Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

No Ceará, Presidente do CFF recebe a Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo

Data: 15/01/2013

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, foi homenageado na noite do dia 08 de janeiro, com a Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo, a maior honraria concedida, no Ceará, a profissionais que se destacam por sua atuação pelo progresso da profissão farmacêutica.

A solenidade foi realizada, em Fortaleza, pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF/CE), no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a presença de autoridades e lideranças farmacêuticas cearenses. Entre os presentes estavam o Diretor Secretário-Geral do CFF, José Vílmore Silva Lopes Júnior; a Conselheira Federal pelo Ceará, Lúcia Sales; o Conselheiro Federal por Santa Catarina, Paulo Roberto Boff; o Conselheiro Federal pelo Espírito Santo, Gedayas Medeiros Pedro, e o Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE).

Walter Jorge João lembrou a luta que a categoria tem travado no Congresso Nacional pela aprovação de projetos de lei, como a redução da jornada de trabalho para não mais que 30 horas, o estabelecimento de um piso salarial em âmbito nacional e a inserção efetiva do farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS). Num discurso emocionado, o dirigente agradeceu a condecoração e destacou a estima que cada um deve ter por sua profissão: "O que me encanta é a felicidade que vejo estampada no rosto de vocês e me faz reiterar que a gente percebe que os colegas farmacêuticos tem o entusiasmo pela profissão. Por isso, me cabe pedir que não percam esse entusiasmo, pois isto significa que temos o sopro de Deus", ressaltou.

Walter Jorge também entregou a Medalha do Mérito Farmacêutico Oswaldo Rabelo à coordenadora do curso de Farmácia da UFC, Nirla Rodrigues Romero. Os farmacêuticos cearenses Vânia Cordeiro de Matos, Francisco Edson Pereira, Marta Maria de França Fonteles e Paulo Caracas Madruga receberam placas de homenagens pelos serviços prestados à saúde pública e à profissão.

Ainda durante a solenidade, o Presidente do CRF-CE, Victor Feitosa, lançou oficialmente o Janeiro Farmacêutico 2013, projeto desenvolvido, durante o mês, em alusão ao Dia do Farmacêutico - comemorado no próximo dia 20 - com diversas ações de responsabilidade social, formação e celebração à categoria em Fortaleza e no interior do Estado. "Este Regional está cada vez mais atuante e preparado para os desafios a serem enfrentados em 2013. Será por meio de um trabalho firme que alcançaremos a evolução da categoria", disse o dirigente ao fazer um balanço das atividades desenvolvidas pelo Conselho ao longo de 2012.

MEDALHA – Concedida anualmente, a Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo foi criada em 1977 com o objetivo de homenagear farmacêuticos que se tornaram destaque pelo seu trabalho em prol da profissão. Cearense do município de Pacoti, Oswaldo Rabelo foi um grande idealista que dignificou e engrandeceu a profissão farmacêutica no país, comandou a produção de medicamentos, dominou análises bromatológicas do leite, queijo, manteiga, bebidas alcoólicas e refrigerantes, massas, carnes, frutos, farinha de mandioca e outros. Foi diretor da faculdade e do curso de Farmácia da UFC e deixou inúmeros trabalhos para fins farmacêuticos. Faleceu em 1981 deixando um amplo legado para a classe farmacêutica.

Fonte: CRF-CE
Autor: Jackson de Moura - Assessoria de Comunicação/Conselho Regional de Farmácia do Ceará

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700