Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Prêmio Jayme Torres terá uso racional de medicamentos por tema

Data: 13/03/2013

 O uso racional de medicamentos (URM) será o tema da próxima edição do Prêmio Jayme Torres de Farmácia, realizado anualmente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). A escolha foi feita pela Comissão responsável pelo Prêmio, levando em consideração os alcances sanitário e social do URM e o fato de ser um assunto do interesse de farmacêuticos que atuam em vários segmentos profissionais. As inscrições abrem-se, no dia 3 de junho, e se encerram, no dia 3 de agosto de 2013. O regulamento será publicado no site do CFF.

Assunto de relevância internacional, o uso racional de medicamentos é objeto de políticas de governos, no mundo inteiro, e tem merecido esforços de vários países, com vistas a que se chegue ao que preconiza a OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a questão. O uso indiscriminado de medicamentos é motivo de graves problemas de saúde e gastos para os sistemas público e privado de saúde.

Por isto, o uso racional é uma das diretrizes da Política Nacional de Medicamentos instituída pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. A promoção do URM foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde, por meio da Resolução número 338, de 6 de maio de 2004, como um dos itens da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

As sociedades têm que fazer com que seus pacientes recebam medicamentos apropriados para as suas necessidades clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por tempo adequado e ao menor custo. Assim, estará atendendo ao que a OMS preconiza como uso racional de medicamentos. O uso inadequado desses produtos gera consequências – algumas de severa importância – para a saúde dos indivíduos, em vez de atuar em favor de sua saúde.

OS FARMACÊUTICOS NO CENTRO DO URM - Para o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, a escolha do uso racional de medicamentos como tema do Prêmio Jayme Torres foi uma decisão acertada, porque os farmacêuticos estão no centro dos esforços para conter os avanços do uso abusivo.

“A ação em favor do uso racional envolve farmacêuticos de muitos segmentos, como a farmácia comunitária, farmácia hospitalar, alimentos, análises clínicas, indústria e outros. Todos os esforços devem ser empregados, com o objetivo de diminuir esse grave problema que tem sérias repercussões sanitárias e sociais”, posicionou-se o Presidente do CFF.

O Prêmio Jayme Torres, segundo Dr. Walter Jorge, está fazendo a sua parte, e será de muita valia a produção de artigos abordando o tema, porque amplia o debate, soma novas experiências e traz informações atualizadas sobre o tema. O dirigente do CFF ressaltou que o CFF incluiu o uso racional dos medicamentos no centro de suas atenções e tem se debruçado em estudar o assunto e divulgá-lo junto à população. Lembrou que o Conselho Federal integra o Comitê Nacional de Promoção do URM.

ESTÍMULO - Criado pelo CFF, no dia 27 de março de 2002, por meio da Resolução Normativa número 376/02, o Prêmio Jayme Torres tem por objetivo estimular a pesquisa científica e a produção intelectual entre farmacêuticos e estudantes de Farmácia, através de artigos versando sobre as diferentes atividades profissionais. Com a premiação, o Conselho identifica, reconhece e difunde experiências farmacêuticas que contribuem para a melhoria das condições de saúde da população.

Fonte: CFF
Autor: Pelo jornalista Aloísio Brandão, Assessor de Imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700