Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CRF/PR realiza jantar em comemoração ao Dia do Farmacêutico

Data: 01/02/2013

Mais de 700 pessoas estiveram presentes no jantar realizado, no dia 31 de janeiro, pelo Conselho Regional do Estado do Paraná (CRF/PR) em comemoração ao Dia do Farmacêutico. A solenidade, realizada em Curitiba, contou com a presença do Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto; do Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; do Presidente e do Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João e Valmir de Santi; e claro, dos Diretores do CRF/PR, Marisol Dominguez Muro, Dennis Armando Bertolini,Arnaldo Zubioli, Mirian Ramos Fiorentin.

Na ocasião, o Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, falou sobre o compromisso de investir na melhoria do atendimento à saúde e na valorização profissional dos servidores. Ele destacou o trabalho feito pelo CRF/PR e parabenizou, especialmente, a Presidente da entidade, Marisol Dominguez Muro, pela dedicação à causa da saúde, no Estado.

Neste ano o CRF/PR promoveu a terceira Comenda do Mérito Farmacêutico – Dr Júlio Petrich da Costa. A Comenda é a maior honraria concedida no setor farmacêutico para homenagear pessoas que colaboraram para o engrandecimento da profissão ou que contribuíram para o desenvolvimento da saúde no Estado do Paraná. Por sua contribuição e dedicação à classe farmacêutica, Walter Jorge João, Presidente do CFF, foi um dos homenageados.

Em seu discurso, Jorge João destacou a importância da profissão farmacêutica e parabenizou a todos os profissionais que estavam ali presentes. “Estou certo de que assim como nós, muitas outras profissões enfrentam desafios e nós precisamos de clareza e tempo necessário para suplantá-los. Aos poucos, mas de forma concreta, temos avançado. Hoje, mesmo, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações, a CBO, e o farmacêutico, é reconhecido pelo Ministério como profissional apto para atuar em oito diferentes ocupações. Parabéns aos farmacêuticos brasileiros, parabéns aos farmacêuticos do Paraná, parabéns Marisol Dominguez pelo trabalho desempenhado à frente do CRF e parabéns, Valmir de Santi, que muito bem representa o Paraná, no Plenário do Conselho Federal”, completou.

HOMENAGENS - Na ocasião, também foram homenageados entidades farmacêuticas, autoridades e representantes da classe farmacêutica que têm se destacado por seus relevantes trabalhos em favor da saúde da população e dedicação à profissão. Entre eles, a farmacêutica paranaense Marinei Campos Ricieri, vencedora do 11° Premio Jayme Torres, promovido pelo CFF, que, com o artigo “Impacto da atuação clínica do farmacêutico hospitalar no uso de antimicrobianos em uma unidade de terapia intensiva cardíaca pediátrica”, levou o Prêmio na Categoria Farmacêutico, no último dia 17 de janeiro, em Brasília. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a atuação do farmacêutico hospitalar nas atividades clínico-assistenciais em uma Unidade de Saúde.

Durante o evento, também foi realizada a entrega do V Prêmio Augusto Stelfelld, criado para incentivar a produção intelectual entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, sob a forma de artigos. Na Categoria Acadêmico, o prêmio foi para Caroline Mensor Folkini que se inscreveu com o trabalho “Fazendo a Diferença na Diferença: Abordagem Farmacêutica dos Transtornos do Espectro Autista (TEA)”. Na categoria profissional, o trabalho selecionado foi “Avaliação Farmacêutica da Prescrição Médica: Acões de Farmácia Clínica que Fazem a Diferença”, de autoria de Gílian Graziele Tomporoski.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa com informações do CRF/PR

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700