Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF vai pesquisar impactos da assistência farmacêutica

Data: 13/03/2013

 O Conselho Federal de Farmácia deu a partida em direção à materialização do projeto de pesquisa científica que está elaborando, com vistas a avaliar a efetividade das intervenções clínicas do farmacêutico junto a pacientes hipertensos que recebem tratamentos em postos de saúde. Nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2013, diretores e assessores técnicos do CFF reuniram-se, na sede do órgão, em Brasília, com os pesquisadores da área clínica da Farmácia, professores Cassyano Correr, Angelita Cristine de Melo, Giselle de Carvalho Brito, Mauro Silveira de Castro, Rafael Mota Pinheiro e Wellington Barros, para iniciar a formatação do protocolo a ser adotado na pesquisa.

O projeto vai responder cientificamente se existe diferença entre os serviços farmacêuticos oferecidos na ESF (Equipe Saúde da Família) e o modelo de prática que o CFF propõe avaliar. Com o projeto, o Conselho quer saber, ainda, quais são os impactos – e qual a natureza dos mesmos - causados pela intervenção profissional na qualidade de vida dos pacientes com hipertensão, clientes do sistema público de saúde.

SOBRE O PROJETO – Consiste no monitoramento, em tempo integral, do trabalho desenvolvido por equipes de farmacêuticos (no total, serão 30 profissionais), em farmácias de cerca de 30 postos de saúde de cinco Municípios de diferentes Estados, com pacientes hipertensos.

Para por o projeto em curso, o Conselho Federal de Farmácia está firmando parcerias com Universidades, por meio das quais professores dos cursos de Farmácia dessas instituições acompanharão o dia-a-dia dos farmacêuticos. Os professores produzirão relatórios sobre as atividades profissionais e o andamento do estado de saúde dos pacientes que sofreram intervenções profissionais. Farmacêuticos e professores participantes do plano receberão bolsas de ajuda de custo do CFF.

O resultado do monitoramento servirá de fundamento para subsidiar o CFF na organização de políticas que levem ao fortalecimento das atividades clínicas do farmacêutico. Será, ainda, a base da elaboração de programas de qualificação profissional e de produção de artigos científicos na área.

SAÚDE COM SERVIÇOS FARMACÊUTICOS - O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, entende que o projeto dará suporte científico às argumentações do órgão sobre os proveitos dos serviços farmacêuticos prestados a pacientes hipertensos da rede pública de saúde. Acrescentou que é impensável construir, no Brasil, uma saúde pública de qualidade, sem os serviços clínicos farmacêuticos.

Dr. Walter Jorge convidou os pesquisadores responsáveis pela elaboração do protocolo científico, para atuarem como consultores “Ad hoc” do CFF em questões relacionadas à atuação clínica do farmacêutico. “Contar com um grupo de consultores tão especializados nesta área é uma forma de o CFF dar reconhecimento ao seu plano de trabalho com vistas a fortalecer a atuação do farmacêutico na área clínica”, enfatizou o dirigente do órgão.

Idealizador e coordenador do projeto, o Vice-Presidente do CFF, Valmir de Santi, declarou que qualquer que seja o ponto de observação – se sobre o aspecto da saúde da clientela do sistema público ou sobre a gestão do medicamento – os impactos da assistência farmacêutica são grandes. “Agora, o projeto irá trazer respostas científicas detalhadas sobre esses serviços profissionais e os seus impactos no tratamento de hipertensos”, explica De Santi. Participaram das reuniões com os pesquisadores o assessor da Presidência, Tarcísio Palhano, e os assessores técnicos, Daniel Correia, Josélia Frade e Cláudia Serafim, farmacêuticos.

Fonte: CFF
Autor: Pelo jornalista Aloísio Brandão, Assessor de Imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700