Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Cebrim/CFF publica segunda edição do Boletim Farmacoterapêutica

Data: 08/01/2013

 Nesta edição, entre outros destaques, informações sobre a “Cefaleia por uso excessivo de medicamento” e a “Diarreia associada com Clostridium difficile pode estar relacionada aos medicamentos contra acidez gástrica”. Clique aqui e acesse a íntegra do Boletim Farmacoterapêutica.

HISTÓRICO - A publicação de boletins sobre medicamentos é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para produzir e disseminar informações independentes sobre medicamentos. Neste sentido, desde 1996, o Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), órgão do Conselho Federal de Farmácia (CFF), produz e publica o Boletim Farmacoterapêutica.

Desde sua origem, o Farmacoterapêutica cumpre a função de informar a sociedade e, para tanto, aborda temas relacionados ao uso racional de medicamentos, incluindo artigos sobre políticas públicas, tratamentos de condições clínicas específicas, práticas farmacêuticas, farmacovigilância, entre outros. Em razão de desfalque no quadro de pessoal do Cebrim/CFF, o Boletim Farmacoterapêutica deixou de ser publicado em 2011.

Em 2012, o CFF aperfeiçoou o processo editorial do Boletim, criou o Conselho Editorial, introduziu o sistema de revisão externa por pares, ampliou o conteúdo, incluiu a seção “cartas do leitor” e deu ao informativo um enfoque mais prático e clínico. Considerando a opinião de muitos leitores, foram mantidas as seções de análise de novos fármacos (O que há de novo?), a divulgação dos alertas de farmacovigilância e as perguntas respondidas no Cebrim/CFF (Dia-a-dia).

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700