia.

A Proposta tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo. O PL continua na Câmara e segue para a análise da Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PESQUISA - Ainda na manhã do dia 20, o coordenador do Programa Saúde Baseado em Evidências, do Ministério da Saúde, Aldinei José Doreto, fez uma apresentação do portal e explicou que a iniciativa visa disponibilizar informações acadêmicas para que os profissionais da área da saúde possam fundamentar suas decisões, fornecendo atendimento de qualidade à população. “Por meio da página eletrônica os profissionais podem acessar conteúdos científicos recentes, destinados à saúde baseada em evidências, que irão apoiá-los em suas decisões”, afirmou.

Da pauta da Reunião constaram temas como: a recomendação do Setor Jurídico do CFF quanto à manutenção preventiva e corretiva dos veículos usados pelos Conselhos Regionais (CRFs); emissão de Certidão de Regularidade por meio eletrônico; propostas de resolução quanto à atuação do farmacêutico nas fronteiras com outros países; atuação do farmacêutico na área da estética; a responsabilidade técnica do farmacêutico nos sites de empresas do ramo; entre outros.

No segundo dia de evento, os Conselheiros Federais, Diretores de Conselhos Regionais e convidados presentes receberam a visita do Deputado Jorge Silva (PDT/ES), relator do Projeto de Lei nº 4.135/12, aprovado no dia anterior, na CSSF, da Câmara dos Deputados. De acordo com o Deputado, em seu relato, “A assistência farmacêutica, efetivada pelo profissional competente para isso, o farmacêutico, deve ser prestada de forma adequada em todos os serviços de saúde que dispensem medicamentos, principalmente, naqueles que estão sob a responsabilidade estatal. O medicamento bem utilizado é o recurso terapêutico de maior custo e efetividade, mas o uso inapropriado constitui um problema de saúde pública mundial”.

RELATÓRIO DE GESTÃO – Durante o evento, o Presidente do CFF, Walter Jorge João, lembrou que estava disponível, nas pastas dos participantes, o Relatório Anual de Gestão (CFF) com todas as atividades desenvolvidas pela instituição, em 2012. O dirigente comentou que grande parte dos assuntos tratados, na Reunião Geral realizada no ano passado, foi solucionada. “Este relatório é a prova de que as reuniões gerais, as plenárias e as reuniões de Comissões realizadas pelo CFF não são encontros nos quais só as ideias são debatidas. Dessas reuniões surgem propostas claras de ação. Nossas ações, em 2012 e início de 2013, têm apresentado resultados positivos e tenho a certeza de que estamos avançando no caminho que leva à valorização tão sonhada pela categoria”, afirmou. Clique e acesse o Relatório de Gestão

Ao final da Reunião, o professor Cassyano Correr, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou o portal Farmacêutico Clínico. O CFF é um dos incentivadores do Projeto, que será lançado dentro de alguns meses. O Portal proporcionará conteúdos científicos e informações clínicas baseadas em evidências, além de um ambiente interativo, chamado comunidade de prática, no qual farmacêuticos poderão participar de discussões clínicas, compartilhar conteúdos e experiências e estabelecer contato com colegas de todo Brasil.Mais informações: http://www.facebook.com/FarmaceuticoClinico

Plenária - No dia 22 de março, o CFF realizou, também no Hotel Nacional, Em Brasília, sua 405ª Reunião Plenária. Em pauta, propostas de resolução e processos administrativos.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700