Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Eleições no CNS

Data: 13/12/2012

 Maria do Socorro de Souza, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é a primeira mulher e primeira representante do segmento de usuários a ser eleita como Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS). A eleição foi realizada na tarde desta quinta-feira (13.12), no Anexo I, do Palácio do Planalto. Pela manhã, foram empossados os representantes das entidades, para a gestão 2013-2015. Entre os farmacêuticos, tomaram posse o farmacêutico catarinense Ronald Ferreira, representando a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) – membro titular; e a farmacêutica goiana Lorena Baía, representado o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o alagoano Alexandre Correa, representando a Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar) – como membros suplentes. No segmento de gestores, o farmacêutico Dirceu Raposo foi indicado como representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As três entidades representadas por farmacêuticos já iniciaram um diálogo e pretendem construir uma agenda de trabalho comum aos desafios do CNS, entre eles:
- Combater o desperdício, a má gestão e a corrupção no SUS;
- Viabilizar a adequação da política de financiamento do SUS (Efetivação do Movimento Saúde +10);
- Fortalecer a gestão participativa e o controle social nas três esferas de Governo.

Ainda na tarde de quinta-feira, o CNS elegeu a mesa diretora, sendo que no segmento de trabalhadores, foram eleitos o farmacêutico Ronald Ferreira (Fenafar) e Nelci Ferreira, representante do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

Para o Presidente do CFF, Walter Jorge João, é de extrema importância ter representantes farmacêuticos no plenário do CNS. “Entre as atribuições do Conselho Nacional de Saúde está o acompanhamento, fiscalização e monitoramento das políticas públicas de saúde, além de ser o espaço permanente de debate entre representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. O farmacêutico tem que estar presente e atuante”, afirmou Jorge João.

 

Fonte: CFF com informações do CNS
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700